As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sábado, maio 30, 2015

Parques nacionais brasileiros batem recorde de visitação em 2014

 Turismo sustentável - Dinalva Heloiza

Em janeiro, uma resolução das Nações Unidas reconheceu o turismo sustentável como ferramenta para viabilizar economicamente a proteção de unidades de conservação, bem como ao desenvolvimento local, o que permite ainda, um foco maior ao estabelecimento de políticas públicas em desenvolvimento humano.

A resolução da ONU prova a relevância do turismo e pede ações específicas, além de ajudar governos a priorizar atividades que tornem o turismo uma das forças econômicas mais fortes na geração de princípios éticos, à exemplo de uma economia verde.

Mas isso necessita ser efetivamente planejado, ao mesmo tempo em que sejam eliminados os impactos do turismo nos recursos naturais. Eficiência é algo com o qual estamos preocupados”, avalia Dirk Glaesser, diretor do programa de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil por suas dimensões territoriais, e inúmeras belezas naturais é indiscutivelmente o país com o maior potencial em turismo natural do mundo, segundo o estudo, o país registrou em 2014, um número recorde de turistas brasileiros e estrangeiros em seus Parques Nacionais.

                                                       Parque Nacional da Floresta da Tijuca
                               
O estudo indica que somente o Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu um total de 3,1 milhões de visitantes, um número que cresce continuamente desde 2011. Da mesma forma, o Parque do Iguaçu (PR), famoso pelas Cataratas, também alcançou um número inédito: mais de 1,5 milhão de pessoas, visitaram o Parque em 2014.

                                                       Parque Nacional do Iguaçú


Segundo, Vinicius Lages do Ministério do Turismo, um projeto em parceria com o ICMBio - Instituto Chico Mendes, viabiliza recursos para investimentos em infraestrutura dos Parques Nacionais.

E ainda hoje, questões como infraestrutura são a grande lacuna do turismo natural em quase todo o Brasil.  O potencial deste crescimento é enorme. As belezas naturais podem atrair um número cada vez maior de visitantes.

Segundo dados do ICMBio, a visitação dos parques nacionais passou de 1,9 milhão em 2006, para seis milhões em 2013. Os números de 2014 ainda não foram fechados pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela administração dos parques.

Em cenário norte- americano, os Estados Unidos registraram mais de 282 milhões de pessoas nos 401 sítios administrados pelo National Park Service, órgão federal responsável pelos parques americanos. Eles geraram US$ 30 bilhões de receita e 252 mil empregos com este alto fluxo de visitação.

O Turismo de Natureza, é indiscutivelmente uma das maiores tendências mundial do setor, segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento flutua entre 15% à 25% ao ano.

Com esse volume em demanda, é imperativo uma maior preparação do país. Segundo Lages, o Ministério do Turismo considera essencial uma melhor estruturação dos parques, o o que possibilita o aumento das visitações, ele afirma ser essa uma prioridade estratégica do Plano Nacional do Turismo (PNT).

Um grande exemplo de como os investimento impulsionam a visitação, é visível nos dados relativos ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O recorde de público aconteceu em 2014, quando 39 mil turistas visitaram o Parque, quase 10 mil a mais em comparação à 2013. O resultado segundo Carla Guaitanele, chefe da unidade, se deve a dois fatores: deixou de ser obrigatória a presença de guias acompanhando os turistas e foi concluída uma obra de asfaltamento da rodovia que leva à Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso (GO), a porta de entrada para a Chapada.

                                            Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Outro exemplo de parque que registrou recorde de visitação é o de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Com localização privilegiada, próximo a grandes centros emissores de turistas, como São Paulo e Rio de Janeiro, e com fácil acesso por meio de rodovias, o Parque Nacional de Itatiaia recebeu 118 mil turistas em 2014.

Parque Nacional do Itatiaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens