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segunda-feira, janeiro 16, 2012

Goiás- Interior

Dinalva Heloiza

Rio Verde ganha monitoramento eletrônico em março





O município de Rio Verde, localizada no sudoeste goiano, contará a partir de março com um sistema de monitoramento eletrônico. Ao todo são quarenta câmeras, doadas pela prefeitura à Polícia Militar, que serão instaladas nos trevos e nas principais áreas comerciais e residenciais da cidade, e mais, nas imediações de escolas e faculdades.

Toda a movimentação será acompanhada em tempo real, através do Centro de Operações Policiais (Copom), em uma sala onde estarão os observadores da Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito da cidade e Corpo de Bombeiros. Tudo será gravado e ficará arquivado por até 30 dias.


O atendimento telefônico, via 190, que também passa a ser gravado a partir desta semana, contará a partir de agora com três novos computadores, somados aos dois já existentes, os equipamentos vão facilitar o trabalho na Central e garantir um melhor atendimento à população. Os novos computadores também foram doados pela prefeitura.


Incentivo


Além de contribuir com a segurança da cidade, o sistema de monitoramento eletrônico e gravação das chamadas para o 190, irá permitir a premiação de policiais que se destacam no atendimento. 



O assunto foi tratado durante uma reunião realizada hoje pela manhã, na sede do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar), e que foi conduzida pelo Comandante do Batalhão, tenente-coronel Wilmar Rubens Alves Rodrigues, que contou também com a presença de todo o efetivo do Copom.

Na oportunidade ficou definido ainda que as gravações serão avaliadas por uma comissão, ainda não constituída, a qual irá apontar o policial que mais se destacou no atendimento. Ele será recompensado com folgas e elogios na ficha funcional, ítem importante para a conquista de uma medalha ou promoção. 



Ao todo, o Copom de Rio Verde conta com dezesseis atendentes, que se revezam em turnos e trabalham em regime de escala.

Trotes

Segundo o Comandante do 2º BPM, tenente-coronel Wilmar Rubens Alves Rodrigues, o Copom de Rio Verde recebe, em média, 600 ligações diárias, das quais 70% não geram ocorrência. Ainda assim, significam atendimento. “Sempre que as pessoas têm uma dificuldade, grande ou pequena, o primeiro telefone que lhes vêem à cabeça é o 190. Muitas ligações são resolvidas com informação, sobre o que fazer, quem procurar, aonde ir… Somos uma referência”, diz.

A satisfação em atender só desaparece quando a ligação é um trote. Aproximadamente 30% das ligações são para informar sobre falsas ocorrências ou ofender os policiais. Com as gravações, vai ficar mais fácil identificar os autores e tentar convencê-los a desistir da prática.


O comandante diz que a ideia é visitar os autores e convidá-los para conhecer o Copom, para que vejam de perto a importância do trabalho feito no local e entendam o quanto um trote pode ser prejudicial. “Queremos ainda deixar bem claro que a polícia tem a competência para desvendar essas arbitrariedades”, acrescenta.

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