As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, junho 01, 2020

Rede Cidades Criativas da UNESCO, protegendo nossa herança e fomentando a criatividade.


Dinalva Heloiza, com informações da Rede Cidades Criativas da Unesco.



O maior encontro realizado no contexto das cidades criativas em todo o mundo, acontece essa semana em duas cidades membros, simultaneamente, registradas na rede criativa, a Cracóvia e Katowice, na Polônia. Essa é a XII Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), o evento mundial que acontece de 12 a 15 de Junho de 2018. 

Com o tema, “encruzilhadas criativas”, a Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, desenvolve o fio condutor do evento deste ano, onde os valores do espírito colaborativo da rede de cidades e o compromisso de todos os envolvidos em impulsionar a ação local e internacional das cidades criativas da rede, estão no cerne de suas ações e pensamentos. 

Outro propósito em comum é fortalecer a colaboração inovadora entre os diferentes campos criativos, regiões geográficas e disciplinas, campos que estabelecem o  foco das ações deste ano da rede criativa. 

Para convidar cidades membros a compartilhar ideias, conectar e co-criar, formatos interativos inovadores são propostos, desde oficinas temáticas até sessões interdisciplinares, onde as cidades-membros poderão reunir seu pensamento criativo para refletir sobre iniciativas comuns.


Três cidades brasileiras foram incluídas recentemente, na Rede Internacional de Cidades Criativas da UNESCO, com vistas a promover o desenvolvimento urbano sustentável a partir do compromisso com a criatividade e a cultura. São elas Brasília (DF), Paraty (RJ) e João Pessoa (PB). Cada uma delas possui uma área temática: design; gastronomia; artesanato e artes folclóricas, respectivamente.

Com as novas integrantes, a Rede passa a ter um total de oito cidades brasileiras. Já faziam parte Belém (PA) e Florianópolis (SC), no campo da gastronomia, Curitiba (PR), na área de design, Salvador (BA), no segmento de música, e Santos (SP), no setor de cinema.

O objetivo do programa, lançado em 2004, é a cooperação internacional entre cidades que se comprometem a mobilizar indústrias criativas em prol do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da cultura. Na prática, as participantes assumem o compromisso de compartilhar experiências e conhecimento entre si e de firmar parcerias que fortaleçam atividades culturais, incluindo esses fatores nos planejamentos urbanos locais.

Cidades de todo o mundo podem solicitar participação em uma das sete áreas temáticas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Com a entrada de 64 novas municipalidades nesta semana, a Rede soma atualmente 180 Cidades Criativas em 72 países.

Protegendo nossa herança e fomentando a criatividade


No mundo interconectado de hoje, é nítido o poder da cultura em transformar sociedades. As diversas manifestações - desde os monumentos históricos e museus até práticas tradicionais e formas de arte contemporânea - enriquecem o cotidiano das cidades de inúmeras maneiras. 

O patrimônio cultural constitui uma fonte de identidade e coesão para as comunidades perturbadas por crescimento desorganizado e instabilidade econômica. A criatividade é um norte para a construção de sociedades abertas, inclusivas e pluralistas. Tanto a herança quanto a criatividade lançam as bases para que sociedades do conhecimento sejam vibrantes, inovadoras e prósperas.

                                         Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo
A UNESCO está convencida de que nenhum desenvolvimento pode ser sustentável sem um forte componente cultural. Na verdade, apenas uma abordagem centrada no desenvolvimento humano, com base no respeito mútuo e no diálogo aberto entre as culturas, pode levar a resultados duradouros, inclusivos e equitativos. No entanto, até recentemente, na cultura estava faltando a equação de desenvolvimento.

Para garantir que a cultura tome o lugar correto nas estratégias e processos de desenvolvimento, a UNESCO adotou uma abordagem tripla: liderar a defesa mundial da cultura e do desenvolvimento, enquanto se envolve com a comunidade internacional para definir políticas claras e marcos legais e trabalhar no terreno de apoio aos governos e as partes interessadas locais para salvaguardar o patrimônio, fortalecer as indústrias criativas e encorajar o pluralismo cultural.

Convenções culturais reconhecidas pela UNESCO fornecem uma plataforma global única para a cooperação internacional e estabelecem um sistema de governança cultural holístico baseado em direitos humanos e valores compartilhados. 

Estes tratados internacionais procuram proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, incluindo sítios arqueológicos antigos, patrimônio imaterial e subaquático, coleções de museus, tradições orais e outras formas de patrimônio, e apoiar a criatividade, inovação e o surgimento de setores culturais dinâmicos.










Link fonte: https://en.unesco.org/news/opening-ceremony-xii-annual-meeting-unesco-creative-cities-network-12-15-june

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens