As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, setembro 07, 2017

UNESCO e CIPSH promovem uma das mais importantes conferências deste século, a Conferência Mundial de Humanidades - Desafios e Responsabilidades em um Planeta em Transição - e acontece em Liège, Bélgica entre 6 a 12 de agosto de 2017.

Dinalva Heloiza de Oliveira

A cidade de Liège, na Bélgica, reconhecida pelo seu rico patrimônio imaterial, recebe uma das mais importantes Conferências deste século, a Conferência Mundial de Humanidades - Desafios e Responsabilidades em um Planeta em Transição - e acontece entre 6 a 12 de agosto de 2017.


                                               


A Conferência, promovida pela UNESCO e pelo CIPSH - Conselho Internacional para a Filosofia e Ciências Humanas, vem desde 2016, convidando formalmente todos os especialistas e redes de pesquisa no mundo a tomarem parte na preparação da conferência através da apresentação de propostas de papéis e sessões, organizando reuniões entre redes de pesquisadores, reunindo jovens investigadores e estudantes no processo de preparação a conferencia, incentivando a organização de eventos preparatórios ou envolvendo setores não acadêmicos, engajados nos debates da conferência.

Neste cenário as preparatórias ocorreram em vários estados brasileiros, em Minas Gerais, elas aconteceram na UFMG - Universidade de Minas Gerais, em outubro de 2016.

Em Goiás, as preparatórias foram promovidas pela SEDUCE/Go, através da primeira edição da Olimpíada de Humanidades - Festival de Humanidades, com seleção endereçada às escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Educação localizadas no território da APA - Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que contempla os municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João d’Aliança e Teresina de Goiás.

Como resultado desta preparatória, seis alunos de Ensino Médio da região Noroeste de Goiás foram selecionados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) para participarem da Conferência Mundial de Humanidades, os estudantes estarão representando municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto.

O grupo selecionado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IpeArtes), da Seduce, visa marcar  o início da construção de uma rede de solidariedade pedagógica no território da APA Pouso Alto.

Conferência Mundial de Humanidades


A conferência global será precedida por uma série de conferências e outros eventos acadêmicos, envolvendo todos os continentes da Terra, o evento conta com a participação de cientistas de todos os campos das ciências humanas, das ciências naturais, ciências sociais e formais, e está aberta a todas as contribuições.

Os objetivos e desafios enfrentados pelas ciências humanas, em momento atual, são particularmente complexos e difíceis, e o objetivo principal da Conferência, é fortalecer a organização das ciências humanas, incluindo dimensões interdisciplinares e transdisciplinares, tendo em envolvimento todas as ciências, com abordagens que contribuam ao debate epistemológico e a convergência de abordagens mais amplas as bases científicas e culturais, preenchendo lacunas entranhadas nas áreas do conhecimento e da investigação, da educação e das políticas locais. Um dos principais pontos fortes das sociedades humanas reside na sua diversidade e humanidade, e são particularmente bem posicionadas, em promover a sua complementaridade.

O que estimula estas áreas a resgatarem uma nova compreensão que envolve a realidade, tendo em articulação elementos que transitam entre, além e através das ciências humanas, onde a comunidade acadêmica internacional, certamente encontrará uma compreensão ampla, profunda e ética, às necessárias soluções mediante a complexidade do mundo real, e as que mais demandam soluções, as quais estão relacionadas à educação, a cultura, ao social e ao ambiente global, envolvendo o desenvolvimento humano e sustentável, das humanidades.

 Até a Segunda Guerra Mundial, as Ciências Humanas se encontravam no centro do debate público e da arena política, mas nos últimos anos houve um grande retrocesso, seus objetivos desapareceram ou mesmo, foram desviados.

A Declaração de Budapeste, datada de 1999, demonstrou uma sensibilidade considerável quanto à dimensão ética da ciência e da tecnologia, ao relatar que a ciência deve ser entendida como um bem comum da humanidade e suas aplicações devem servir a propósitos humanitários, mas, colocar essas ideias em prática, é sem dúvida um grande desafio.

A Declaração enfatiza também, ter acesso contínuo à educação, desde a infância, é um direito humano, e que a educação científica é essencial ao desenvolvimento humano.

Um dos papéis fundamentais das ciências humanas é precisamente reforçar essa visão prospectiva de um ponto de vista racional, enquanto interage continuamente com todas as outras áreas do conhecimento e a gestão da governança.  

A CMH - Conferência Mundial de Humanidades apresentará seis principais temáticas, são elas:
  • ·    Humanidade e Meio Ambiente.
  • ·   Identidades Culturais, Diversidades Culturais e Relações Interculturas: Uma Humanidade          Multicultural Global.
  • ·   Fronteiras e Migrações. 
  • ·  Herança. 
  • ·  História, Memória e Política.
  • ·  Humanidades em um Mundo em Transição. O que muda o Mundo e no Mundo? O que altera    as Humanidades e as Ciências Humanas?

Acesse aqui o site da Conferência: http://www.humanities2017.org/en

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens