As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quarta-feira, outubro 12, 2011

Goiás

Discurso do governador Marconi Perillo junto ao WTC Internacional


Em 12 de outubro de 2011

Saudações,

Sinto-me honrado com o convite para falar ao Word Trade Center de São Paulo, principalmente pelas homenagens que fazem hoje, às memórias de José de Alencar e Mário Covas. Toda qualidade de uma sociedade se baseia na história de seus homens e estes dois nomes nos moldaram como somos hoje, principalmente quanto aos seus valores morais e políticos. Tive a honra de conhecê-los e muito do que defendo como ideal humano e politico teve a influência de sua história.

Parabenizo a todos pelo nível dos debates propostos neste encontro tão importante. Sua atuação, como líderes, tem sido igualmente relevante. Diante disto espero dar aqui minha pequena contribuição para uma reflexão importante sobre o momento dos negócios e sua relação com os países e suas regiões.

Estive recentemente em três missões internacionais, sobre as quais cheguei a algumas conclusões importantes. Em visitas que fiz à Rússia, China e Europa pude concluir que há transformações profundas em curso nas relações econômicas e políticas da nova perspectiva global.

A primeira grande transformação está na migração da dinâmica de crescimento do planeta, que já não se sustenta mais na América do Norte ou na tradicional; economia Europeia. O perfil agressivo da nova indústria Chinesa, os mercados emergentes no hemisfério sul e o surgimento de novas forças produtivas na américa latina estão transformando o Brasil em uma das máquinas motoras do crescimento mundial.

Pude aprender também que há uma nova ordem industrial em curso, onde os projetos de produção e desenvolvimento terão de se adaptar a novos valores e modelos para não ficar apenas na tentativa frustrada de concorrer com os resultados da indústria chinesa.

E é este o grande salto que estamos dando no Brasil, principalmente em novas fronteiras de crescimento: O desenvolvimento sustentável, baseado em energia limpa e renovável, com privilégio para o desenvolvimento tecnológico a serviço da qualidade de vida. Estes são os nossos grandes trunfos na nova ordem mundial.

Eu, particularmente, represento politicamente um estado Brasileiro – Goiás, que tem mantido níveis de crescimento econômico semelhantes à China e muito acima da média nacional. Nos amparamos em uma nova cultura de desenvolvimento sustentável onde o estado se coloca como indutor da força produtiva que o setor privado representa.

Sei que acolherão aqui importantes lideres políticos e empresariais de São Paulo, Paraná, Brasília – que é parte do território de Goiás, e outros estados Brasileiros. Todos trarão relatos sobre o bom momento do desenvolvimento brasileiro e eu- particularmente, insisto muito no novo caminho para o desenvolvimento do Brasil, através da ocupação do espaço produtivo e da capacidade criativa dos estados centrais.

Não se trata apenas de um ou dois estados que lideram os índices de crescimento, mas de uma forma de solucionar demandas mundiais por abastecimento, energia renovável e tecnologia de ponta.

Goiás, localizado no centro estratégico do Brasil, tem sido o destino de projetos industriais importantes baseados em mercados brasileiros emergentes.

Somente o meu estado, junto com o Distrito Federal, representam um dos mercados consumidores mais agressivos do país, com estimativa de 10 milhões de consumidores até o final desta década.
Painéis importantes que terão neste encontro, como a preparação diante do desenvolvimento sustentável, as oportunidades de negócios no Brasil e principalmente os casos de sucesso em política social, nos deixam muito à vontade para trazer um testemunho consistente.

No estado de Goiás temos conseguido a realização de um grande ideal dos pensadores desenvolvimentistas, que é a realização do crescimento sem a perda da qualidade de vida. Por isto temos orgulho de convidar a todos para conhecer melhor as características e o momento do território central brasileiro, onde encontrarão oportunidades singulares em relação ao Brasil e ao Mundo.

Estamos investindo muito em infra-estrutura, com projetos em parceria nos setores de transporte, energia renovável e tecnologia. Temos crescido substancialmente na agroindústria com surpreendente capacidade exportadora.

Goiás é a nova fronteira do Etanol, o que tem atraído os grandes trustes do mercado internacional de combustíveis.

Não somente por possuir uma das maiores áreas agricultáveis do Planeta, a região central do Brasil tem contado com uma explosão na qualidade da mão de obra, onde a estrutura de ensino superior e cursos de qualificação cresceu quase 2 mil por cento nos últimos dez anos.

Vocês ouvirão em um dos painéis, hoje à tarde, sobre a experiência do Instituto Airton Senna, através da Viviane Senna. Pois o projeto de aceleração do aprendizado, que realizamos juntos com a Viviane em Goiás, chegou ao fim simplesmente porque cumpriu tudo que tinha de cumprir. Ou seja, os indicadores educacionais em Goiás atingiram um nível superior à demanda do projeto.

Quero, por fim, deixar uma reflexão importante sobre as oportunidades de negócios – o que também será tema para um painel específico hoje à tarde. Os grandes projetos que influenciaram a economia mundial sempre se destacaram pela qualidade de ser pioneiro e ousado.

O nascimento de uma nova ordem econômica mundial pode estar muito mais relacionado à adequação global sobre onde ainda é possível crescer e produzir. A crise que afeta a Europa e Estados Unidos vai deixar consequências definitivas. E uma delas será a mudança no eixo dos países que movimentam a economia.

Fiquem de olho no hemisfério sul. Percebam a nova américa latina e dentro dela o Brasil como principal força de renovação. Percebam, dentro do Brasil onde e quando as coisas estão acontecendo. Percebam o Centro Oeste Brasileiro porque lá está Goiás, para onde estamos convidando a todos para conhecer e trabalhar por soluções globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Governo de Goiás

São Paulo