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sexta-feira, junho 01, 2018

O Relatório “Liberdade no Mundo em 2018”, avalia os direitos e liberdades civis que verdadeiramente gozam os indivíduos em suas sociedades, em tempos onde o populismo e a autocracia colocam a democracia em crise.


Relatório Freedom in the Word 2018 – Tradução Dinalva Heloiza

A Freedom House lança o Relatório Freedom in the World 2018, um estudo global e anual sobre direitos políticos e liberdades civis, composto por classificações numéricas e descritivas para cada país e um seleto grupo de territórios. A edição de 2018 cobre os desenvolvimentos alcançados ou em retrocesso em 195 países e 14 territórios, computados durante o período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017.

A metodologia do relatório é em grande parte derivada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1948. A Liberdade no Mundo se baseia - na premissa de que esses padrões se aplicam a todos os países e territórios, independentemente de sua localização geográfica, étnica ou composição religiosa, e o nível de desenvolvimento econômico. 


A Liberdade no Mundo opera a partir do pressuposto de que a liberdade para todas as pessoas é melhor alcançada em sociedades democráticas liberais. A Freedom in the World avalia os direitos e liberdades reais de que gozam os indivíduos, e não os governos ou o desempenho do governo em si.

Os direitos políticos e as liberdades civis podem ser afetados por atores estatais e não estatais, incluindo insurgentes e outros grupos armados.
A Freedom House não acredita que garantias legais de direitos sejam suficientes para o cumprimento desses direitos. Embora tanto as leis quanto as práticas reais sejam levadas em conta nas decisões de pontuação, maior ênfase é colocada em sua implementação.

Territórios são selecionados para avaliação em Freedom in the World com base nos seguintes critérios: se a área é governada separadamente do resto do país ou países relevantes, de jure ou de facto; se as condições no terreno para os direitos políticos e as liberdades cívicas são significativamente diferentes das do resto do país ou países relevantes, o que significa que é provável que uma avaliação separada produza classificações diferentes; se o território é sujeito a uma pressão popular ou diplomática duradoura por autonomia, independência ou incorporação em outro país; se as fronteiras do território são suficientemente estáveis ​​para permitir uma avaliação das condições para o ano em análise, e se é de esperar que permaneçam estáveis ​​nos anos futuros, para que sejam possíveis comparações ano-a-ano; e se o território é grande e / ou politicamente significativo.

As primeiras revisões relativas a liberdade da Freedom House começaram na década de 1950 com o Balanço Patrimonial da Liberdade. Este modesto relatório forneceu avaliações de tendências políticas e suas implicações para a liberdade individual. Em 1972, a Freedom House lançou um novo estudo anual mais abrangente chamado The Comparative Study of Freedom . 

Raymond Gastil, especialista da Harvard em estudos regionais da Universidade de Washington em Seattle, desenvolveu a metodologia, que atribuiu os direitos políticos e as classificações de liberdades civis a 151 países e 45 territórios e classificou-os como Livre, Parcialmente Livre ou Não Livre.

O Relatório



·    A democracia enfrentou sua mais séria crise em muitas décadas em 2017, quando seus princípios básicos - incluindo garantias de eleições livres e justas, direitos das minorias, a liberdade de imprensa e o estado de direito - foram atacados em todo o mundo.

·       Setenta e um países sofreram declínios nos direitos políticos e liberdades civis, com apenas 35 registrando ganhos. Isto marcou o 12º ano consecutivo de declínio na liberdade global.

·      Durante o período desde o início do slide mundial de 12 anos em 2006, 113 países registraram declínio e apenas 62 tiveram  melhoras.

Democracia em Crise

Os direitos políticos e as liberdades civis em todo o mundo deterioraram-se para seu ponto mais baixo em mais de uma década em 2017, estendendo um período caracterizado por autocratas encorajados, democracias sitiadas e a retirada dos Estados Unidos de seu papel de liderança na luta global pela liberdade humana.

A democracia está em crise. Os valores que ela representa - particularmente o direito de escolher líderes em eleições livres e justas, liberdade de imprensa e o estado de direito - estão sob  ataque e em retiro global.

Um quarto de século atrás, no final da Guerra Fria, parecia que o totalitarismo finalmente havia sido derrotado e a democracia liberal havia vencido a grande batalha ideológica do século XX.

Hoje, é a democracia que se encontra maltratada e enfraquecida. Pelo 12º ano consecutivo, segundo a Freedom in the World , países que sofreram reveses democráticos superaram os que registraram ganhos. Estados que há uma década pareciam ser histórias promissoras de sucesso - Turquia e Hungria, por exemplo - estão caindo no domínio autoritário. 

Os militares em Mianmar, que iniciaram uma abertura democrática limitada em 2010, executaram uma campanha chocante de limpeza étnica em 2017 e rejeitaram críticas internacionais sobre suas ações. 

Enquanto isso, as democracias mais poderosas do mundo estão atoladas em problemas aparentemente intratáveis ​​em casa, incluindo disparidades sociais e econômicas, fragmentação partidária, ataques terroristas e um fluxo de refugiados que forçou alianças e aumentou os temores do “outro”.

Os desafios dentro dos estados democráticos alimentaram a ascensão de líderes populistas que apelam para o sentimento anti imigrantes e negligenciam as liberdades civis e políticas fundamentais. 

Populistas de direita ganharam votos e cadeiras parlamentares na França, Holanda, Alemanha e Áustria em 2017. Enquanto eles foram mantidos fora do governo em todos, menos na Áustria, seu sucesso nas pesquisas ajudou a enfraquecer os partidos estabelecidos tanto na direita quanto na esquerda.

O recém-chegado centrista Emmanuel Macron venceu com folga a presidência francesa, mas na Alemanha e na Holanda, os partidos dominantes lutaram para criar coalizões governamentais estáveis.

Talvez o pior de tudo, e o mais preocupante para o futuro, os jovens, que têm pouca memória das longas lutas contra o fascismo e o comunismo, podem estar perdendo a fé e o interesse pelo projeto democrático. A própria ideia de democracia e sua promoção tem sido manchada entre muitos, contribuindo para uma perigosa apatia.

O recuo das democracias é preocupante o suficiente. No entanto, ao mesmo tempo, as principais autocracias do mundo, China e Rússia, aproveitaram a oportunidade não apenas para intensificar a repressão interna, mas também para exportar sua influência maligna para outros países, que copiam cada vez mais seu comportamento e adotam seu desdém pela democracia.

Um confiante presidente chinês, Xi Jinping, proclamou recentemente que a China está "abrindo um novo caminho" para os países em desenvolvimento seguirem. É um caminho que inclui tribunais politizados, intolerância a dissidentes e eleições predeterminadas.

A disseminação de práticas antidemocráticas em todo o mundo não é apenas um revés para as liberdades fundamentais. Isso representa riscos econômicos e de segurança. Quando mais países são livres, todos os países - incluindo os Estados Unidos - são mais seguros e mais prósperos. Quando mais países são autocráticos e repressores, tratados e alianças desmoronam, nações e regiões inteiras se tornam instáveis, e extremistas violentos têm mais espaço para operar.

Os governos democráticos permitem que as pessoas ajudem a estabelecer as regras a que todos devem aderir e têm uma palavra a dizer na direção de suas vidas e trabalho. Isso promove um respeito mais amplo pela paz, pelo fair play e pelo compromisso. Os autocratas impõem regras arbitrárias aos seus cidadãos, ignorando todas as restrições, estimulando um círculo vicioso de abuso e radicalização.

Os Estados Unidos aceleram sua retirada da luta pela democracia

Uma longa lista de acontecimentos preocupantes em todo o mundo contribuiu para o declínio global em 2017, mas talvez o mais impressionante tenha sido a retirada acelerada dos Estados Unidos do seu compromisso histórico em promover e apoiar a democracia. O poderoso desafio dos regimes autoritários tornou a abdicação do papel tradicional dos Estados Unidos ainda mais importante.

Apesar dos erros do governo dos EUA - e houve muitos -, o povo americano e seus líderes geralmente entenderam que defender os direitos dos outros é um imperativo moral e benéfico para eles mesmos. Mas duas longas guerras no Afeganistão e no Iraque e uma recessão global azedaram o público em um extenso engajamento internacional, e a ligação percebida entre promoção da democracia, por um lado, e intervenções militares e custos financeiros, por outro, teve um impacto duradouro.

A administração Obama continuou a defender os ideais democráticos em suas declarações de política externa, mas suas ações muitas vezes ficaram aquém, refletindo uma estimativa reduzida da capacidade dos Estados Unidos de influenciar eventos mundiais e da disposição do público americano em apoiar tais esforços.

Em 2017, no entanto, a administração Trump tornou explícito - em palavras e ações - sua intenção em abandonar princípios que guiaram a política dos EUA e formaram a base para a liderança americana nas últimas sete décadas.

O slogan "America First", do presidente Trump, originalmente cunhado por isolacionistas que buscavam bloquear o envolvimento dos EUA na guerra contra o fascismo, visava noções tradicionais de segurança global coletiva e comércio mutuamente benéfico. A hostilidade e o ceticismo do governo em relação a acordos internacionais vinculantes sobre meio ambiente, controle de armas e outros tópicos confirmaram que uma reorientação estava tomando forma.

Mesmo quando ele escolheu reconhecer as alianças de tratados dos Estados Unidos com outras democracias, o presidente falou de laços culturais ou civilizacionais, em vez de reconhecimento compartilhado de direitos universais; suas viagens ao exterior raramente mostravam qualquer menção à palavra “democracia”. De fato, o líder americano expressou sentimentos de admiração e até amizade pessoal por alguns dos homens fortes e ditadores mais repulsivos do mundo.

Isso marca uma brusca ruptura de outros presidentes americanos no período do pós-guerra, que cooperou com certos regimes autoritários por razões estratégicas, mas nunca se afastou de um compromisso com a democracia como a melhor forma de governo e a força que anima a política externa americana. 

Também reflete uma incapacidade - ou falta de vontade - dos Estados Unidos em liderar as democracias para enfrentar com eficácia a crescente ameaça da Rússia e da China, e dos outros estados que vieram emular sua abordagem autoritária.

Normas democráticas erodem dentro dos Estados Unidos

O ano passado trouxe uma erosão ainda maior e mais rápida dos próprios padrões democráticos dos Estados Unidos do que em qualquer outro momento da memória, prejudicando sua credibilidade internacional como defensora da boa governança e dos direitos humanos.

Os Estados Unidos experimentaram uma série de reveses na condução das eleições e da justiça criminal na última década - sob a liderança de ambos os principais partidos políticos - mas em 2017 - suas instituições centrais foram atacadas por um governo que rejeita normas estabelecidas de conduta ética em muitos países e campos de atividades.

O próprio presidente Trump misturou as preocupações relacionadas ao império de negócios com o seu papel como presidente, nomeou membros da família para sua equipe sênior, ocupou outros altos cargos com lobistas e representantes de interesses especiais e se recusou a cumprir as práticas de transparência observadas por seus antecessores.

O presidente também criticou e ameaçou a mídia - incluindo golpes afiados em jornalistas individuais - por desafiar suas declarações rotineiramente falsas, falando desdenhosamente de juízes que bloquearam suas decisões e atacou a equipe profissional de agências policiais e de inteligência. Ele sinaliza desprezo por muçulmanos e imigrantes latino-americanos e destaca alguns afro-americanos com críticas mordazes.

Ele também perdoou um xerife condenado por ignorar as ordens do tribunal federal para suspender as políticas discriminatórias raciais e emitiu uma ordem executiva restringindo  viagens aos Estados Unidos por um grupo de países de maioria muçulmana após uma promessa de campanha, proibir a entrada de todos os muçulmanos estrangeiros dos Estados Unidos.  E numa época em que milhões em todo o mundo foram forçados a fugir da guerra, do terrorismo e da limpeza étnica.

O comportamento do presidente Trump decorre em parte da frustração com os controles e contrapesos democráticos do país, incluindo os tribunais independentes, um braço legislativo coeso, a imprensa livre e uma sociedade civil ativa. Essas instituições permaneceram bastante resilientes em 2017, mas as declarações e ações do governo poderiam, em última análise, deixá-las enfraquecidas, com sérias consequências para a saúde da democracia dos EUA e para o papel da América no mundo.

China e Rússia expandem sua influência antidemocrática   
    
Enquanto os Estados Unidos e outras potências democráticas lidavam com problemas internos e discutiam prioridades da política externa, as principais autocracias do mundo - Rússia e China - continuaram avançando.  Por outro lado, Moscou e Pequim se mantiveram obstinados em identificar a democracia como uma ameaça a seus regimes opressivos, e trabalham incansavelmente, com crescente sofisticação, para minar instituições democráticas e prejudicar seus principais defensores.

O eventual resultado dessas tendências, se não for verificado, é óbvio. A substituição de normas democráticas globais por práticas autoritárias significará mais eleições nas quais a vitória do titular é uma conclusão precipitada. Isso significará uma paisagem da mídia dominada por porta-vozes de propaganda que marginalizam a oposição ao mesmo tempo em que apresentam o líder como onisciente, forte e dedicado ao engrandecimento nacional.

Isso significará o controle estatal sobre a internet e as mídias sociais através de censura e manipulação ativa que promovem a mensagem do regime, enquanto confundem os usuários com mentiras e falsidades. E significará mais corrupção, injustiça e impunidade para os abusos do Estado.

A Rússia de Vladimir Putin já realizou campanhas de desinformação antes das eleições em países como Estados Unidos, França e Alemanha, e cultivou laços com partidos políticos xenófobos em toda a Europa, ameaçou ou invadiu seus vizinhos mais próximos e serviu como uma fonte alternativa de ajuda militar para ditaduras do Oriente Médio. Seu principal objetivo  - desestruturar os estados democráticos e fraturar as instituições - como a União Europeia  que as unem.

Pequim tem ambições ainda maiores - e os recursos para alcançá-las. Construiu um aparato de propaganda e censura com alcance global, utilizou laços econômicos e outros para influenciar democracias, tais como Austrália e Nova Zelândia, e obrigou vários países a repatriar cidadãos chineses que buscavam refúgio no exterior fornecendo apoio diplomático e material a governos repressivos do sudeste asiático a África. 

Moscou muitas vezes desempenha o papel de saqueador, reforçando sua posição ao minar seus adversários, mas o alcance e a profundidade das atividades de Pequim mostram que o regime chinês aspira a uma liderança verdadeiramente global.


Estados corruptos e repressivos ameaçam a estabilidade global


O ano passado foi amplamente evidente em demonstrar que o próprio regime antidemocrático pode ser catastrófico para a estabilidade regional e global, com ou sem a interferência ativa de grandes potências como a Rússia e a China.

Em Mianmar, os militares politicamente dominantes realizaram uma brutal campanha de limpeza étnica contra a minoria muçulmana Rohingya, possibilitada pela cobertura diplomática da China e uma resposta impotente do resto da comunidade internacional. 

Cerca de 600.000 pessoas foram expulsas, enquanto milhares de outras foram mortas. Os refugiados sobrecarregaram os recursos de Bangladesh já frágil, e militantes islâmicos tentaram adotar a causa Rohingya, em novo ponto de convergência para a luta violenta.

