As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Goiânia


Goiânia sedia última regional de Meio Ambiente

A etapa preparatória para a Conferência Estadual, que acontece em março, termina com a Regional Metropolitana, em Goiânia





Goiânia encerra no dia 9 de fevereiro (quinta-feira) a fase preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que vai acontecer entre 1 e 3 de março deste ano. O município vai sediar a última Conferência Regional, com participação de representantes dos 20 municípios que compõem a região metropolitana. Os participantes vão ter o dia todo para discutir os temas propostos. O evento, realizado pela Semarh, vai acontecer das 8 às 18 horas no auditório da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), que fica na Casa da Indústria, na Avenida Araguaia, Centro.

De outubro do ano passado até agora, a Secretaria realizou onze etapas regionais em diferentes locais do Estado. Trata-se de momento oportuno para debater sobre a temática de acordo com o contexto local e eleger os delegados e suplentes à Conferência Estadual. Até o momento, cerca de 100 representantes dos diversos setores da sociedade – empresarial, civil, poder público, agrícola e organizações não governamentais (ONG´s) – já foram eleitos para integrar o grupo de discussão na etapa Estadual. Em Goiânia, devem ser escolhidos mais dez.

O tema das conferências é Cerrado Rio+20: Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza, o mesmo a ser deliberado em março, com a participação de todo o Estado. Este tema maior foi subdividido em cinco plataformas: 1 - Agroextrativismo: Coleta e Aproveitamento da Biodiversidade Nativa Combinada com a Produção Agrícola e Pecuária; 2 - Política Estadual de Resíduos Sólidos: Estudos de Regionalização da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos; 3 - PSA – Pagamento por Serviços Ambientais: Processo de Valorização da Vegetação Nativa. Remuneração pela Conservação do Meio Ambiente; 4 – Unidade de Conservação e ICMS Ecológico: Mais Repasse para Municípios que Preservam; 5 – Comitês de Bacias Hidrográficas e Participação Democrática.

Goiás se antecipa ao resto do País, sendo o primeiro estado a refletir sobre os temas que serão discutidos na Rio+20, evento que vai reunir os chefes de estado no Rio de Janeiro, em junho. A proposta da Semarh, com a iniciativa, é ampliar a participação da sociedade e adquirir o máximo de elementos para formular a Política Estadual de Meio Ambiente, assim como fortalecer os sistemas nacional, estadual e municipal de Meio Ambiente.

Repercussão

As conferências regionais estão repercutindo até fora do Estado. Durante o II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, em Porto Alegre (RS), o fundador do Fórum Social Mundial, Odede Grajel, elogiou Goiás pelos debates sobre a Rio+20 e sobre o programa Cidade Sustentável. A superintendente executiva da Semarh, Jacqueline Vieira, esteve no evento representando o Estado e presenciou o momento. Ela enfatiza que, até então, Goiás tem sido o único a expandir e fortalecer a discussão. “Nota-se a mobilização e empenho de diversos setores”, diz.

Nos três anos em que foi feita a conferência estadual, este é o primeiro a adotar a realização de etapas locais antes. A novidade tem se mostrado eficaz. Jacqueline avalia que, além do enriquecimento do conteúdo discutido, as conferências têm movimentado os representantes municipais em torno da etapa Estadual. “Eles estão preparados, por dentro dos problemas locais e vão poder expor isso em março”, complementa.

Cidades que vão participar da Regional de Goiânia:

Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
  
Informações: Galtiery Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo