As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Goiás

Semira promove entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, a diversas personalidades e instituições.


Dinalva Heloiza


A Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) realiza nesta sexta-feira (02/12), no Salão do Palácio das Esmeraldas, a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, dentro da programação das atividades em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, 2011 - declarado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, e em comemoração a Semana da Consciência Negra.

A Comenda Zumbi dos Palmares, foi criada pela lei estadual 16.239 de 18 de abril de 2008, e destina-se a agraciar pessoas físicas e jurídicas que se destacaram em ações contra a discriminação racial, sendo concedida anualmente em comemoração ao Dia da Consciência Negra, uma ação realizada pela Semira.

Serão agraciados com a Comenda Zumbi dos Palmares, várias personalidades e instituições, dentre eles, se encontram o governador Marconi Perillo, a Agecom – Agência Goiana de Comunicação, a Universidade Federal de Goiás, a Fundação Cultural Palmares e o Sebrae/GO.

À entrega da comenda, estarão presentes além do governador, Marconi Perillo, um dos homenageados, a Secretária de Estado, Gláucia Teodoro Reis, a Superintendente da Igualdade Racial, Raimunda Montelo, e a Superintendente Executiva da Semira, Flávia Cruvinel. O evento conta também com a presença de várias autoridades.



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está inserido esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. A Semana da Consciência Negra visa resgatar a memória da resistência negra à escravidão o que acontecia em todo o Brasil, com início a partir do primeiro desembarque de africanos em solo brasileiro, em 1594.

Dia Nacional do Samba

Finalizando as comemorações, ainda no dia 02/12, sexta-feira, acontece um cortejo em comemoração ao Dia Nacional do Samba, com o evento “O Samba pede passagem”, o que vai reunir grupos de samba, capoeira e congadas de Goiânia numa concentração que se inicia na Praça Cívica, em direção ao Grande Hotel, localizado na Rua 3, esquina com a avenida Goiás, centro da capital. Neste local acontecem todas as sextas feiras, o tradicional chorinho, que faz parte da apreciada programação de sexta à noite, por todos os goianienses.

Esse encontro com certeza estará reservando boas surpresas aos presentes, além do aguardado chorinho, os diversos grupos de samba e ritmos afrodescendentes brasileiros em Goiás, estarão se apresentando a uma fiel plateia, onde todas as semanas ocupa o encontro das avenidas Goiás e Rua 3, acompanhando as maravilhosas apresentações musicais que ali ocorrem, o que poderia a partir de agora, serem acrescentadas a maravilhosa presença desses chorões, esses valorosos sambistas goianos.

Atualmente duas cidades costumam comemorar anualmente o Dia do Samba, Salvador e Rio de Janeiro. E neste ano, a cidade de Goiânia, numa ação conjunta do Governo Estadual e Semira, promovem esse encontro resgatando a memória do samba junto à sociedade goianienses, apreciadora incondicionais dos bons ritmos e da bela música brasileira.

Agenda Goiânia:
Data: 02 de dezembro
9h: Entrega da Comenda Zumbi dos Palmares
Local: Palácio das Esmeraldas – Praça Cívica – Goiânia/GO

18h: O Samba Pede Passagem - Cortejo do Dia Nacional do Samba, com a participação dos grupos de samba, capoeira e congadas de Goiânia.
Local: Concentração na Praça Cívica (às 16h) até o Grande Hotel (Rua 3, com Av. Goiás, Setor Central) Goiânia/GO

Fonte: Ascom Semira - Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens