As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, março 23, 2012

Rio + 20


Cariocas  vão às ruas, neste domingo, mobilizando  apoio  da  sociedade à Conferencia  Rio + 20

Dinalva Heloiza

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento  Sustentável,  que  ocorre de 20 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, terá uma primeira mobilização da sociedade civil, por intermédio da marcha, batizada de "Caravana dos Povos" que acontecerá neste domingo, 25 de março, com saída do metrô Cantagalo e chegada no Arpoador, em Ipanema.


Este é o primeiro ato de rua que promete mobilizar a sociedade para os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, agendado para este domingo, no Rio de Janeiro.

É a "Caravana dos Povos – A Cúpula Começa a Caminhar", uma marcha organizada pela sociedade civil brasileira.

Soluções Alternativas

Ao som de bandas de maracatu e carimbó, os participantes terão atividades como trocas solidárias, limpeza urbana e oficinas, para divulgar os temas da Conferência oficial da ONU e soluções alternativas.

O ato faz referência à Cúpula dos Povos, principal espaço de discussão organizado pela sociedade civil para os temas da Rio+20.

Em entrevista à Rádio ONU, um dos organizadores, Marcelo Durão, alertou que o debate da Conferência oficial não deve ficar restrito aos meios corporativos e governamentais.

"Tem-se construído muito mais soluções a partir do mercado, a partir de propostas de grandes corporações, com reestruturação do capital nacional e internacional, do que realmente das propostas dos povos, da sociedade", afirmou Durão, representante da Via Campesina e do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20.

Mata Atlântica

Já Mariana Matos de Santana, da Rede de ONG’s da Mata Atlântica, explica o maior objetivo dos eventos paralelos à Rio+20.

"A mobilização que estamos fazendo para a sociedade civil é para que a gente saiba o que está acontecendo na Conferência oficial, mas também, além dos temas que a ONU vem trazendo como erradicação da pobreza e a economia verde, queremos fazer o contraponto da sociedade civil".

A concentração da Caravana dos Povos será às 14h na estação do metrô Cantagalo e vai até o Arpoador, em Ipanema.

Qualquer pessoa ou organização social pode participar, inclusive com atividades e oficinas. Quem estiver interessado deve entrar em contato com os membros do Comitê Facilitador pelo e-mail gtrio@rio2012.org.br

Fonte: Felipe Sistón, do Rio de Janeiro, para a Rádio ONU e *Apresentação: Mônica Villela Grayley com reportagem do UNIC-Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens