As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

terça-feira, outubro 03, 2017

Mendonza, na Argentina recebe a 2ª Conferência Global sobre Turismo Enológico, organizada pela OMT, com parcerias locais.

 Por Dinalva Heloiza




Enfatizar a relevância do vinho e da gastronomia como componente chave ao desenvolvimento do turismo é um dos objetivos que foram compartilhados durante a realização da Segunda Conferência Global sobre Turismo Enológico que teve lugar em Mendoza, na Argentina, e aconteceu durante os dias 29 e 30 de setembro.

A Conferência foi organizada em co-parceria pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o Ministério do Turismo da Argentina, a Província de Mendoza e contou com a colaboração da Câmara de Turismo da Argentina e a Bodegas da Argentina.



Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Localiza-se na região oeste do país, nas bordas da Cordilheira dos Andes, sendo um importante polo de produção de vinho e azeite, além de ser dos mais importantes pontos turísticos da Argentina. A capital é reconhecida mundialmente como o coração do vinho na Argentina, e representa 70% da produção nacional de vinhos e 85% das vendas com engarrafamento. A identidade da cidade está claramente ligada à sua produção de vinho.

Conforme observado na Primeira Conferência Global de Turismo Enológico realizada na região de Kakheti, na Geórgia, a gastronomia e o vinho tornaram-se componentes essenciais para experimentar a cultura e o estilo de vida em todos os destinos. Além disso, esses dois elementos são uma motivação óbvia para o viajante e, portanto, se destacam em seu alto potencial e como instrumento agregador aos valores do desenvolvimento local, em todo o mundo.

A Conferência reuniu mais de 640 participantes de 23 países, tanto dos ministérios do turismo como dos órgãos de gestão de destino (DMOS), entidades internacionais e intergovernamentais, bem como operadores de viagens, especialistas, vinicultores e mídia.

Através das três sessões que fizeram parte da Conferência, bem como uma série de apresentações feitas por diferentes especialistas, foram fornecidas informações abrangentes sobre os desafios, as últimas tendências, novas experiências e histórias de sucesso no turismo enológico.


Como parte do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, celebrado pelas Nações Unidas em 2017, a conferência foi imbuída da relação entre sustentabilidade e turismo enológico, sublinhando o valioso papel deste seguimento do turismo, junto ao desenvolvimento sustentável do turismo e seus destinos.

"Através da organização e participação da estrutura e dos membros da OMT neste evento, podemos dizer que o mundo está hoje em Mendoza. Este é um endosso ao turismo argentino e especialmente ao turismo de Mendoza, que é o principal foco da atividade, razão pela qual também queremos complementar a conferência com a nova proposta da metodologia protótipo da OMT, através da qual estamos trabalhando desde junho em The Joyful Journey in Mendoza”, afirmou o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos.

"O turismo enológico ajuda a enriquecer o turismo e atrai diversos públicos. Essa conferência visa promover o intercâmbio e facilitar a cooperação entre destinos com potencialidade neste campo”, disse o secretário-geral das Nações Unidas para a OMT, Taleb Rifai.

Durante o primeiro dia da reunião, as intervenções foram realizadas por especialistas sobre o assunto e um painel sobre a aplicação da metodologia de protótipo da OMT (UNWTO) sobre o turismo enológico, The Joyful Journey in Mendoza, que inclui pela primeira vez o derivado de responsabilidade social compartilhada e a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A reunião contou com a presença de Mariángeles Samamé, Diretora de Desenvolvimento de Produto de Turismo no Ministério do Turismo da Argentina, Gabriela Testa, Presidente da Mendoza Turismo, e Yolanda Perdomo, Diretora de Membros da OMT.

O segundo dia incluiu mais dois painéis. O primeiro foi dedicado a "Integração regional e parcerias público-privadas, intercâmbio de práticas responsáveis". Os palestrantes incluíram Gustavo Santos, Ministro do Turismo da Argentina, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT, Stanislav Rusu, Diretor Geral da Agência de Turismo da República da Moldávia, Catherine Leparmentier Dayot, fundadora e Diretora Executiva da República da Moldávia, Rede Global de Grandes Capitais do Vinho, e José Miguel Viu, Presidente do Programa Regional de Turismo do Vinho da Meso, no Chile.

O segundo painel deste dia centrou-se em "Patrimônio, arquitetura, centros de interpretação e boas práticas em turismo enológico". As intervenções incluíram Eliana Bórmida, cofundadora da Bórmida & Yazon Arquitectos, Santiago Vivanco, Presidente da Joyful Journey España, Tornike Zirakishvili, Chefe do Escritório de Convenções e Exposições da Geórgia e Óscar Bustos Navarta, responsável por Diretrizes de qualidade para vinícolas do Ministério do Turismo da Argentina.

Características especiais da cidade de Mendoza - Argentina


Além de toda a originalidade e beleza da cidade de Mendoza, a cidade também se destaca como um dos novos e maiores destinos turísticos gay friendly, para aqueles que visitam América do Sul devido a seu caráter de cidade aberta e tolerante.


O local além de oferecer uma excelente estrutura turística, os visitantes podem desfrutar do consagrado vinho mendocino, uma bela e imponente paisagem e o sentimento de hospitalidade que só os mendocinos podem oferecer, além de ser uma das cidades mais agradáveis da Argentina.


Mendoza é surpreendente com suas grandes montanhas e cerros que cercam a cidade e os mágicos vinhedos contemplados em um ambiente perfeito para desfrutar do relax, descanso e o lazer.


A terceira Conferência sobre Turismo Enológico ocorrerá na Moldávia em 2018.

A Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas OMT (UNWTO) é uma organização internacional com um papel central e decisivo na promoção e desenvolvimento do turismo responsável, sustentável e acessível para todos. É um fórum global para questões de política de turismo e uma fonte útil de conhecimento do turismo. Atualmente, é composto por 156 países, 6 territórios, 2 observadores permanentes e mais de 500 membros afiliados.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens