As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, outubro 10, 2011

Planeta

Em novembro serão declaradas as "7 Maravilhas da Natureza". Vote pelo Brasil.


Dinalva Heloiza


Brasil um Roteiro em Cenário de Maravilhas

A Fundação Suiça New Open Wonders, criada pelo seu presidente, Bernard Shaw, cineasta e  velejador mundial, mais uma vez contempla a todos os povos da Terra, com uma nova e monumental campanha, em prol do bem estar, qualidade de vida e preservação da Natureza, dessa vez, a campanha é intitulada “The Official New 7 Wonders of the Nature”, ou “As 7 Novas Maravilhas Oficiais da Natureza”. 


O Brasil mais uma vez se destaca em cenário e belezas naturais. O país concorreu inicialmente com 8 sítios naturais, e se encontra entre os 28 finalistas. O Brasil é o único país a disputar essa final com duas maravilhas, são elas: “A Floresta Amazônica” e “As Cataratas do Iguaçu”, uma campanha que se encontra ativa desde 2007. 


Em 11 de Novembro de 2011 (11/11/2011), será oficializada a  declaração de “As Novas Sete Maravilhas Oficiais da Natureza”.  Para escolher as suas sete maravilhas, acesse o site www.new7wonders.com

A New 7 Wonders, é a mesma organização que de 2000 a 2007, promoveu,  através de uma   interação global, a campanha denominada “ The Official New 7 Wonders of the World” “As Novas Sete Maravilhas Oficiais do Mundo Moderno”,  quando o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, foi eleito em terceiro lugar, como uma das Novas Maravilhas Oficiais do Mundo Moderno.


Uma campanha que focou, o princípio do antigo conceito grego das “7 Maravilhas do Mundo”, onde se destacava as principais construções sobre a Terra, desenvolvidas e construídas pelo Homem. 


O evento que destacou os finalistas dessa Campanha aconteceu no estádio da Luz em Lisboa, Portugal, em 07/07/2007, quando foi considerada a maior campanha interativa de todos os tempos, por agregar a maioria dos povos do mundo em prol de um mesmo ideal, em um curto espaço de tempo.   

Considerada a maior organização civil do mundo, a New Open Wonders, se especializou em estabelecer campanhas de votação mundial, com foco em turismo, qualidade de vida, preservação e celebração da vida, focando o equilíbrio natural, a memória e a história da humanidade. 


A New Seven vem desde 2000, estabelecendo campanhas de votação global, as quais nos inspiram a todos. Em suas campanhas a organização presidida por Bernard Shaw, visa destacar o que nos une a todos, ao contrário do que nos separa. Além de que enfatiza a importância de todo exercício de desenvolvimento, ser alicerçado com sustentabilidade, preservando um Planeta mais saudável e uma Sociedade mais justa, um legado as futuras gerações.

O “The Official New 7 Wonders of the Word”, foi,  o primeiro exercício democrático global na história da humanidade. Pela primeira vez, milhões de povos em todo o mundo se uniram por uma “Memória Global”. 

Desde o evento “The Official New 7 Wonders of the Word”, em 2007, que aconteceu na cidade de Luz, em Portugal, o navegador suíço, Bernard Shaw, fundador da New 7 Wonders, lançou uma nova campanha em cenário global, a “The Official New Seven Wonders of Nature” ou as “7 Novas Maravilhas Oficiais da Natureza”, uma campanha que promove o grandioso cenário de belezas naturais do nosso Universo, destacando a necessidade de um maior respeito e preservação ao frágil equilíbrio natural da Terra. 

Em uma conversa on-line com Bernard Shaw, ele comentou sobre o lema dessa campanha: “Se queremos salvar alguma coisa, primeiro temos que realmente apreciá-la.” E disse mais, “muitas vezes só agimos quando estamos prestes a perder algo precioso, que nos acrescenta...”.

Aqui Bernard Weber, comenta sobre como tudo começou.
"isto também representa como se deu o início do movimento New 7 Wonders”. Em 1990, quando eu estava trabalhando como cineasta e quando a tecnologia se inovou, transformando o cenário analógico para digital. A internet se tornou um meio de massa, e eu estava procurando uma boa razão para comprar o meu primeiro computador, e usar o verdadeiro potencial da Internet, para alcançar todos através do nosso planeta". 


"Foi aí, que comecei a refletir, a procurar um conceito, uma palavra, ou uma frase, a qual todos no Planeta pudessem entender e reconhecer, pois assim eu me sentiria inspirado a promover uma interação com outras pessoas ao redor do mundo. O antigo conceito grego das 7 Maravilhas do Mundo fluiu como uma ideia que poderia ser utilizada para essa finalidade. Assim em 1999, eu decidi revivê-la, como Pierre de Coubertin fez em 1896, com outro antigo conceito grego, o dos Jogos Olímpicos". 

"Portanto em 2000, comecei a New 7 Wonders, como um projeto do Milênio. Pela primeira vez na história da humanidade, um exercício democrático global, uma campanha de votação em todo o mundo, era tecnicamente possível. A ideia era simples e poderosa: “incentivar e solicitar as pessoas do mundo, a escolherem e elegerem um novo feito do homem, as sete maravilhas do mundo”. 


"Escolher quais eram os legítimos herdeiros dos antigos construtores das sete maravilhas do mundo. Eu chamei isso simplesmente, “As Novas 7 Maravilhas Oficiais do Mundo”. Oficial, porque queríamos reconhecer a autoridade suprema e a legitimidade concedida a nós, povos da terra, por uma escolha livre e democrática". 

"Assim que comecei, realizei consultas junto ao Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, em Paris, o que me permitiu aprofundar na escolha de locais, que viessem a se integrarem, num primeiro momento, junto ao site da New 7 Wonders. No entanto após essas escolhas, a UNESCO, não poderia continuar na jornada da New 7 Wonders, por causa das limitações a que se veriam expostas em função dos seus estatutos".   


"Após listar todos os possíveis patrimônios humanos, construídos ou naturais, a UNESCO, já não poderia ser envolvida em um processo de seleção que viria a se estreitar em 7". 

"Agora, a New 7 Wonders, tem uma parceria estabelecida com a Organização das Nações Unidas – ONU, diretamente em nível de sua sede mundial em Nova York, onde apoiamos inteiramente os esforços da ONU, para promover os Objetivos do Milênio". 


"Ao longo dos anos, em que durou a campanha “As 7 Novas Maravilhas Oficiais do Mundo”, a campanha crescia e crescia, atraindo milhões de eleitores. Durante o último ano dessa campanha, que foi de 2006 a 2007, através da New Seven Wonders World Tour, juntamente com minha equipe, nos visitamos os 21 finalistas, o que ampliou ainda mais o número de votos e elevou o nosso site a um pico fenomenal de participação". 

"Votos, e-mails, fotos e vídeos, chegavam literalmente de todas as partes do mundo.  O movimento global da New 7 Wonders, foi acumulado no maior evento do mundo, no dia 7, do mês 7, do ano de 2007, quando foi contabilizado o resultado de mais de 100 milhões de votos, os quais foram anunciados em Lisboa, e as Novas 7 Maravilhas Oficiais do Mundo, foram declaradas". 

"Desde então, a segunda maior campanha, para eleger (Official New 7 Wonders of Nature), “As 7 Novas Maravilhas Oficiais da Natureza”, foi iniciada e se encontra a todo vapor, com data para a declaração Oficial das Finalistas em 11/11/2011. Seu objetivo é resgatar ao Patrimônio Natural, o mesmo nível de apreciação que foi concedida ao mundo cultural, o que ocorreu graças à participação de milhões de pessoas, e que permitiu a New 7 Wonders, criar o que chamo de memória global, através de uma eleição global, que contou com a participação de milhões de pessoas ao redor do mundo"


"Essa memória global é agora um cânone de 7 monumentos, sete edifícios que simbolizam para o homem, a construção de um patrimônio no início desse terceiro milênio. E o mesmo acontecerá com as maravilhas naturais, quando eleitas".  

Bernard comenta: "Você sabia que 7 coisas, é exatamente o número de coisas que uma pessoa comum poderá se lembrar? Isso é porque, o nosso cérebro funciona apenas com força suficiente para desafiar e ancorar o 7, de modo que é pouco possível que esqueçamos delas".  


"E nesse aspecto a New 7 Wonders, está empenhada em aprofundar o legado de memória global, contribuindo na identificação, documentação, e preservação do patrimônio que é comemorado durante as campanhas.  O esforço de conservação em larga escala da New 7 Wonders, está sendo a criação de modelos de alta definição em 3D, das Sete Maravilhas Oficiais do Mundo Moderno"


"Estes modelos, virtualmente criados em escala, tem o objetivo de preservar esses monumentos, para a eternidade, o que viabiliza uma possível utilização na reconstrução desses monumentos, caso seja destruído no futuro". 

"A Fundação New Seven Wonders, foi de extrema importância nos esforços que aconteceram em 2002, para recriar a alta definição do modelo 3D, da grande estátua de Buda em Bamiyan, no Afeganistão, destruída em 2001. Um exemplo de como esse tipo de trabalho de preservação pode ser valioso. Em consonância com este objetivo, de documentação e preservação uma das coisas que a New 7 Wonders pretende fazer com os modelos de alta definição será enviá-los aos dados de suporte em órbita indestrutível. À medida que mais e mais coisas da terra, estão sendo armazenadas em órbita, esse ambiente pode muito bem tornar-se, em futuro, um importante local arqueológico". 

"Nesses últimos meses, eu e a equipe do New 7 Wonders, temos visitado muitos dos atuais 28 finalistas da campanha “The New 7 Wonders of Nature” o que nos permite através de parceiros licenciados, como o Astra Plataforma de Serviços e o Virtual Planet Group, compartilhar as atualizações desses incríveis eventos e como eles acontecem, assim como belas fotos e fascinantes vídeos".

"E ainda o Escritório das Nações Unidas para as parcerias e a Fundação New 7 Wonders, partilham objetivos e visões comuns, com o objetivo de envolver a sociedade civil na busca de soluções criativas para o Desenvolvimento dos Objetivos do Milênio da ONU".

O Brasil e os 28 finalistas da Campanha: As Sete Novas Maravilhas Oficiais da Natureza.

O Brasil inicialmente concorreu com 8 maravilhas, num total de 440 em todo o mundo.

Até 11/11/2011, os organizadores esperam que um bilhão de pessoas votem pelo telefone ou pela internet, para escolher, especialmente entre a Floresta Amazônica, Foz do Iguaçu, os Penhascos de Moher (Irlanda) ou o Mar Morto (entre Israel, Jordânia, e Palestina).

A Organização presidida pelo viajante e cineasta suíço, Bernard Weber, mantém no site da New 7 Wonders, a lista das semifinalistas, reduzida a 28 sítios naturais, após várias votações realizadas entre os 440 participantes iniciais. A escolha das Sete Maravilhas da Natureza ocorrerá entre os 28 sítios naturais, listados em seguida.

Veja a Lista das Finalistas, escolha as sete de sua preferencia entre no site da www.new7wonders.com e vote. 

YushanCordilheira situada na região central de Taiwan, além de nomear o ponto mais alto do local. Sua altura é 3,952 metros acima do nível do mar. O parque também é conhecido por sua fauna diversificada.

Vulcões de Lama do AzerbaijãoFormações que excretam líquidos e gases.

Monte VesúvioO famoso Vesúvio, é um vulcão situado a leste de Nápoles, na Itália. O Vesúvio ficou historicamente conhecido pela erupção que aconteceu em 79 d.C., o que levou a destruição das cidades romanas de Pompéia e Herculano.

Arenito UluruA mundialmente renomada formação de arenito Uluru, na Austrália, possui 348 metros de altura acima do nível do mar e 9,4 quilômetros de circunferência.

Table Mountain – Localizada próxima à cidade do Cabo, na África do Sul. É uma importante atração turística local, escalada por muitos visitantes.

Floresta Delta Sundarbans – Localizada na Foz do Rio Ganges, na Índia, é a maior floresta de manguezal do mundo. A região é conhecida por uma grande variedade de fauna.

Rio Subterrâneo Puerto PrincesaLocalizado nas Filipinas, o rio serpenteia por uma caverna com grandes formações de estalactites e estalagmites. 

Milford SoundÉ uma região montanhosa situada na Nova Zelândia, ali se destaca o Pico Elefante, com mais de 1,5 Km, e lembra a cabeça deste animal.

Montanha Matterhorn/Cervino – Situado na fronteira entre Suiça e Itália, é talvez a montanha mais familiar nos Alpes Europeus.

Lago Masurian – Localizado na Polônia, a região do Lago Masurian contém mais de 2 mil lagos ao longo de 290 quilômetros. 

Mar MortoLocalizado entre Israel, Jordânia e Palestina, o Mar Morto, é um imenso lago de água salgada. Suas águas apresentam 8,6 vezes mais salinização que as águas dos oceanos.

Cachoeira AngelSituada na Venezuela, é considerada a mais alta do mundo, possui um quilômetro de queda d’agua.

Cataratas de Foz do IguaçuCom 275 cataratas, se situa na divisa de Brasil e Argentina.

Ilhas GalápagosArquipélago situado no Equador dista 965 quilômetros da costa do continente sul americano.

Floresta AmazônicaÉ a maior floresta do Planeta, além do Brasil, se espalha por mais oito países da América do Sul, e possui um dos maiores registros de biodiversidade planetária.

Ilhas MaldivasSituada no oceano Índico, as ilhas possuem 26 atóis em sua formação, se situa a cerca de 700 quilômetros ao sudoeste do Sri Lanka.

Parque KomodoLocalizado na Indonésia, o Parque protege várias espécies de animais, incluindo o famoso dragão que lhe empresta o nome.

Monte Kilimanjaro – Situado na Tanzânia, o inativo vulcão do Kilimanjaro, possui três cones vulcânicos: Kibo, Mawensi e Shira.

Ilha JejuÉ uma ilha vulcânica, localizada a 130 quilômetros ao sul da costa na Coréia do Sul. 

Gruta de Jeita – Situada no Líbano, a gruta é composta de cavernas cristalizadas e se localiza ao norte de Beirute.

Baía HalongUma área repleta de rochas com limo e ilhas de diversos formatos, a baía se situa no Vietnã.

Grande Barreira de Corais da Austrália – É a maior aglutinação de corais do mundo, possui cerca de 3 mil recifes individuais.

Grand CanyonÉ uma das maiores formações rochosas do mundo, localizada nos Estados Unidos as formações do Grand Canyon se desenvolveram ao longo de seis milhões de anos.

Baía de Fundy – Situada no Canadá, a Baía é conhecida por ter uma das marés mais altas do planeta, podendo chegar a 16,2 metros. 

El YunqueÉ uma grande floresta situada em Porto Rico, é também o nome do segundo maior pico montanhoso do local.

Cliffs of MoherLocalizado na Irlanda, é um local cheio de antigas formações rochosas entrecortadas por um rio.

Bu Tinah ShoalsArquipélago dos Emirados Árabes Unidos possui uma grande formação de corais e extensões de areia.


Fonte: http://www.New7wonders.com

quarta-feira, outubro 05, 2011

Goiás

Governo de Goiás, Marconi Perillo promove encontro de governados estaduais em Goiânia.

O governador Marconi Perillo recebeu hoje, em Goiânia, para o 3º Encontro de Governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, os governadores Agnelo Queiroz (DF), Silval Barbosa (MT), e os vice-governadores João Oliveira (TO) e Simone Tebet (MS), além do superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, o titular da Subsechefia de Assuntos Federativos, Olavo Noleto, e o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que ministrou a palestra: Brasil - Conjuntura Nacional e Internacional. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, participou do encontro no período da manhã.

A programação do evento incluiu o debate de assuntos referentes ao incremento de receitas e finanças (royalties do pré-sal, compensações da Lei Kandir; repactuação dos indexadores da dívida externa dos estados; piso dos professores; PEC 300 e Emenda 29). 


Na área de infraestrutura foi discutido o PAC do Entorno; a construção do ramal da Ferrovia Norte-Sul e Lucas do Rio Verde (MT) até Campinorte (GO); a Ferrovia Goiânia / Brasília; política industrial para o Centro-Oeste; redução de tributos; criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste e do Fundo Constitucional de Desenvolvimento Regional; Reforma Tributária e ICMS.

O governador Marconi Perillo destacou como prioridade para os estados do Centro-Oeste brasileiro, “o ressarcimento relativo às perdas que os estados acumulam todos os anos pela desoneração da Lei Kandir. Nós estamos solicitando R$ 11,5 bilhões do orçamento do ano que vem. Para esse ano são R$ 3,9 milhões; nós tínhamos conseguido a metade, e na última sexta-feira a presidenta Dilma Rousseff liberou a outra metade”.

Marconi Perillo completou dizendo que “outra preocupação de todos os governadores, com exceção de dois ou três, é a repartição dos royalties do pré-sal. 


Esse é um assunto que nos une e que vai garantir recursos muito expressivos para os nossos estados a partir do ano que vem”, e finalizou ressaltando um terceiro assunto que também une os governadores do Centro-Oeste, a repactuação dos indexadores da dívida externa. 


“Solicitamos ao Governo Federal a redução de comprometimento dos estados com a dívida externa. Quase todos nós pagamos 15% de receita com a dívida”.

No período da tarde os governadores assinaram a Carta dos Governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, com as principais reivindicações dos estados junto ao Governo Federal, parcerias, incremento de receitas e infraestrutura.


“Nossa região, que é a que mais cresce no Brasil, só será definitivamente competitiva do ponto de vista da exportação e do escoamento de seus produtos, se nós tivermos uma infraestrutura, uma boa logística ferroviária e hidroviária”, salientou Marconi Perillo.

Reunião de Governadores do Centro – Oeste, Tocantins e Rondônia

Os Governadores do Centro-Oeste e Tocantins, reunidos em Goiânia, manifestam sua satisfação diante das providências do Governo Federal em relação à compensação financeira pelas perdas com exportações advindas da Lei Kandir, referentes a 2011, e consequente confiança na alocação de recursos no Orçamento Federal, correspondente à metade das perdas presumidas para 2012.

Os Estados do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia manifestam sua unidade em torno de uma revisão urgente dos custos da dívida dos Estados com a União, admitindo – como sinal de visão de estadista - a formação de um fundo social (Saúde, Segurança etc.) a partir da redução dos valores vigentes.

Os Governadores concordam com a proposta de início formal de estudos para implantação do Mercado Comum do Centro-Oeste (alinhamento e uniformização gradual das alíquotas tributárias da região), como forma estratégica de fortalecimento regional.

Apoiam, integralmente, toda iniciativa que leve à efetivação do que já se caracteriza como o “PAC do Entorno do DF”, incluindo a retomada e ampliação dos recursos destinados ao enfrentamento das relevantes demandas da RIDE.

Os Estados do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia manifestam apoio pela pactuação da distribuição dos recursos advindos dos royalties do Pré-Sal, levando em consideração os interesses da maioria da população e dos Estados. Consideram salutar a sinalização do Governo Federal pela redução de participação da União na distribuição dos recursos, ao mesmo tempo em que alertam ser inadmissível a usurpação isolada de recursos por parte de Unidades Federativas confrontantes do Pré-Sal. 

Os Governadores manifestam ainda apoio à proposta de emenda de alteração do quórum qualificado para decisões do Confaz e convicção da necessidade de convalidação dos incentivos fiscais já adotados como forma de reequilibrar as diferenças regionais.

Em relação aos projetos propostos pela União e aprovados pelo Congresso, geradores de despesas adicionais, admitem seus benefícios, mas os estados terão de receber da união integral compensação financeira.

Reafirmam também sua convicção da necessidade de uma política de desenvolvimento regional para o Centro-Oeste e para o Norte do país, otimistas com a disposição da nova Sudeco, representada no encontro pelo Superintendente Marcelo Dourado, de coordenar a construção de uma ampla proposta com este justo propósito. 


Neste sentido, os governadores pactuam pela realização de um forum de secretários de Planejamento e Desenvolvimento de seus Estados para, junto com a Sudeco, definir políticas estratégicas de desenvolvimento regional, alinhadas e integradas ao propósito de um PPA regional, com abrangência econômica, tecnológica e inovação. 


Da mesma forma, solicitam urgência e relevância para as definições do perfil do Fundo de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, incluindo a constituição de um Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Defendem ainda centralização, na Sudeco, de recursos a Fundo Perdido para investimentos em infraestrutura e logística.

É de comum interesse dos Estados e do desenvolvimento nacional a defesa da manutenção e avanço dos projetos de construção de ramais ferroviários vitais para a integração nacional e regional, como: a) Ferrovia de Integração Oeste (Lucas do Rio Verde – MT / Campinorte – GO) b) Ramal de Integração ao pacífico c) Ferrovia Goiânia-Brasília; d) Ferrovia Brasília-Luziânia.

Por fim, os governadores aqui presentes alertam para a urgência e relevância da formação de um forum de debate e deliberação para a nova pactuação de distribuição do FPE.

Ascom Governo de Goiás Goiânia, 03 de Outubro de 2011

terça-feira, setembro 27, 2011

Goiás

REFORMA EDUCACIONAL


Seis regionais discutem Pacto Pela Educação neste início de semana

Secretário Thiago Peixoto viaja amanhã para região do Entorno do DF.

O secretário de Estado da Educação, deputado federal Thiago Peixoto, estará amanhã (27) em três cidades da região do Entorno do Distrito Federal para discutir com a comunidade as diretrizes do plano de reforma educacional. Pela manhã, ele apresenta o Pacto Pela Educação em Formosa, a partir das 8h30, e em seguida vai para Planaltina, onde se reúne às 13h30 com educadores e a comunidade em geral. Às 16h30, o secretário fala das mudanças propostas para a educação em encontro em Luziânia. 


Nesta segunda-feira, 26, a caravana da reforma começou os trabalhos na regional de Quirinópolis, depois em Goiatuba e, por último, em Itumbiara. No sábado (24), o secretário Thiago Peixoto e a equipe técnica da Secretaria da Educação estiveram em Silvânia. O objetivo das reuniões de trabalho é colher sugestões da comunidade para aprimorar as diretrizes da reforma. 


Nos encontros, o secretário apresenta os cinco pilares que compõem a base das mudanças: valorizar e fortalecer o profissional da educação; adotar práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno; reduzir significativamente a desigualdade educacional; estruturar um sistema de reconhecimento e remuneração por mérito; e realizar profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino. Depois, os participantes discutem em grupos esses pilares e apresentam as sugestões. 


Em cada uma dessas reuniões, o secretário Thiago Peixoto tem destacado a importância do debate e da participação de todos para a consolidação do pacto. Lembra que a meta principal é o ensino de qualidade a todos os estudantes da rede pública estadual e que uma das principais estratégias da reforma é a valorização dos professores. Segundo o secretário, parte das propostas já estão sendo implementadas, pois “a educação não pode esperar pelo debate”. No entanto, mesmo as ações em andamento podem ser aperfeiçoadas a partir das discussões que estão ocorrendo nas mais diversas regiões do Estado. 


Com as três regionais a serem visitadas amanhã, sobe para 18 o número de cidades que receberam o Pacto Pela Educação. Seis outras subsecretarias de Educação estão no cronograma até a próxima quinta-feira. A expectativa é que em menos de dois meses todas as 38 regionais de Educação do estado de Goiás tenham contribuído com o pacto. 


Fonte: Ascom Seduc

sexta-feira, setembro 23, 2011

Goiás


REFORMA EDUCACIONAL


Secretário Thiago Peixoto apresenta diretrizes da reforma a integrantes do MPE


Coordenadoras do CAO da Educação e CAO da Infância e Juventude participam do encontro
O secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, se reuniu na última quarta-feira com o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, para apresentar as diretrizes da reforma educacional. O encontro, realizado no gabinete do procurador-geral do Ministério Público do Estado de Goiás, contou com a participação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, Simone Disconsi; e da coordenadora do CAO da Infância e Juventude, Liana Antunes Tormin, entre outros procuradores.


Thiago Peixoto falou dos cinco pilares da reforma que visa elevar a qualidade de educação em toda a rede pública estadual. Destacou que a principal meta é garantir o aprendizado dos alunos nas três etapas da formação básica e que, para a execução da reforma, a Secretaria da Educação adotará mecanismos de avaliação e uma política de valorização dos professores efetivos da rede. Inovar nas práticas pedagógicas é outro desafio que, segundo o secretário da Educação, contribuirá para o alcance das metas.


As diretrizes da reforma estão sendo debatidas pelo secretário Thiago Peixoto e por técnicos da Secretaria da Educação em todas as 38 subsecretarias regionais do estado. Depois dessa jornada, as bases para a reforma serão apresentadas a instituições públicas e privadas e entidades civis da capital, para que o governo possa, finalmente, firmar com a sociedade um Pacto pela Educação.


Nesta sexta, Thiago discutirá o Pacto Pela Educação em Minaçu e Uruaçu. No sábado, em Silvânia, completando assim 12 regionais visitadas. Na próxima semana, outras 12 regionais debaterão as diretrizes da reforma. A expectativa é que em menos de dois meses todas as 38 regionais tenham participado da construção do pacto.
Fonte: Ascom Seduc

segunda-feira, setembro 19, 2011

Goiás


VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR


Professor, principal agente da reforma

Artigo do governador Marconi Perillo 

Alcançar bons patamares educacionais no ensino público é uma tarefa que exige investimentos maciços em recursos humanos, infraestrutura e em diversas outras frentes. É preciso que as escolas estejam em bom estado de conservação e que haja material didático disponível e forte suporte para a aprendizagem. Mas, acima de tudo, é preciso que alunos e professores se sintam cada vez mais motivados.

Formatar diretrizes de uma reforma educacional - um verdadeiro Pacto Pela Educação de todos os goianos - que englobe todas essas questões exigiu esforço e, principalmente, a busca de um modelo de gestão educacional inovador. Foi com essa visão que o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, reuniu experiências bem sucedidas e definiu ações que servirão de base para uma educação que permitirá o verdadeiro desenvolvimento das próximas gerações de goianos.

A união de todos no sentido de fortalecermos a escola pública é fundamental para o êxito desse projeto. Nos diálogos com os pais, diretores, alunos e professores é que atingiremos o objetivo de estruturar escolas capazes de atender às demandas de nossos jovens e prepará-los para o futuro, cada vez mais desafiador e exigente. A reforma ampliará as oportunidades dos estudantes ao conhecimento e à capacitação técnica para o trabalho.

São os professores os principais agentes desta mudança. Afinal, eles são os responsáveis diretos pelo ensino. Além de bem preparados para atuar em sala de aula, os professores devem sentir-se estimulados para exercer essa função. Boas condições de trabalho são apenas um dos fatores, mas remuneração compatível com a função é primordial.

Entendendo que a classe docente deve figurar entre as mais valorizadas das profissões é que o Governo de Goiás, após superar as dificuldades financeiras no primeiro semestre, reitera o compromisso de viabilizar, nos próximos meses e o mais rápido possível, o pagamento do piso salarial nacional dos professores - e em um valor maior do que o recomendado pelo Ministério da Educação. Esta medida visa não somente o cumprimento da legislação federal que estabelece o vencimento mínimo para os professores em R$ 1.187,00. Ela faz parte da concepção deste governo como um todo de promover e incentivar aqueles que optam por esta importante carreira.

É fato que nos países onde a educação mais avançou nas últimas décadas os docentes tiveram seu devido reconhecimento socioeconômico em comparação com as demais profissões. Assim os estudantes de graduação mais competentes foram atraídos para o magistério. Isso aconteceu em locais como Cingapura, Irlanda e Coreia do Sul, países nos quais o professor ocupa relevante posição social.

O mesmo não acontece no Brasil. Sabemos da importância da docência para o desenvolvimento do nosso país e, por isso, estamos mudando esta realidade em Goiás. Outras medidas já foram colocadas em prática, como o Reconhecer, que concede bônus de até R$ 1,5 mil para os professores mais assíduos, e o respeito ao pagamento do adicional de férias no contracheque de junho.

Estas iniciativas, somadas ao pagamento do piso salarial nacional, vão contribuir para fazer da carreira docente em Goiás um caminho atrativo para os jovens goianos, além de propiciar ao professor efetivo do quadro profissional da Secretaria da Educação condições mais favoráveis ainda ao exercício pleno da carreira do magistério.



Marconi Perillo é governador de Goiás
Fonte: Ascom Seduc

Goiás


REFORMA EDUCACIONAL


Pacto Pela Educação será debatido em Trindade nesta segunda-feira (19)

Discussão também já passou por Inhumas, Posse, Campos Belos e Catalão
Nesta segunda-feira (19) será a vez de Trindade receber o secretário da Educação, Thiago Peixoto, que irá apresentar no município as diretrizes da ampla reforma educacional que será executada em Goiás, também chamada de "Pacto Pela Educação". A reunião está marcada para as 16h30, na Faculdade União de Goyazes. O objetivo é fazer com que o plano seja construído de forma coletiva para que toda a sociedade se envolva e valide as mudanças propostas para o sistema público de ensino em Goiás.

O encontro será a oportunidade para que professores, alunos, diretores, políticos, diversos representantes da sociedade civil organizada e a comunidade em geral contribuam com sugestões, críticas e opiniões ao pacote de medidas que irá transformar a educação goiana. Para a secretaria, é o envolvimento de toda a sociedade na discussão do plano que validará a reforma.

Eventos como o que irá ocorrer em Trindade serão realizados nas 38 subsecretarias regionais. Também serão promovidos seminários com especialistas em Educação. Na sexta-feira passada, (16), Campos Belos e Posse receberam o secretário da Educação e o governador em exercício, José Eliton, para o evento que apresentou o "Pacto Pela Educação" nos municípios do Nordeste goiano. Catalão e Rio Verde já discutiram a reforma educacional. Thiago Peixoto também já apresentou as diretrizes aos diretores de escolas públicas estaduais da região metropolitana na última quarta-feira, em Goiânia.

Em Campos Belos, Eliton elogiou a ação da Seduc. "A educação é uma pauta primordial para o desenvolvimento do Estado e a construção do pacto é uma medida efetiva para o fortalecimento da educação e, principalmente, para a valorização dos professores", afirmou.
Fonte: Ascom Seduc

sexta-feira, setembro 16, 2011

Goiás


REFORMA EDUCACIONAL

Pacto pela Educação chega a Campos Belos e Posse nesta sexta-feira

Governador em exercício José Eliton e secretário Thiago Peixoto apresentam diretrizes da reforma
O secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, estará nesta sexta-feira (16) nos municípios de Campos Belos e Posse para apresentar as diretrizes do “Pacto pela Educação”. O governador em exercício, José Eliton, também participa do evento nas duas cidades.


Em Campos Belos, a reunião de trabalho com professores, alunos, diretores, vereadores, políticos e diversos representantes da sociedade civil organizada será realizada às 8 horas, na Casa Paroquial, que fica na Rua dos Garimpos, Quadra K, Lote 1, Centro, em frente à Praça da Matriz. Já a reunião de Posse será realizada às 14 horas, no Teatro Municipal José Antônio, que fica na Rua Robson Ricardo Rodrigues Barbosa, ao lado da rodoviária, Centro.


A participação de professores, diretores, estudantes, pais e comunidade escolar em geral é fundamental para o sucesso da implantação do “Pacto pela Educação” na rede pública de ensino. Além destas reuniões, que serão realizadas nas 38 subsecretarias regionais, também serão promovidos seminários com especialistas em Educação.


O objetivo é fazer com que o plano de reforma educacional seja construído de forma coletiva para que toda a sociedade se envolva e valide as mudanças propostas para o sistema educacional em Goiás.
Fonte: Ascom Seduc

Goiás



ENTREVISTA

Thiago Peixoto detalha reforma educacional ao Jornal Opção

Semanário destaca pontos do plano que revolucionará Educação em Goiás

O Jornal Opção desta semana publicou entrevista com o secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto. O assunto não poderia ser outro: o conjunto de diretrizes da reforma educacional que será executada em Goiás, o “Pacto Pela Educação". Abaixo, confira as principais perguntas e respostas publicadas pelo semanário.


Como vocês chegaram aos dados que embasam essa proposta de reforma educacional?

O primeiro ponto é o diagnóstico, saber por que é necessária a reforma. É necessária porque os resultados na educação em Goiás não são bons - apontados pelos índices educacionais que temos no País, em especial o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino]. 
Alguns dados chamam muito a atenção e o primeiro é o da proficiência. Em matemática, 91% dos alunos que terminam o ensino médio na nossa rede não têm conhecimento básico da matéria; 73% não têm conhecimento básico de língua portuguesa. São alunos que ficaram 12 anos na escola, completaram o ensino médio e saíram sem o conhecimento básico.


A sala de aula se sustenta numa estrutura administrativa, por professores motivados e por uma estrutura física adequada.

Por isso pensamos no todo. Inclusive na questão física. Das 1.095 escolas da rede estadual, temos de reformar mais de 440. No plano tem o programa Edificar, que consiste em construção de escolas - especialmente no Entorno de Brasília e região metropolitana -, em reforma de unidades e em um processo de manutenção dessas escolas. Isso para garantir as condições básicas para o aluno ter aula. Outro fator que precisa ser citado é que organizamos os caminhos que alguém pode seguir na carreira dentro da secretaria. O professor pode ser regente e ser valorizado por isso. Não vai ter de deixar de ser professor para ter uma boa remuneração.



Goiás vai pagar o piso?

Vamos pagar o piso, é uma prioridade em todo esse processo. O piso hoje custa a Goiás R$ 500 milhões/ano. Então vai ter de ser um esforço não só da Seduc, mas do governo do Estado como um todo. Mas para pagar é preciso ter dinheiro em caixa. Já vimos onde podemos economizar para fazer uma série de ações, entre elas o pagamento do piso, que é um compromisso reforçado a todo o momento.


Como esta reforma realmente vai melhorar a educação? Quais os métodos?

Temos dois fortes pilares neste projeto de reforma [no total, são cinco]. O primeiro é valorizar e fortalecer o profissional da educação, mas não só no aspecto financeiro. A ideia é criar uma escola de formação para professores, um centro de inteligência que vá trabalhar essa formação de maneira contínua.
Em qualquer lugar, para ter avanço educacional, é preciso qualificar o professor. Essa escola vai ser no IEG, que será uma escola regular e mais um espaço dedicado à formação dos professores. Com o aspecto de formação, é importante ter diagnóstico. Vamos criar em Goiás o nosso índice de desenvolvimento educacional, anual. Mas já temos uma avaliação bimestral que mede se o aluno está avançando ou não. Então ficamos sabendo por escola, por região. 
Se em determinada região os alunos tiverem deficiência em matemática, por exemplo, a formação dos professores será focada nessa disciplina. Isso é importante, porque para saber para onde vamos, precisamos saber onde estamos. Outra coisa importante é a academia de lideranças. Em escola que tem diretores ou líderes fortes, os alunos tem melhor aproveitamento. É a questão da gestão escolar, na qual estamos pondo foco. Já temos muitas ações nesse sentido.


O sr. diz que serão cem dias para validar o plano. Então só vai valer para o ano que vem?

Muitas ações já começaram. Para a execução de algumas delas, não dependíamos de recursos. Por exemplo: o diagnóstico bimestral já começou a ser feito. O processo de formação de professores já começou, assim como o processo de formação do gestor escolar, que mudou neste ano. Antes prevalecia só a escolha da comunidade. Agora colocamos uma série de outros pontos, e quem quis ser diretor teve de fazer um curso de gestão escolar que a secretaria ofereceu. 
Ele faz a prova e, se aprovado, pode apresentar um projeto para a escola para, em seguida, a comunidade poder escolhê-lo ou não como diretor. Além disso, o diretor eleito também vai fazer um curso de pós-graduação em gestão escolar. Temos preocupação com a formação continuada do professor conectada com a realidade da escola.


No Brasil se discute o mau aluno, e não o bom aluno. Em alguns países se premia o bom professor e o bom aluno. Vocês vão fazer isso?

Vamos. Existe uma série de medidas que chamamos de Programa Reconhecer. Por isso é importante termos um índice para saber se de fato o aluno está indo bem ou não. Aí se justifica a criação do Idego, o Índice de Desenvolvimento da Educação em Goiás. Já criamos uma política de bônus por desempenho, que tem a assiduidade como um dos critérios. O professor em regência com assiduidade ganha no final do ano um bônus de R$ 1,5 mil. 
Nas próximas etapas desse bônus entra o desempenho do aluno, medido pelo Idego. Aí o professor terá parte de seu bônus como referência no desempenho do aluno que ele ensina. A gente quer que o bom professor seja reconhecido e valorizado, quer que seja premiado. Mas não queremos isso só no aspecto financeiro, com bônus. Temos um programa de reconhecimento social chamado "Educadores do Ano", que busca dar visilidade às melhores práticas educacionais no Estado e premiar os professores com benefícios diferentes, como intercâmbios. 
O principal aspecto é o reconhecimento desse bom professor perante a sociedade. Então temos o aspecto financeiro que é fundamental, mas também o reconhecimento social. Isso é importante inclusive para atrair mais professores para o sistema. E também tem o prêmio financeiro para a escola que mostrar boas práticas. Esse prêmio também foi lançado há um mês. E tem ainda a poupança para os alunos. 
Os 5 mil melhores estudantes do Estado vão receber uma poupança de R$ 1 mil. Foi o governador Marconi Perillo que defendeu esse incentivo, por entender que essa linha de mérito é um grande incentivo para mudar o processo educacional em Goiás. Outro pilar do plano aborda a questão da desigualdade educacional que Goiás vive hoje. Há regiões ricas, onde se poderia esperar educação de qualidade, mas o que ocorre é o contrário. E outras regiões que são consideradas vulneráveis estão bem. Queremos gerar uma igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos. Há programas de incentivo para que isso ocorra, para criar uma rede de colaboração no meio escolar.


E sobre a escola de tempo integral?

Temos mais de 120 escolas de tempo integral, mas entendemos que tem de haver um novo modelo. Precisamos de mais apoio tanto na infraestrutura, quanto no aspecto pedagógico. Antes de aumentar o número destas escolas, queremos torná-las referência. Por isso a criação do projeto "aluno em tempo integral", mas não necessariamente dentro da escola. Ele poderá ter, fora da escola, acesso a uma série de formações, como cursos de idiomas e profissionalizantes, esportes, atividades variadas que venham a complementar o trabalho da escola.



Do ponto de vista financeiro, haverá condições de executar esse projeto?

Sim. Só apresentamos esse projeto depois de uma análise rigorosa do ponto de vista financeiro, dentro do que está previsto para a educação no orçamento dos próximos anos. Não há nada aqui que não tenha sido pensado. Mas, como eu disse, esse plano está sujeito a modificações. Vejo uma disposição muito grande do governador em implementar esse projeto.



As prefeituras vão participar desse processo?

Nossa ideia não é só levar esse plano para nossa rede, é para todo o Estado, sem diferenciar o aluno do município do aluno do Estado. No fim, é um aluno goiano. Há um trabalho
Fonte: Ascom Seduc

quinta-feira, setembro 15, 2011

Goiás


debate sobre                     projeto de REFORMA na EDUCAção em goiás , chega a região metropolitana da capital, Goiânia


O Secretário Thiago Peixoto apresentou aos participantes os princípios básicos que envolvem o Projeto de Reforma na Educação em Goiás, e conduziu as discussões
Realizada no auditório do Instituto Educacional Emmanuel, dezenas de diretores de escolas públicas estaduais localizadas na região metropolitana estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 14, com o secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, que detalhou a eles as diretrizes do projeto que institui a Reforma na Educação em Goiás, o chamado “Pacto Pela Educação”.
“Não trago aqui nada pronto. Estamos realizando o primeiro contato destes gestores com o plano que, com certeza, tem muito a colaborar para a formatação deste projeto. A participação de todos é fundamental”, afirmou o secretário, que também estava acompanhado do subsecretário da região metropolitana, Marcelo Oliveira.


De acordo com Thiago Peixoto, a previsão é realizar audiências públicas em Goiânia logo depois de findada a discussão da reforma educacional no interior, que também contribuirá com sugestões para o “Pacto Pela Educação”. O secretário se referia à "Caravana dos 100 dias", projeto da Secretaria de Estado da Educação que percorrerá as 38 subsecretarias regionais com toda a equipe técnica da Seduc e que tem o intuito de debater todos os cinco principios básicos do projeto que prevê grandes mudanças no ensino público goiano.


No Instituto Emmanuel, o secretário da Educação iniciou sua fala com um diagnóstico preocupante: atualmente 92% dos alunos que concluem o Ensino Médio saem da escola sem o aprendizado adequado em Matemática; enquanto 73% dos estudantes, em Língua Portuguesa. “Minha intenção não é apontar culpados, mas cabe a nós mudarmos essa realidade. Esse é o nosso desafio como líderes e podemos construir algo juntos. Por isso o plano é aberto a sugestões, críticas e opiniões”, explicou Thiago.


Valorização e capacitação dos professores


Ao explicar o primeiro pilar da reforma, "Valorizar e fortalecer o profissional da Educação", Thiago detalhou ações como a criação em Goiânia de uma "Academia de Lideranças" e de um "Centro de Referência em Formação de Professores" que funcionaria no Instituto de Educação de Goiás (IEG), que continuaria a oferecer educação básica aos alunos da rede lá matriculados. “O IEG será um grande laboratório que oferecerá formação contínua aos profissionais da Seduc”, ressaltou Thiago, lembrando que no interior, os professores terão suporte semelhante por meio de grupos de professores formadores que atendam as prioridades de cada subsecretaria.


Um dos maiores desafios do "Pacto Pela Educação", segundo o secretário, é motivar os docentes a estar em sala de aula - lugar que, de acordo com Thiago, é o lugar mais importante de toda a secretaria. “No final do dia, o que mais importa é se o nosso aluno realmente aprendeu", pontuou. Por isso a reforma também trata da adoção de um currículo mínimo para toda a rede pública estadual, respeitando a liberdade e autonomia dos professores.


Thiago debateu ainda com os gestores diversas outras iniciativas que constam no plano da reforma, como o conceito de "aluno de tempo integral", a educação profissionalizante como forma de combate à evasão no Ensino Médio, a criação de uma rede de colaboração entre escolas, o investimento em tecnologia, o suporte que será dado a escolas vulneráveis, a adoção da meritocracia na Educação, a necessidade de fortalecer a relação das unidades de ensino com a comunidade, a desburocratização dentro da Seduc, e mais, a preocupação em corrigir problemas históricos de infraestrutura.
Fonte: Ascom Seduc

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