As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, setembro 08, 2017

Em celebração ao Dia Internacional de Alfabetização, que acontece hoje, 8 de Setembro, a UNESCO, realiza a Conferência Internacional sobre "Alfabetização em um Mundo Digital" e a Cerimônia de Premiação do Prêmio Internacional de Alfabetização da UNESCO, em 2017.

 Dinalva Heloiza



Mensagem de Miss Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, sobre o dia
  
Este ano, o Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro) será celebrado em todo o mundo sob o tema "Alfabetização em um mundo digital". nesta data será realizada uma Conferencia Global, organizado na sede da UNESCO em Paris, com o objetivo de analisar o tipo de habilidades de alfabetização que as pessoas precisam para navegar em sociedades cada vez mais mediadas digitalmente e explorar políticas e programas efetivos de alfabetização que possam influenciar as oportunidades que o mundo digital oferece.

A cerimônia do Prêmio Internacional de Alfabetização da UNESCO em  2017, também terá lugar ao  reconhecimento e premiação das excelentes práticas de alfabetização que ocorrem de todo o mundo em relação ao tema deste ano e alinhados com o Objetivo Chave da Educação, no Desenvolvimento Sustentável, o Objetivo 4 da Agenda 2030.

Com uma velocidade recorde, as tecnologias digitais estão mudando fundamentalmente a forma como as pessoas vivem, trabalham, aprendem e se socializam em todos os lugares. Eles estão dando novas possibilidades às pessoas para melhorar todas as áreas de suas vidas, incluindo o acesso à informação; Gestão do conhecimento; networking; serviços sociais; produção industrial e modo de trabalho. No entanto, aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais e ao conhecimento, habilidades e competências necessárias para navegar, podem acabar marginalizados em sociedades cada vez mais controladas digitalmente. A alfabetização é uma habilidade essencial.

Assim como o conhecimento, habilidades e competências evoluem no mundo digital, o mesmo significa ser alfabetizado. Para fechar a lacuna de habilidades em alfabetização e reduzir as desigualdades, o Dia Internacional da Alfabetização deste ano irá destacar os desafios e as oportunidades na promoção da alfabetização no mundo digital, um mundo onde, apesar do progresso, pelo menos 750 milhões de adultos e 264 milhões de pessoas fora de serviço, As crianças da escola ainda não possuem habilidades básicas de alfabetização.

O Dia Internacional da Alfabetização é celebrado anualmente em todo o mundo e reúne governos, organizações multilaterais e bilaterais, ONGs, setores privados, comunidades, professores, aprendizes e especialistas no campo. É uma ocasião para marcar realizações e refletir sobre formas de combater os desafios remanescentes para a promoção da alfabetização como parte integrante da aprendizagem ao longo da vida dentro e além da Agenda de Educação de 2030. 

                                    




Evento global da UNESCO

A Conferência Internacional sobre "Alfabetização em um Mundo Digital" e a Cerimônia de Premiação do Prêmio Internacional de Alfabetização da UNESCO terão lugar, nesse dia, na sede da UNESCO, em Paris, França. 

O evento, reunirá participantes de todas as regiões do mundo que atuam no campo da educação, da formulação de políticas, da alfabetização e da tecnologia digital. 

São os seguintes os objetivos da conferência internacional:

  • Aprofundar a compreensão do tipo de habilidades de alfabetização as pessoas necessitam para navegar em um mundo digital e o que isso significa para o ensino e a aprendizagem da alfabetização;
  • Compartilhar e analisar práticas promissoras em relação a políticas, programas, monitoramento e avaliação, bem como financiamento que avança na alfabetização em um mundo digital;
  • Para explorar como as tecnologias digitais podem apoiar o progresso no sentido do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  4, especialmente o Objetivo 4.6 sobre alfabetização de jovens e adultos.

Às 17 horas de hoje, a diretora geral da UNESCO, Miss Bokova será a anfitriã da cerimônia dos Prêmios de Alfabetização Internacional , durante a qual cada laureado apresentará seus programas e receberá uma medalha e um prêmio monetário.

Os dois prêmios do Prêmio de Alfabetização Rey Sejong da UNESCO, dedicado à educação e treinamento em alfabetização na língua materna, patrocinados pela República da Coréia, serão entregues a:

Centro para o Estudo de Aprendizagem e Performance (CSLP) na Universidade Concordia (Canadá), para o projeto de Tecnologia Educacional para Desenvolver Competências Educacionais Essenciais na África Subsaariana , que desenvolve e distribui seus materiais internacionalmente gratuitamente.

We Love Reading (Jordan), um programa com uma comunidade virtual que oferece treinamentos on-line em voz alta para pais, mobiliza voluntários para ler em voz alta em espaços comunitários para crianças e fornece material adequado à idade através de uma biblioteca digital.

Os três prêmios do Prêmio Confucius da UNESCO para a Alfabetização, apoiado pelo Governo da República Popular da China e trabalho gratificante que beneficie as populações rurais e jovens extra-escolares, particularmente meninas e mulheres, serão entregues a:

Programa Adultico da Secretaria de Tecnologias de Informação e Comunicação da cidade da Armênia (Colômbia), para o ensino de competências digitais para idosos.

A Fundação Cidadãos (Paquistão) para o Programa de Alfabetização Aagahi para Mulheres e Meninas fora da Escola, que realiza avaliações de necessidades educacionais digitais e oferece serviços de ensino para apoiar a educação de meninas mais novas e mulheres mais velhas.

FunDza (África do Sul) para seus leitores e escritores projetam desenvolver uma cultura de leitura e escrita para o prazer através de uma plataforma online que oferece cursos de leitura e competições de escrita, bem como conectar leitores e escritores.

Como parte do Dia Internacional da Alfabetização, a Iniciativa UNESCO-Pearson para Alfabetização: Meios de Vida Melhorados em um Mundo Digital , uma parceria entre a UNESCO e Pearson, apresentará seu primeiro lote de estudos de caso sobre como as soluções digitais inclusivas podem melhorar os meios de subsistência.


 Comunicados para Imprensa - UNESCO.Org/LiteracyDay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens