As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, dezembro 24, 2015

A ONU - Organização das Nações Unidas, através da OMT - Organização Mundial do Turismo, adota o ano de 2017, como o Ano Internacional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

Dinalva Heloiza


A Organização das Nações Unidas (ONU) em Assembléia Geral aprovou no dia 4 de Dezembro a adoção de 2017 como o Ano Internacional de Desenvolvimento ao Turismo Sustentável. A resolução, reconhece "a importância do turismo internacional, e em particular a designação de um ano internacional de desenvolvimento sustentável ao setor, onde os aspectos mais importantes desta adoção, visa estimular a melhor compreensão entre os povos de todos os lugares, conduzindo a uma consciência da rica herança das várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes das diferentes culturas, contribuindo assim ao fortalecimento da paz em todo o mundo ".

                                             Secretário Geral da OMT - Taleb Rifai


"A declaração adotada pela ONU de 2017 como o Ano Internacional de Desenvolvimento ao Turismo Sustentável é uma oportunidade única para fazer avançar a contribuição do setor do turismo junto aos três principais pilares da sustentabilidade - a questão econômica, social e ambiental, e ainda, aumentar a consciência das verdadeiras dimensões de um setor que é muitas vezes subestimado ", disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

"Como principal agência das Nações Unidas voltada a esta iniciativa, Taleb Rifai, explica estar ansioso junto a OMT, para prosseguir com a organização na implementação do Ano Internacional, em colaboração com os governos, as organizações pertinentes do sistema das Nações Unidas, outras organizações internacionais e regionais e de todas as partes interessadas ", declarou.

Esta decisão segue-se ao reconhecimento pelos líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), onde "o turismo bem concebido e bem gerido" pode contribuir junto as três principais dimensões do desenvolvimento sustentável, com maior criação de emprego e ampliação do comércio internacional do setor.

A decisão de adotar 2017 como o Ano Internacional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, surge em um momento particularmente importante da comunidade internacional, onde esta abraça a nova Agenda de 2030, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovado pela Assembléia Geral da ONU em setembro passado.

O turismo está incluído com três alvos junto aos ODS -  São eles:

OBJ 8: Promover de forma sustentada, o crescimento econômico inclusivo e sustentável, gerar emprego pleno e produtivo e promover o trabalho digno para todos;

OBJ 12: Estabelecer o Consumo e Produção Sustentáveis ​​e

OBJ 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos , mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens