As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Goiás

Dinalva Heloiza

Governador Marconi Perillo, reabre Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco e anuncia ações em preservação ambiental



 Desde 2010, quando um incêndio destruiu a reserva da mata, localizada no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco que esta se encontrava fechado. Hoje 16/01  o Parque foi reaberto  pelo Governador Marconi Perillo e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Leonardo Vilela. 



A solenidade de abertura foi condecorada com a assinatura de convênios pelo governador Marconi, com o objetivo de melhorar  as áreas de meio ambiente e recursos hídricos. O governo anunciou na oportunidade investimentos de mais de R$ 68 milhões que serão canalizados às Unidades de Conservação do Estado.

Marconi ressaltou também a importância da preservação do meio ambiente: “Somos um governo que se guia pela responsabilidade ambiental, tendo por foco o desenvolvimento sustentável que visa compatibilizar o crescimento econômico ajustado à proteção da natureza”.


O parque, que detém uma área de 2.131 hectares, tem entre suas prioridades a conservação da biodiversidade e a proteção dos mananciais hídricos destinados ao abastecimento público, o que garante a manutenção dos processos ecológicos locais. À conservação do Parque totaliza investimentos em mais de quatro milhões de reais., localizado na BR-060, Km 128, próximo a Goianápolis onde abriga aproximadamente 600 espécies de animais e 485 espécies de plantas.


Durante o evento o governador autorizou ainda a criação de um grupo de trabalho que terá a responsabilidade de viabilizar estudos dirigidos a criação do Parque do Meia Ponte, em Goiânia. 



A unidade de conservação focará três objetivos: garantir a captação de água da Saneago; recuperar a qualidade das águas do rio, e garantir maior qualidade de vida a todos os moradores da Grande Goiânia. Aproximadamente, 2 milhões de goianos em 39 municípios receberão benefícios econômicos e sociais com o Plano para a Conservação e Aproveitamento do Potencial Hídrico da Bacia Hidrográfica do Meia Ponte.

O governador assinou ainda decretos primordiais para o meio ambiente goiano. “Aqui também é o marco para a implantação de três novos espaços ecológicos fundamentais para nosso Estado: os Parques do João Leite, já anunciado o ano passado; do Descoberto, no município de Águas Lindas; e o de Serra de Jaraguá”. 



O Parque Estadual do Descoberto conta com uma área em torno de 1.900 hectares, localizado no município de Águas Lindas de Goiás, entorno do Distrito Federal, e o de Serra de Jaraguá com mais de 2.800 hectares. 


O governador oficializou a criação do Parque João Leite, que visa a proteção do reservatório de água que abastecerá Goiânia, onde  será implantado um programa de reflorestamento de acordo com os objetivos do Programa Compensar Ambiental, que consiste em ações de compensação das emissões de gás carbônico oriundas das atividades administrativas do Governo.

Outras medidas anunciadas por Marconi Perillo foram o início do Programa de Saneamento Rural, que busca atender 100 mil propriedades rurais, com verbas na ordem de R$ 25 milhões; o Goiás Irriga Sustentável, que pretende regularizar o uso da água no setor de irrigação, e a implantação de uma Unidade de Conservação em Itajá, primeira na região Sudoeste, em uma das poucas áreas que ainda possuem Mata Atlântica em Goiás.


Outras ações destacadas pelo governador são os processos de implementação do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, que começa com a posse das Diretorias Provisórias dos comitês de bacia hidrográfica dos afluentes goianos do Baixo Paranaíba e rios Corumbá e Veríssimo, e o trecho goiano da bacia do Rio São Marcos.


Participaram da solenidade o Procurador Geral de Justiça em Exercício, Rodolfo Lima; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Promotor de Justiça Jalles Guedes; vereador por Goiânia, Virmondes Cruvinel; Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio de Lima; Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Edson Costa; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Helbingen Junior; e o Presidente do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Wolmer Arraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Governo de Goiás

São Paulo