As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quarta-feira, novembro 23, 2011

Goiás

Bloco Ilê Aiyê chega a Cavalcante promovendo intercâmbio cultural com a Comunidade Kalunga

Dinalva Heloiza

A Semira, Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial em Goiás, estará realizando e apoiando atividades em comemoração ao Ano Internacional dos Afrosdescendentes – Promulgado pela Unesco em 2011, e também ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em  20 de Novembro.

O Bloco Ilê Aiyê é o mais antigo bloco afro do carnaval que acontece todos os anos na cidade de Salvador, Bahia, e tem como foco principal de suas atividades, promover maior conscientização em preservação a essa secular cultura, e mais, ampliar a valorização da mesma, através de sua riqueza sonora, visual  e exuberante, com destaque aos ritmos, a  pintura corporal, roupas coloridas, e as diversas alegorias que resgatam a história do negro no Brasil, e a cultura afro-brasileira, junto a sociedade nacional.

                                                Bloco Ilê Aiyê
                                                 Bloco Ilê Aiyê

O projeto, que é uma atividade apoiada pela Semira, promove entre o bloco Ilê Aiyê, o qual caracteriza o grupo Quilombola Urbano, uma troca de conhecimentos culturais com  a Comunidade Quilombola Rural do Engenho II.  Esse  intercambio cultural, visa valorizar e ampliar a rica cultura existente nessas comunidades, tendo como princípio, valorizar  a continuidade dessa tradição secular  às novas gerações.

                                          Comunidade Kalunga
                                          Comunidade Kalunga

A programação acontece em dois dias, e contará com a realização de oficinas, em 25/11. No dia 26, data do encerramento, haverá também apresentação de um show que terá como palco a  Praça da Bíblia, no centro do município de Cavalcante.

                                            Raimunda Montelo

O evento contará com a presença da superintendente da Igualdade Racial, Raimunda Montelo.


Fonte e Fotos: Ascom Semira-Go

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Governo de Goiás

São Paulo