O presidente turco Recep Tayyip Erdoğan ampliou e intensificou a repressão aos seus adversários, percebidos após uma tentativa fracassada de golpe em 2016. Além das  terríveis consequências para cidadãos turcos detidos, meios de comunicação fechados e empresas confiscadas, o expurgo caótico tornou-se entrelaçado com ofensiva contra a minoria curda, o que por sua vez alimentou as intervenções diplomáticas e militares da Turquia na vizinha Síria e Iraque.

Em outras partes do Oriente Médio, governantes autoritários na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito afirmaram seus interesses sob forma imprudente o que perpetuou conflitos de longa data na Líbia e no Iêmen e iniciou uma súbita tentativa de bloquear o Qatar, um forte centro de comércio internacional e transporte.

Seu arquirrival similarmente repressivo, o Irã, desempenhou seu papel nos conflitos da região, supervisionando as redes de milícias que se estendiam do Líbano ao Afeganistão. Promessas de reforma de um poderoso príncipe herdeiro na Arábia Saudita acrescentaram uma variável inesperada em uma região que resistiu por muito tempo a uma maior abertura, embora suas mudanças sociais e econômicas tenham sido acompanhadas por centenas de prisões arbitrárias e movimentos agressivos contra potenciais rivais e nenhuma inclinação à um sistema político aberto.

A crise humanitária produzida na Venezuela pela determinação do presidente Nicolás Maduro, em perpetuar-se no poder continuou a levar os moradores a buscar refúgio em países vizinhos. 

Outros estados latino-americanos também se mostraram problemáticos: as amplas investigações relativas ao sistema corrupto com que se envolve o poder político no Brasil envolveram líderes em toda a região. A administração do México resistiu às reformas que ajudariam a lidar com o suborno generalizado, o crime organizado e um sistema judiciário decadente.

Na República Democrática do Congo e no Burundi, o uso contínuo da violência por parte dos governantes em exercício contra os limites do mandato ajudaram a gerar deslocamentos internos e refugiados. 

Um processo eleitoral profundamente fracassado no Quênia contribuiu para a violência política no país, enquanto os líderes do Sudão do Sul escolheram continuar com uma guerra civil sangrenta em vez de promover a paz e encarar um longo julgamento junto aos seus eleitores.

A Coréia do Norte apresentou uma das mais gritantes ameaças à paz mundial, construindo agressivamente seu arsenal nuclear em uma tentativa de fortalecer um regime excepcionalmente opressivo e criminoso.

Liberdade em um país depende da liberdade para todos

As democracias geralmente continuam sendo as sociedades mais ricas do mundo, as mais abertas a novas ideias e oportunidades, as menos corruptas e as mais protetoras das liberdades individuais.
Quando as pessoas em todo o mundo são questionadas sobre suas condições políticas preferidas, elas abraçam os ideais da democracia: eleições honestas, liberdade de expressão, governo responsável e restrições legais efetivas à polícia, forças armadas e outras instituições de autoridade.

No século 21, no entanto, é cada vez mais difícil criar e manter essas condições em um país, ignorando-as em outro. Os regimes autocráticos na Rússia e na China reconhecem claramente que, para manter o poder em casa, devem reprimir o debate aberto, perseguir dissidentes e comprometer instituições baseadas em regras além de suas fronteiras. 

Os cidadãos e líderes das democracias devem agora reconhecer que o contrário também é verdadeiro: para manter suas próprias liberdades, eles devem defender os direitos de seus pares em todos os países. A realidade da globalização é que nossos destinos estão interligados.

Em agosto de 1968, quando tanques soviéticos entraram na Tchecoslováquia para derrubar a Primavera de Praga, um pequeno grupo de dissidentes se reuniu na Praça Vermelha em Moscou e desenrolou uma faixa que dizia: "Por sua liberdade e nossa." Quase 50 anos depois, é esse o espírito de solidariedade democrática transnacional, o grande desafio em face da autocracia, que devemos convocar e reviver.

Com informações Relatório Freedom in the World 2018

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