As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

terça-feira, novembro 01, 2016

Conservação da Limpeza Urbana, uma Responsabilidade de Todos!

Dinalva Heloiza
Venho a muito observando alguns fatores estranhos de comportamento entre cidadãos e cidadãs de nossa sociedade, e acredito verdadeiramente no potencial de conscientização intrínseco à cada um de nos. E tenho em conta que o desenvolvimento humano, é sem dúvida, uma responsabilidade individual e de competência de todos.
Banner Akatu - Ilustrativo

Somos cidadãs e cidadãos, temos sonhos, desejos e esperanças voltadas ao bem comum de nossa sociedade. Essa minha abordagem, está diretamente relacionada ao que ocorre em todo o país, mas, em Goiânia especificamente, a dimensão se tornou assustadora, infelizmente.
Parece-me que a desesperança de uma boa parte da sociedade com o cerne das políticas públicas, está conduzindo essa mesma sociedade a se omitir das responsabilidades e deveres, essa observação que faço, foi por assistir inúmeras vezes um descaso com as responsabilidades individuais no cenário da conservação da limpeza urbana, que chega a ser chocante.

É fato que a manutenção da limpeza urbana é responsabilidade dos órgãos públicos, mas é fato também, que a conservação dessa limpeza é sem dúvida de competência de toda nossa sociedade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saneamento como o controle de fatores que atuam sobre o meio ambiente e que exercem, ou podem exercer, efeitos prejudiciais ao bem-estar físico, mental ou social do ser humano. 

                                
Um dos maiores desafios dos poderes públicos e privados, e que afetam diretamente as sociedades, é a gestão do lixo urbano. Mas o fator que amplia essa demanda é com certeza, a falta de educação ambiental das sociedades urbanas. Essa educação é princípio, meio e fim, e sem dúvida ela começa com pequenas mudanças de hábito.

Quando por vezes caminho por nossa cidade, Goiânia,  e assisto, não somente em alguns setores, mas vários, posso até dizer que bem mais do que eu poderia imaginar, onde deparo com pessoas descartando resíduos de várias espécies, por vias públicas, logradouros, praças, etc. E por não encontrar formas de confrontar essas pessoas com esse tipo de comportamento, é que decidi por escrever essa nota. 

Acredito que se nos unirmos em uma Campanha de Conscientização pelas redes sociais, poderemos sim, eliminar esse tipo de atitude e confrontá-la com uma nova postura, que em conjunto, pode conquistar um modelo menos agressivo ao nosso ambiente em comum. Em razão disso convido todos, que compartilham dessa mesma postura, cotidiana, para somarmos forças em razão de uma sociedade mais saudável e cidades mais limpas.

Por isso agradeço a todos que puderem contribuir com essa abordagem cotidiana, em benefício de nossa sociedade. A conservação da limpeza urbana é uma responsabilidade em dever de todos nós, e um ambiente saudável é o mínimo em direitos de um bem em comum. 

Estamos assistindo a uma epidemia sem precedentes, provocada pelo Aedes Egypti, causa da Zika, Dengue e Chingunya, só isso, acredito ser motivo suficiente para que possamos nos comprometer com um poder maior de conscientização, e esclarecer algumas pessoas que se encontram a margem dessa postura.

Fica o Alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Governo de Goiás

São Paulo