As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Projeto brasileiro para conservação do solo e da água recebe premiação internacional.

                                                  Os projetos visam evitar a erosão do solo e a poluição das nascentes dos rios

O projeto Conservador das Águas concorreu ao Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas com aproximadamente 400 projetos de todo o mundo

Os projetos visam evitar a erosão do solo e a poluição das nascentes dos rios. O projeto Conservador das Águas promove a preservação da água e do solo e é resultado da parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), Prefeitura Municipal de Extrema (MG), The Nature Conservancy (TNC), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Governo do Estado de Minas Gerais. O Prêmio será entregue no dia 6 de março, em Dubai.

O Conservador das Águas concorreu com, aproximadamente, 400 projetos de todo o mundo, onde foram analisados pelo Comitê Técnico do evento. O projeto faz parte de 12 trabalhos reconhecidos pela premiação oferecida pela Prefeitura de Dubai e pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A iniciativa é pioneira no âmbito do Programa Produtor de Água, que foi criado pela ANA em 2001 com o objetivo de revitalizar bacias hidrográficas do País. De acordo com a metodologia do Produtor de Água, o resultado das ações implantadas em uma bacia pode ser verificado pela melhoria da qualidade e aumento da vazão e permanência de água ao longo do ano nos cursos d’água.

Produtor de Água

O Produtor de Água tem por finalidade promover a recuperação ambiental da bacia, utilizando o pagamento por serviços ambientais como estratégia para incentivar a adoção das práticas de conservação de água e solo, como: cercamento de nascentes, plantio de matas ciliares, adequação de estradas rurais, construção de barraginhas e demais iniciativas que facilitem a infiltração de água a fim de evitar a erosão e o assoreamento de rios.

Outros prêmios


  •  Em maio, o Conservador das Águas foi vencedor do prêmio Greenvana Greenbest na categoria “Iniciativas Governamentais”, escolhido pela Academia Greenbest.
  •  Recentemente a iniciativa recebeu os prêmios Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012, Furnas Ouro Azul e Bom Exemplo 2011, da Fundação Dom Cabral.

Via Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens