As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, outubro 21, 2013

Keter, um novo Espaço em Convivência, voltado ao Bem Estar Social

Dinalva Heloiza


Em setembro de 2000, a Assembléia Geral das Nações Unidas em uma decisão histórica do   então secretário geral, Kofi Annan, estabeleceu aos governos 8 objetivos e 48 metas, a serem cumpridas por todos os chefes de estado presentes a esta sessão da Cúpula Mundial, com foco em uma urgente mudança nos padrões políticos sociais em vigor, onde urgia o cumprimento destes objetivos e metas, voltados a redução das desigualdades, elevação nos índices de desenvolvimento humano e sustentável, qualidade na saúde de mulheres e crianças, políticas em fortalecimento as igualdades, e uma economia inclusiva, e todos estes objetivos com data temporalmente delimitada ao seu cumprimento o ano de 2015.

A imperiosa necessidade de um novo modelo social, adiado em muito pela morosidade de políticas específicas e até mesmo pela omissão as mesmas, continuamente inviabiliza o atendimento às demandas que aflige comunidades e populações, mas um novo comportamento surge e propõe mudanças significativas nesta última década, e está relacionado a coesão social.

As necessárias políticas em desigualdade social são sem dúvida, uma obrigação do poder público, mas, e ainda a ausência de coesão social amplia ainda mais as lacunas existentes. Há muito, vem se tornando crescente o número de pessoas, formadoras de opinião, em diversos segmentos da sociedade, os quais nutrem a concentração de esforços de forma contributiva, viabilizando o fortalecimento de mecanismos que proporcionam novas oportunidades às comunidades, e aliam a estes esforços, instrumentos necessários a se gerir com foco em mudanças de comportamento, viabilizando novas perspectivas e consequentemente estimulando transformações significativas, focando objetivos ao desenvolvimento das capacidades individuais destas comunidades, o que surge, como  característica especial de um  seleto grupo de brasileiras e brasileiros que constituem as bases de uma sociedade mais justa e igualitária.

Hoje vamos conhecer uma das integrantes deste seleto grupo de cidadãs e cidadãos, e suas propostas, Drª Carmem Silva Mendonça.

Aquariana, natural de Rio Verde em Goiás, a Drª Carmem Silva Mendonça, conta com o apoio de seu esposo Dr. Laerte Amorim, e as filhas advogadas Drª Naraiana Silva Mendonça e Drª Naiara Silva Mendonça, além dos seus familiares, dos quais se abstém da presença dela em vários momentos familiares.

Carmem Mendonça, foi professora em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio na rede pública municipal e estadual, e professora universitária da UNI-Anhanguera por vários anos. Foi conselheira do 7º Conselho Comunitário de Segurança, vice presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Membro do Conselho Penitenciário do Estado de Goiás, fez parte do Projeto Segunda Milha, Orientadora na Promotoria Comunitária, Orientadora na Justiça Itinerante, dentre outros.

A professora Carmem Silva Mendonça, lembra que o conjunto destas atividades exercidas em prol das comunidades mais carentes contribuíram para desenvolver uma crescente determinação em busca de soluções aos problemas que envolvem estas pessoas e suas comunidades.

Carmem Mendonça, é ainda graduada e pós graduada  em Educação Física, História e Direito, tendo exercido por várias décadas a função de advogada pública. Hoje já aposentada de suas funções, Carmem Mendonça, dedica suas atividades em promover melhores oportunidades em inclusão social.

Mãe e esposa dedicada, Drª Carmem, é casada com o também professor, advogado, criminalista e procurador aposentado da União, Dr. Laerte Amorim. Desde jovem, Carmem Mendonça, dedicou-se a assistência social, defendendo atividades e causas em prol do bem estar das pessoas e comunidades mais vulneráveis. E mais recente inaugurou a sede do KETER Espaço de Artes, Criação e Convivência, em Aparecida de Goiânia, a partir de onde pretende estabelecer um vínculo de aprendizagem profissional com a comunidade local, e estímulos à este aprendizado.


Família Amorim Mendonça - Dr. Laerte Amorim, Drª Carmem Mendonça, Srª Maria da Glória e Drª Naraiana Amorim., no Espaço Keter

Carmem Mendonça, tem dentre suas características pertencer a este seleto grupo de pessoas, não somente visionárias, mas cientes da mecânica que envolve a realização dos sonhos, a dinâmica das ações. 

Com um extenso currículo dedicado as questões sociais, a recente fundação do Espaço KETER, dirigido e mantido pela professora Carmem Mendonça, surge como uma nova e ousada proposta em apoio a comunidade onde se encontra inserido.

O espaço recém - inaugurado foi palco no domingo, 13 de outubro de uma grande festa de inauguração em Celebração ao Dia das Crianças, com a presença de familiares, amigos, colaboradores, apoiadores e a grande participação da comunidade local.

Adultos e crianças presentes, foram homenageados pela professora e Drª Carmem Mendonça, que os recebeu com alegria contagiante. A festa que contou com a presença de quase 200 pessoas, inaugura junto aquela comunidade um novo marco em propostas de inclusão social.

As crianças que dominaram o ambiente, se divertiram com músicas, jogos de futebol e brincadeiras. Na extensa programação, foi servido guloseimas, pipocas, sanduiches e refrigerantes, e ao final as crianças da comunidade receberam das mãos da professora Carmem Silva Mendonça, uma farta distribuição de brinquedos, doados por amigos, parentes, colaboradores e uma lista de parceiros que contribuíram de forma efetiva a realização da Campanha em celebração ao Dias das Crianças e inauguração do Espaço KETER. Um espaço que propõe a esta comunidade o apoio ao desenvolvimento de suas capacidades, além de palestras de auto - conhecimento e auto - ajuda, visando promover um foco mais amplo em qualificação e maiores oportunidades, à todos que ali convivem.

O Espaço KETER se propõe a desenvolver a convivência, criação e artes, destinados ao estímulo das competências e capacidades, visando proporcionar aos membros daquela comunidade, o resgate de valores que contribuem ao crescimento individual e social de todos, promovendo cursos de qualificação profissional com ênfase em trabalhos manuais e profissionalizantes e mais, estabelecer um espaço de convivência em apoio às mulheres.

Cursos que serão oferecidos pelo Espaço KETER, à Comunidade local.

·      Artesanato
  •   Tapeçaria
  •  Crochê
  •   Tricô
  •   Pinturas em Tecidos e Pintura em Cerâmica
  •   Bordado
  •   Patchwork
  •   Reciclagem
  •      Corte, Costura e Modelagem

       Reciclagem
    
       Beleza
  •  Cabelereira
  •   Escova
  •  Manicure
  •  Pedicure
  •  Limpeza Facial
  •  Hidratação Capilar
  •   Arte de Decoração em Unhas

·         Terapia Holística

·         Convivência e Lazer

·         Economia Doméstica

·         Palestras de Auto - Conhecimento e Auto – Ajuda

·         Grupos de Elevação (Orações)

·         Harmonização com a Unidade

·         Valorização do Ser Humano

P  (foto maior)- Ao meu lado a Professora Carmem Mendonça, (fotos menores) - Professora Carmem Mendonça distribuindo presentes as crianças da comunidade local, no dia da festa de inauguração do Espaço Keter.

A Distribuição de peças do vestuário e objetos doados por parentes e amigos às famílias que se inscreverem no projeto social.

Todos estes cursos serão ministrados para jovens acima de 16 anos, adultos e idosos, os adolescentes que se interessarem é necessário apresentar a autorização dos pais.

O fortalecimento destas atividades e o próprio conceito de uma sociedade mais justa e igualitária, desencadeiam continuamente maiores contribuições e a possibilidade de melhores expectativas no contexto do desenvolvimento humano e sustentável, que resultam em qualidade de vida para todos.

Na medida em que se promove a participação social e a aprendizagem de valores como cidadania e humanidade, alguns dos mais importantes conceitos neste terceiro milênio, mas que ainda se mantém ausentes à determinadas sociedades em razão das demandas ainda existentes, principalmente no que concerne a inclusão social e a promoção do desenvolvimento humano e sustentável, um legado das gerações atuais as gerações futuras, o que convida a toda sociedade a estabelecer metas e objetivos que envolvam o bem estar social, alicerce de um novo modelo em sociedade, a justiça social, e que permeia um futuro melhor para todos.

A professora e advogada Carmem Silva Mendonça e a EcoNews Desenvolvimento, Comunicação, Jornalismo e Mídia que apoiou a Campanha em celebração ao Dia das Crianças e inauguração do KETER Espaço de Artes, Criação e Convivência, agradecem a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram de forma significativa com a realização deste evento, que visa proporcionar à esta comunidade um espaço de convivência e desenvolvimento das capacidades individuais, viabilizando novas oportunidades e melhores dias em um breve futuro.

Agradecemos a todos estes parceiros e parceiras que contribuíram com o êxito deste evento:

Dr. Laerte Amorim Mendonça

Naraiana Silva Amorim

Naiara Silva Amorim

Márcio de Souza - Piloto da Tam

Silvia Raissa Mendes de Oliveira Neves

Madri Tintas – Senhor Rogério e Esposa

Comercial de Materiais de Construção Boa Morada

Geraldo Graciano Sobrinho e Família – Representante da Cepera Alimentos.

Srª Maria da Glória Silva

Seremê – Agente de Saúde

Senhor Wanderlei (Jardim Dom Bosco)

Aparecida Caetano dos Santos

Supermercado Estrela – (Setor dos Afonsos)

Mauro A. Sales

Senhor Carlos e Merenice

Wandeir dos Santos Oliveira

Carlos Daniel Ferreira

Weslaine de Souza

Comercial de Materiais de Construção Bela Morada

Lázaro Antonio de Souza

Vera Aparecida de Souza

Wandeir dos Santos Oliveira

Carlos Daniel Ferreira

Weslaine de Souza

EcoNews Desenvolvimento, Comunicação, Jornalismo e Mídia.































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens