As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, maio 19, 2017

Em 21 de Maio de 2017, celebramos o “Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento”, proclamado pela UNESCO na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, um reconhecimento à necessidade de potencializar a cultura como meio de alcançar prosperidade, o desenvolvimento sustentável, e a coexistência pacífica global

Dinalva Heloiza

Realizada anualmente em 21 de Maio, a Jornada Mundial pela Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebra não só a riqueza das culturas mundiais, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável. A Assembleia Geral das Nações Unidas, declarou pela primeira vez este Dia Mundial em 2002, após a aprovação pela UNESCO da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001 , reconhecendo a necessidade de "potencializar a cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica global".


Com adoção em setembro de 2015, a Agenda 2030 ou Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e a Resolução A/C.2/70/L.59, sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2015 , faz com que a mensagem dirigida ao Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, seja mais importante do que nunca.



Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendem à  ser melhor alcançados, aproveitando o potencial criativo das diversas culturas em todo mundo e mantendo um diálogo contínuo para assegurar que todos os membros da sociedade, se beneficiem do desenvolvimento sustentável.



O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, é uma excelente ocasião para promover a cultura e destacar a importância da sua diversidade como agente de inclusão e mudança positiva. Representa uma oportunidade para celebrar as múltiplas formas culturais, desde as tangíveis e intangíveis até às indústrias criativas, à diversidade das expressões culturais, e refletir sobre como estas contribuem para o diálogo, a compreensão mútua e os vetores sociais, ambientais e econômicos da sustentabilidade do desenvolvimento.

Neste cenário, todos estão convidados a participar e promover os valores da diversidade cultural, do diálogo e do desenvolvimento em todo o mundo.

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.


Mensagem de Miss Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado em 21 de maio de 2017.

"Assim como a diversidade natural é vital para sustentar os ecossistemas, a diversidade cultural é a essência de sociedades vibrantes. A diversidade cultural fornece ideias e perspectivas novas que enriquecem a nossa vida de inúmeras formas, o que nos permite crescer e prosperar juntos. Uma sala de aula culturalmente diversa é não apenas mais inclusiva, mas também estimula a aprendizagem e os resultados dos estudantes. Um local de trabalho culturalmente diverso é não apenas mais inovador, mas também mais produtivo e economicamente rentável."

"Hoje é uma oportunidade para todos nós celebrarmos os enormes benefícios da diversidade cultural, incluindo o rico patrimônio imaterial da humanidade, assim como, de reafirmar o nosso compromisso para a construção de um mundo mais pacífico, fundamentado nos valores da compreensão mútua e do diálogo intercultural."

"Com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a comunidade internacional reconheceu o papel essencial da cultura como um motor das mudanças e do desenvolvimento. Será impossível alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sem tomar como base a força e o potencial criativo das diversas culturas humanas, sem se envolver no diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento."

"Mesmo quando celebramos nesta data, a diversidade cultural, devemos nos lembrar de que, a cada dia, a diversidade cultural está mais ameaçada. Em todo o mundo, extremistas violentos têm transformado minorias culturais em alvo e destruído o nosso patrimônio compartilhado, com o objetivo de enfraquecer os vínculos essenciais entre as pessoas e sua história. Em outro âmbito, o desenvolvimento urbano sem controle ameaça padronizar nossas cidades, reduzindo sua diversidade e sua identidade social."

"Martin Luther King Jr. uma vez disse: “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares. Nós estamos presos em uma rede inescapável de relações mútuas, amarrados a um único tecido do destino”. Nesse espírito, eu acredito que precisamos de um novo humanismo para o século XXI, para renovar as aspirações fundamentais à justiça, à compreensão mútua e à dignidade, para guiar todas as mulheres e todos os homens."

"Tomando como base os direitos humanos, a UNESCO acredita que as nossas diferenças e a nossa diversidade nos tornam mais fortes, e que o respeito à diversidade cultural é essencial para estimular o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a paz. Enquanto trabalhamos juntos para tornar a Agenda 2030 uma realidade – e para combater as ameaças à nossa diversidade cultural –, sejamos guiados pelo espírito deste dia, com o conhecimento de que, ao abraçar a nossa diversidade cultural, poderemos costurar um “tecido do destino” mais brilhante para todos."


Declaração Universal da Diversidade Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens