As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, abril 26, 2012

Brasil Turismo

Turismo Rural

O turismo rural ainda é um segmento em expansão no Brasil. Esse tipo de atividade é muito conhecido nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 1950. No entanto, apenas nos anos 80 ela se tornou uma atividade econômica no Brasil.

O turismo rural teve início quando propriedades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que enfrentavam dificuldades financeiras, decidiram diversificar as atividades e passaram a receber turistas. Desde então, esse segmento vem crescendo gradativamente no Brasil, incentivado pela diversidade cultural das regiões.

                                         Plinio Bordin/Embratur 
Sítios e fazendas atraem, a cada ano, mais turistas ao Brasil

No Amazonas, é possível vivenciar o turismo rural na selva. Já o Estado de Goiás se destaca pelas cachoeiras, lagos e águas quentes. Em Minas Gerais, os atrativos são o queijo, a cachaça e a boa prosa. O Mato Grosso do Sul permite a cavalgada na maior área inundável do planeta, enquanto o Espírito Santo é o berço do agroturismo. No Sul do Brasil, destacam-se tradições e costumes europeus, trazidos pelos colonos daquele continente.

Segundo uma pesquisa da Embratur realizada em 2007, cerca de 20% dos estrangeiros vem ao país estão interessados na natureza, ecoturismo e aventura. Para o turista rural, são desenvolvidas atividades como pesca, esportes de aventura, caminhadas, visitação a fazendas e casas de cultura, e atividades recreativas no meio rural.

O Ministério do Turismo pretende, por meio do turismo rural, resgatar e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade. Esse segmento também traz benefícios para a população local, como a melhoria de condições de vida das famílias, novas oportunidades de trabalho e a diminuição do êxodo rural.
Fonte: MinTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens