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sexta-feira, setembro 09, 2011

Goiás


ENTREVISTA



Secretário destaca a importância do debate com toda a sociedade

O secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, afirmou, durante o lançamento das diretrizes para a reforma educacional - também denominada de "Pacto Pela Educação" -, que as medidas previstas no plano podem ser implementadas com o próprio orçamento destinado à Educação e que Goiás será referência para o restante do país com a implantação deste grande projeto em toda a rede estadual.

As mudanças propostas no bojo da reforma colocam a aprendizagem dos alunos e a valorização dos professores como prioridades. Trata-se de uma reforma abrangente que contempla todo o sistema educacional nos seus diferentes aspectos. A expectativa do governo, segundo Thiago Peixoto, é de que o conjunto de ações apresentadas possa tornar forte nosso sistema educacional, com reflexos na vida de cada um dos cerca de 600 mil estudantes da rede estadual.

A execução do plano, conforme destaca o secretário da Educação, só ocorrerá após três meses de debates com a sociedade para que as propostas sejam validadas e possam se transformar num grande pacto pela educação.

Nesta breve entrevista coletiva, minutos antes do anúncio oficial das diretrizes da reforma educacional, na última segunda-feira, Thiago Peixoto falou também dos desafios que elas trazem. Confira:

Na prática, o que é o "Pacto pela Educação"?

Thiago Peixoto – Os países que conseguiram experimentar um salto de qualidade na Educação contaram com o envolvimento de toda a sociedade. Aqui em Goiás nós temos um plano de reforma educacional que precisa do engajamento de todos os goianos para que se torne realidade, para que seja realmente efetivado. Esse é nosso esforço hoje.

Em que as diretrizes da reforma educacional irão inovar junto ao sistema educacional em Goiás? 

Thiago Peixoto – Esta proposta está estruturada em cinco pilares. 
O primeiro é a valorização e o fortalecimento dos profissionais da Educação, em especial dos professores.
O segundo é o pedagógico, com medidas de grande impacto que vão alterar, pra melhor, a aprendizagem dos nossos alunos.
O terceiro ponto é gestão. Nós temos que melhorar muito a qualidade da gestão nas escolas e dos serviços administrativos. Temos processos de reformas de escolas que cumprem um grande caminho burocrático. 
O quarto pilar trata da redução das desigualdades que existem na própria rede. Há escolas com resultados muito bons e outras muito ruins; e queremos que as ruins também se tornem ótimas escolas. 
O quinto pilar, que também é fundamental, é o da meritocracia. Estamos criando políticas de bonificação tanto para alunos, que receberão uma poupança, quanto para os professores, que é o bônus com base na frequência e no desempenho dos seus alunos, e também para as escolas que receberão bônus se atingirem as metas estipuladas pela secretaria. .

A Reforma Educacional em Goiás, terá a amplitude de se tornar referência para o país? 

Thiago Peixoto - Esse plano tem um grande diferencial. Existem muitas ações positivas ocorrendo no meio educacional em todo o país, mas não há um plano consistente, algo que pensou o todo. O nosso estado é o único que está fazendo isso, de forma abrangente, e eu acredito que seremos, sim, referência nacional.

Com que recursos esse plano será colocado em prática? 

Thiago Peixoto – O principal ponto aqui é uma gestão mais qualificada dos recursos, ou seja, gastar melhor o que temos. Nós percebemos que dentro dos recursos que nós temos hoje, as propostas previstas nesse plano podem ser custeadas pelo próprio orçamento da Secretaria da Educação, bastando apenas otimizar o gasto deste recursos, aplicá-los com melhor qualidade na rede estadual.

Algumas medidas previstas no "Pacto Pela Educação" já estão sendo realizadas,  aproximadamente à quatro meses. É possível fazer um balanço dessas ações? 

Thiago Peixoto – Existem ações muito positivas que já estão acontecendo, como por exemplo, a escolha dos diretores, que nesta gestão tiveram que se qualificar e fazer prova antes de se candidatar. Outra ação é o fortalecimento do papel dos tutores pedagógicos, e outra iniciativa muito boa foi a Avaliação Diagnóstica, que vem aferir o aprendizado do aluno e propor formação adequada para os professores desses alunos. Enfim, são alguns exemplos de ações que fazem parte do plano e que já estão acontecendo.
Fonte: Secretaria da Educação de Goiás

quinta-feira, setembro 08, 2011

Goiás


ARTIGO DO SECRETÁRIO "Um pacto com os goianos


Texto publicado no jornal O Popular desta quinta-feira, 8 de setembro

Todos os países que hoje figuram entre os melhores do mundo em Educação ocupam estas posições porque priorizaram, nas últimas décadas, um conjunto de iniciativas e investimentos no setor que permitiu esta escalada. Na verdade, foram além: entenderam que um ensino de qualidade resultaria em mais desenvolvimento econômico e social e, por isso, fizeram um acordo; um pacto pela educação. 

Os goianos já têm o seu pacto, uma série de ações que visam a reforma do fortalecimento de nosso sistema educacional a partir de cinco pilares: valorização e fortalecimento do profissional da educação; adoção de práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno; redução significativa da desigualdade educacional; realização de profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino; e estruturação do sistema de reconhecimento e remuneração por mérito. 

Os professores, por sua vez, são os agentes de todas as mudanças na rede estadual. Por isso merecem e devem ser reconhecidos. São eles que vão estar no contato direto com os alunos, contribuindo significativamente para a formação destes estudantes. Os docentes lideram as iniciativas que terão impacto positivo em sala de aula. 

Também merecem destaque as ações de cunho pedagógico, como a implantação de um currículo mínimo para as escolas, escola de formação continuada de professores, o fortalecimento do papel do tutor pedagógico, a melhoria das escolas em tempo integral e o novo conceito de aluno em tempo integral, além de parcerias para um novo Ensino Médio, a reformulação do programa de Educação de Jovens e Adultos e a implantação de uma ampla rede de colaboração entre escolas. 

Para alcançarmos os resultados tão almejados – sintetizados no aprendizado do aluno -, o Pacto Pela Educação goiano será discutido com toda a sociedade. 

Professores, gestores, pais, alunos e técnicos administrativos devem participar deste amplo debate sobre as diretrizes da reforma educacional que será realizado nos próximos cem dias, em todas as 38 subsecretarias regionais de educação, onde todos poderão contribuir com ideias, críticas e sugestões sobre o plano. Mais do que isso: onde todos poderão se sentir co-partícipes de uma iniciativa que tornará Goiás referência para o restante do país em Educação. 

A importância do engajamento de todos os goianos neste pacto pode ser ilustrada por levantamento recente divulgado pelo movimento Todos pela Educação. Apenas 27% dos alunos terminam o ensino médio com o aprendizado adequado em Língua Portuguesa. Em Matemática, essa taxa cai para 8,9%. Logo, ao fim de 12 anos de estudos, 91 em cada 100 estudantes não obtiveram o aprendizado adequado em matemática. 

Outro exemplo é o ranking do Ideb, o principal indicador de qualidade do ensino no Brasil. No Ensino Médio (1º ao 3º ano), Goiás caiu da 13ª posição em 2005 (2,86), 16ª em 2007 (2,82) e 16ª em 2009 (3,07). 

Atrás desta realidade citada naqueles exemplos, está o aluno que perdeu, nas nossas escolas, a oportunidade de se preparar para o trabalho e para a vida. São crianças e jovens que não tiveram a chance de se qualificar para um futuro melhor. 

As diretrizes da reforma educacional partem do princípio de que todo o sistema deve girar em torno da aprendizagem do aluno. E à medida que constatarmos os avanços, que alcançarmos as metas e que colocarmos em prática as iniciativas, Goiás chegará a um modelo educacional eficiente, onde o estudante realmente aprenda. 

Por isso os goianos devem ser envolver nos debates sobre Educação. Só desta forma, com o apoio e cobrança social, conseguiremos alcançar os melhores resultados na educação goiana. 

Thiago Peixoto é secretário da Educação do Estado de Goiás, economista e deputado federal licenciado. 

Goiânia, 08 de setembro de 2011.

Goiás


REFORMA EDUCACIONAL

Editorial de O Popular: "Prêmio a quem merece"


Jornal comenta política de bonificação prevista nas diretrizes do Pacto Pela Educação


Fica absoluta e tristemente exposta a aversão de alguns setores corporativos e até acadêmicos do segmento educacional de Goiás às bases das iniciativas propostas para estabelecer critérios de reconhecimento e compensações a talentos, vocações e capacidades diferenciadas no ensino público estadual.

Contaminados por teorias ideológicas, interesses políticos ou conveniência pessoal, esses setores usam as já sobejamente conhecidas deficiências do sistema, que igualmente têm de ser abordadas e superadas, para sustentar teses de desqualificação das propostas apresentadas.

A melhoria da educação passa, certamente, pela adequação de toda a sua estrutura, física e operacional, pela valorização de seus integrantes e pela definição clara de metas. No entanto, é indiscutível o valor de se dar chance àqueles que, com criatividade, determinação, trabalho e dedicação, se destaquem nesse ambiente de escassez e dificuldades, inovando, obtendo resultados e construindo novos paradigmas.

E que sejam premiados por isso.

Nada mais injusto e improdutivo do que tratar igualmente os desiguais. Só favorece os que se assentam no conforto dostatus quo, que, no caso, vem mantendo a educação brasileira no patamar que toda a sociedade conhece e rejeita, clamando por mudanças para as quais a competência só pode colaborar.

segunda-feira, setembro 05, 2011

Goiás


REFORMA EDUCACIONAL


Plano contém 25 ações de impacto divididas em cinco eixos principais
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, apresentaram, nesta segunda-feira, as diretrizes da reforma educacional para o estado de Goiás, também chamada de "Pacto Pela Educação". São cinco eixos norteadores com 25 propostas para mudar o ensino e o aprendizado nas escolas e fazer com que Goiás seja referência em Educação para o restante do país (veja no final deste texto). 

Este avanço na qualidade da Educação, porém, só ocorrerá se toda a sociedade se unir num grande pacto, destacou o secretário Thiago Peixoto. "Todo governo que quis mudar a educação, o fez por meio de um pacto social. A partir da próxima semana percorreremos as 38 subsecretarias regionais para apresentar este plano, ouvir sugestões e ter validada a reforma que o estado tanto necessita", disse. 

Dentro dos cinco pilares que sustentam a reforma, foram propostas 25 ações que fazem do plano, segundo declarou o secretário da Educação algo abrangente e consistente. Ele lembrou que Goiás tem sido superado por outros estados nas avaliações do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Inep/MEC). Além disso, reforçou que, segundo relatórios do próprio Ministério da Educação, apenas 8,9% dos alunos que terminam o Ensino Médio têm domínio do conhecimento básico de Matemática e apenas 27%, de Língua Portuguesa. 

"É essa realidade que queremos mudar, porque atrás de cada um desses números está o cidadão que perdeu, nas nossas escolas, a oportunidade de se preparar para o trabalho e para a vida", disse o secretário. O grande desafio, de acordo com Thiago Peixoto, é fazer da educação de Goiás uma área altamente eficiente e que sirva, por sua solidez e abrangência, de modelo para outros estados. O governador Marconi Perillo lembrou que a educação precisa de mais recursos e que nesse momento o estado discute com o Congresso Nacional e a União formas de aumentar os investimentos para a educação. 

A proposta de reforma educacional contém iniciativas que já estão sendo desenvolvidas e outras inovadoras, mas, todas serão submetidas à discussão nas subsecretarias regionais de todo o estado, iniciativa que ganhou o nome de "Caravana dos 100 dias". O objetivo é debater as diretrizes da reforma educacional com professores, gestores, alunos e comunidade. Além da caravana, a Secretaria realizará seminários com especialistas e representantes da rede para aprofundar temas como o do Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e o Plano de Carreira do Magistério, entre outros. 

Nessa jornada, segundo Thiago Peixoto, a Secretaria da Educação trabalhará em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e com outras instituições públicas e privadas, no sentido de vencer os grandes desafios da educação no estado. É preciso, de acordo com ele, o apoio de todos. O governador Marconi Perillo corroborou a afirmação do secretário: "O governo está fazendo tudo o que pode para garantir uma melhor educação para todos, mas é importante que todos apóiem o plano de reforma da Secretaria". 

Conheça os cinco pilares e as 25 ações do "Pacto Pela Educação" 

1 - Valorizar e fortalecer o profissional da educação 

1 – Valorização da carreira profissional da educação 
2 – Escola de Formação de Professores 
3 – Academia de Lideranças 
4 – Residência Educacional 

2 – Adotar práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno 

5 – Aprofundamento do currículo 
6 – Tutoria pedagógica 
7 – Educação em Tempo Integral 
8 – Novo Ensino Médio 
9 – Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante 
10 – Rede de Colaboração 
11 – Investimento em Soluções de TI para o Aprendizado 

3 – Reduzir significativamente a desigualdade educacional 

12 – Programa de suporte às escolas vulneráveis 
13 – Redução da distorção idade-série 
14 – Redução da evasão e reprovação 
15 – Apoio às diversidades 

4 – Estruturar sistema de reconhecimento e remuneração por mérito 

16 – Idego – Índice de Desenvolvimento da Educação Goiana 
17 – Bônus para os Servidores 
18 – Prêmio Escola 
19 – Poupança Aluno 
20 – Prêmio “Educadores do ano” 

5 – Realizar profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino 

21 – Integração com os municípios 
22 – Excelência em infraestrutura 
23 – Otimização de gastos 
24 – Excelência em gestão 
25 – Escola Modelo e Comunidade 

Goiânia, 5 de setembro de 2011.

Goiás


Uma Ação efetiva do Governo do estado de Goiás e a Secretaria de Educação

O Governo de Goiás traçou as diretrizes para a reforma educacional que irá promover avanços e um grande salto de qualidade na Educação do nosso Estado. São 25 ações de grande impacto divididas em cinco pilares.

As diretrizes já foram divulgadas pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Thiago Peixoto. O plano agora será debatido por toda a sociedade em reuniões de trabalho realizadas nas 38 Subsecretarias Regionais de Educação.

Esta reforma representa também um pacto. Um pacto que todos nós, goianos, devemos fazer com os 600 mil jovens e crianças que estudam na rede pública em Goiás. Um Pacto Pela Educação.

Contexto: A necessidade de mudança

O Estado de Goiás vem apresentando, ao longo dos anos, importantes avanços na educação, evidenciando este potencial e a aptidão que o estado tem para oferecer um ensino de qualidade às crianças e aos jovens. O que se vê, no entanto, é que, apesar desse potencial, a educação pública goiana ainda apresenta carências no que se refere ao aprendizado dos alunos.

Isso pode ser verificado, por exemplo, pelo ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade do ensino no Brasil. Nos anos iniciais, de 1º ao 5º ano, Goiás caiu, em comparação com outros estados, da 7ª posição em 2005 (3,91) para a 8ª posição em 2007 (4,27), que manteve em 2009 (4,90). Nos anos finais, de 6º ao 9º ano, caiu de 10º lugar em 2005 (3,29) para 13º em 2007 (3,45) e para o 15º em 2009 (3,59). No ensino médio, também caiu da 13ª posição em 2005 (2,86) para a 16ª em 2007 (2,82) mantendo-se nessa posição em 2009, com 3,07.

Um dos fatores que contribuem para o baixo desempenho é a alta taxa de evasão ao longo da educação básica. A cada 100 alunos matriculados no início do ensino médio, 27 abandonam os estudos. Já nos anos finais do ensino fundamental, 21 estudantes em cada 100 abandonam a sala de aula. Para alterar essa realidade, é preciso tornar o ensino mais atrativo e de melhor qualidade.

Relatório divulgado pelo movimento Todos pela Educação mostra outra situação preocupante. Apenas 27% dos alunos que terminam o ensino médio alcançam o aprendizado adequado em Língua Portuguesa. Em Matemática, essa taxa é de apenas 8,9%. Ou seja, ao fim de 12 anos de estudos, 91 em cada 100 estudantes não conseguiram aprender o básico em Matemática.

Esses dados indicam que as mudanças são, além de necessárias, urgentes. A hora de mudar é agora. A Secretaria da Educação está convicta de que com essa ampla reforma será possível dotar o sistema educacional na rede pública estadual de mecanismos seguros para ampliar as chances de aprendizado e de sucesso dos alunos.

Onde podemos chegar: Educação de Referência

Para que o sistema educacional seja fortalecido e possibilite ao aluno o aprendizado adequado, no tempo certo, é necessário promover melhorias em todas as suas instâncias. As diretrizes para a reforma educacional são abrangentes e contemplam, nos cinco pilares, a infraestrutura das escolas, a formação e a valorização dos professores e demais servidores e as práticas pedagógicas na rede estadual.

Tudo isso será desenvolvido dentro de um criterioso processo de avaliação e acompanhamento, estímulo e reconhecimento ao mérito em todas as instâncias. Por isso, e por todas as inovações que traz, o plano de reforma pode ser considerado um modelo completo e de resultados que deverá se tornar referência para o país.

Pilares da reforma educacional

O conjunto de iniciativas tem foco no aprendizado dos alunos e busca de forma definitiva mudar o futuro das novas gerações de alunos junto ao ensino público em Goiás. Essa reforma foi estruturada em cinco pilares que contemplam os principais aspectos da educação escolar em 25 metas.

Conheça os cinco pilares:

A -Valorizar e Fortalecer o Profissional da Educação
B- Adotar Práticas de Ensino de Alto Impacto no Aprendizado do Aluno
C- Reduzir Significativamente a Desigualdade Educacional
D- Estruturar Sistema de Reconhecimento e Remuneração por Mérito.
E- Realizar Profunda Reforma na Gestão e na Infraestrutura da Rede Estadual de Ensino.

A- Valorizar e Fortalecer o Profissional da Educação

O primeiro passo da reforma educacional deve tratar do seu principal agente de transformação: o profissional da educação. A qualidade da nossa rede sempre estará ligada à qualidade dos professores, diretores e demais agentes. Para isso, são apresentadas políticas concretas de valorização e fortalecimento da nossa força de trabalho.

O que já foi feito

Os primeiros passos deste pilar já foram dados, aproveitando o importante momento de eleições escolares. Em uma ação inédita, a política de escolha dos candidatos a gestores escolares trouxe mudanças importantes:

I) os candidatos a diretor de escola passaram por um curso preparatório, seguido por uma avaliação;

II) os aprovados na avaliação elaboraram um plano educacional para as unidades escolares, permitindo com que a comunidade tivesse mais embasamento para as eleições;

III) os diretores eleitos passarão por um curso de pós-graduação em gestão escolar;

IV) foi dado aumento de 45% nas gratificações destes diretores, garantindo uma maior atratividade para esta importante função. Este foi um exemplo das ações da Secretaria de Educação para a valorização dos profissionais da rede.

O que a reforma propõe:

1. Valorização da carreira do profissional da educação

- Pagamento do piso: buscar parcerias com o governo federal e racionalizar os gastos para pagamento do piso e aumento na remuneração média dos professores.

- Carreiras na rede: criar carreiras atrativas para os professores dentro da rede estadual, focando em três principais caminhos: a docência, a especialização pedagógica e o caminho de liderança, garantindo a contratação de profissionais especializados para as áreas administrativa, técnica e financeira.

- Estágio probatório: reestruturar o estágio probatório para permitir avaliações mais profundas e aperfeiçoamento dos professores em práticas de ensino.

- Crescimento: rever os mecanismos de promoção de forma a torná-los mais objetivos e meritocráticos.

2. Escola de Formação de Professores

- Formação prática: realizar formações baseadas nas principais dificuldades dos professores e alunos da rede, identificadas por meio do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás.

- Métodos inovadores: utilizar metodologias inovadoras e práticas, como estudos de caso, coaching e residência.

- Certificação e regulamentação: certificar profissionais da rede estadual e de outras redes, além de regular os cursos externos que serão aceitos como oficiais para a Secretaria.

3. Academia de lideranças

- Perfil do líder educacional: mapear as competências necessárias aos líderes educacionais e identificar talentos nas unidades escolares.

- Métodos inovadores: utilizar metodologias inovadoras para a formação dos líderes, baseadas em estudos de caso, coaching e residência. No último caso, diretores com dificuldades em certas áreas passarão a acompanhar referências, desenvolvendo suas lacunas.

- Certificação: certificar candidatos e profissionais já ocupando posições de liderança na rede de ensino.

4. Residência Educacional

- Escolas de residência educacional: estabelecer unidades escolares de residência, identificando escolas de referência que servirão de modelo para o processo de aprendizagem dos novos professores.

- Residência no estágio: possibilitar a passagem pelo programa de residência como requisito no estágio probatório.

- Tutoria aos alunos: estruturar modelo de residência em que os novos professores acompanhem professores-referência, enquanto, gradualmente, fornecem instruções aos alunos

  
B- Adotar Práticas de Ensino de Alto Impacto no Aprendizado do Aluno

 No início de 2011, foram identificadas distorções no campo pedagógico que dificultavam o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Havia carência nas áreas básicas do conhecimento.

Foram encontradas mais de mil componentes curriculares diferentes, dos mais variados tipos e escopos, enquanto a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas que são base para as demais áreas do conhecimento, era insatisfatória.

Para que seja resgatado o espaço escolar como o lugar onde ocorrem aprendizagens significativas, faz-se necessário rever o perfil burocrático presente em muitos cargos e atividades realizadas, pois as mesmas dificultam uma atuação pedagógica plena. Algumas iniciativas de anos anteriores haviam sido implementadas neste intuito de mudança e foram aprofundadas nesta reforma.

O que já foi feito

A Secretaria de Educação, entendendo a prioridade pedagógica, buscou fortalecer e reconhecer o coordenador pedagógico, profissional imprescindível neste processo. Responsável pela coordenação dos trabalhos pedagógicos nas escolas, ele teve seu papel redefinido.

A carga horária desses profissionais foi reconfigurada de 30 horas para 40 horas e nela foi inserida uma jornada de formação continuada. Este foi o primeiro passo para direcionar o foco de toda a secretaria nas atividades que mais influenciam o processo de ensino-aprendizagem.

O que a reforma propõe

5. Aprofundamento do Currículo

- Currículo mínimo: construir um currículo base, a partir da reorientação curricular já realizada em anos anteriores, com a participação de especialistas e de professores da rede estadual.

- Materiais didáticos: estruturar materiais de apoio aos professores organizados de acordo com o currículo, oferecendo bancos de aulas e de exercícios a título de sugestões aos docentes interessados.

6. Tutoria Pedagógica

- Coaching pedagógico: estruturar equipe de tutores nas regionais para a capacitação dos coordenadores pedagógicos em forma de coaching, acompanhando os trabalhos do dia a dia nas escolas.

- Foco nas regionais: reorganizar a estrutura das subsecretarias de forma a estabelecer o foco na área pedagógica.

- Suporte a professores: oferecer apoio aos professores com maior dificuldade por intermédio dos tutores pedagógicos.

7. Educação em tempo integral

- Desenvolver as escolas em tempo integral: melhorar a qualidade das unidades escolares de tempo integral existentes, investindo em gestão, políticas pedagógicas e infra-estrutura.

- Aluno em tempo integral: ampliar o conceito de aluno em tempo integral, buscando parcerias fora do espaço físico das escolas, como escolas de idioma, cursos de informática e ensino técnico.

8. Novo Ensino Médio

- Parcerias: O objetivo desta iniciativa é propor um novo modelo para o ensino médio goiano, de forma a garantir um maior aprendizado e menor abandono dos alunos. Investir em programas especiais para o ensino médio.

- Ensino profissionalizante: estabelecer parcerias com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o oferecimento de ensino profissionalizante de modo concomitante ao ensino médio regular, dando mais oportunidades aos estudantes desta etapa de ensino.

- Seminários: realizar um ciclo de debates e seminários com a rede de ensino e toda a sociedade, para discutir o papel do ensino médio e propor um novo modelo, adequado à realidade goiana, que seja mais efetivo.

9. Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante

- Fortalecimento da EJA: Oferecer para jovens e adultos que não finalizaram a educação básica uma formação mais prática e voltada para suas ambições profissionais. Estruturar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de forma a torná-la mais direcionada à realidade de seus alunos.

- EJA profissionalizante: oferecer o módulo profissionalizante, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, levando em conta as vocações municipais para a definição dos cursos.

10. Rede de Colaboração

- Portal pedagógico: estruturar portal para troca de experiências, abastecido pelos próprios professores da rede de ensino por meio de práticas de sucesso realizadas nas mais de mil escolas estaduais.

- Bancos de práticas: organizar bancos de sugestões de aulas, exercícios e práticas de gestão enviadas pelos profissionais de ensino e validadas pela equipe central da Secretaria de Educação.

- Identificar os bons exemplos: divulgar resultados e evidenciar os bons exemplos, reconhecendo as escolas, os alunos e os docentes que fazem a diferença na educação goiana.

11. Investimento em Soluções de TI para o Aprendizado

- Um computador por aluno: adquirir e oferecer aos alunos e professores laptops a serem usados nas instruções de sala de aula, utilizando parceria com o Programa UCA (Um Computador por Aluno).

- Tecnologia educacional: investir em ferramentas pedagógicas de TI para a maximização do aprendizado, como lousas digitais e programas estruturados de ensino para professores.


C- Reduzir Significativamente a Desigualdade Educacional.

A Secretaria de Educação terá como prioridade a redução do desnível do ensino dentro da rede. Mais importante do que aumentar a média de aprendizado é melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento escolar. A redução da desigualdade educacional hoje significará a redução da desigualdade social amanhã.

Há diversas razões que explicam este grande desnível. Uma delas é o efeito perverso das reprovações e, consequentemente, da distorção idade-série de parte dos estudantes. Estudar em turmas com diferença significativa de idade gera desmotivação e, muitas vezes, baixo desempenho e abandono. O pilar de redução da desigualdade propõe iniciativas inovadoras para garantir o crescimento e desenvolvimento da rede de ensino com equidade e chance real de aprendizado a todos os jovens goianos.

O que a reforma propõe:

12. Programa de Suporte às Escolas Vulneráveis

- Suporte pedagógico especial: oferecer assessoria pedagógica diferenciada a essas escolas, com equipes especializadas e capacitadas por meio das melhores práticas mundiais no assunto.

 - Materiais de apoio ao ensino: deixar à disposição dos professores materiais de ensino estruturado, com guias de aula a aula e sugestões de exercícios.

 - Remuneração diferenciada: possibilitar a obtenção de bônus por desempenho maiores aos docentes desta região, incentivando os bons professores a lecionarem para os alunos que mais precisam.

 - Residência educacional: focar parte do programa de residência nas escolas vulneráveis, possibilitando que os estudantes tenham como tutores os novos professores da rede.

13. Redução da Distorção Idade-Série

- Esforço de alfabetização: estruturar programas para a redução geral de analfabetismo, com foco na parcela da população que deixou a escola antes de aprender a ler e a escrever.

- Programas de aceleração: oferecer programas de aceleração do aprendizado, por meio de parcerias com organizações especializadas e de ações internas da Secretaria.

14. Redução da Evasão e Reprovação

- Monitoramento em tempo real: estruturar sistema de monitoramento, por meio da internet e de outras ferramentas tecnológicas, para identificar alunos infrequentes e que apresentam comportamento de potencial abandono.

- Programas de nivelamento: prevenir as reprovações através de ações de nivelamento de conteúdo, representadas por intensivos de revisão no início de cada ano, revendo os principais tópicos do currículo, e no início do ensino médio, reforçando por alguns meses conceitos básicos das principais disciplinas.

15. Apoio às Diversidades

- Ensino especial: Goiás tem um grande histórico nesta área e a proposta é aprofundar as técnicas para o aprendizado do aluno especial.

- Educação do campo: buscar parcerias com ensino profissionalizante para o jovem do campo, permitindo uma formação mais alinhada com suas necessidades.

- Educação indígena e de demais minorias: ter atenção especial à evolução do ensino das minorias.


D- Estruturar Sistema de Reconhecimento e Remuneração por Mérito.

O Governo de Goiás tem iniciado uma grande frente de meritocracia nas suas diversas instâncias. A Secretaria de Educação também acredita na importância do reconhecimento dos bons profissionais, que se esforçam e conseguem obter resultados que melhoram a aprendizagem dos alunos.

A meritocracia deve ocorrer em forma de reconhecimento financeiro, por meio das bonificações, e de reconhecimento social, evidenciado os servidores que mais merecem. Este fenômeno irá gerar uma disseminação dos bons exemplos e das boas práticas, construindo um ambiente de busca pela excelência e cultivo de bons valores para a educação.

O que já foi feito

A Secretaria de Educação lançou o Programa Reconhecer, em que os professores que estiverem em sala de aula, com boa frequência, recebem uma bonificação no fim do ano, proporcional à sua carga horária, que pode chegar a R$ 2.250,00.

Foi também lançado o Prêmio Escola, iniciativa pioneira no estado que premiará as unidades escolares que obtiverem alto desempenho no IDEB 2011 e na avaliação padronizada estadual. As escolas vencedoras receberão um valor de R$ 20.000,00 por cada etapa de ensino.

O que a reforma propõe:

16. IDEGO – Índice de Desenvolvimento da Educação Goiana

Para complementar os indicadores nacionais, é importante construir um índice goiano, de frequência anual, que permita o acompanhamento mais detalhado do nosso sistema. Esta iniciativa tem o objetivo de mensurar o desempenho da rede estadual, por meio da criação de uma ferramenta própria de avaliação.

- Avaliação estadual: criar o SAEGO (Sistema de Avaliação do Estado de Goiás), a ser aplicado anualmente em toda a rede para avaliar o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

- Fluxo e equidade: o IDEGO terá, em sua composição, o fluxo dos alunos, a exemplo do IDEB. O índice goiano levará em conta a distribuição de desempenho dos alunos e não apenas a média global. Quanto menor for a quantidade de alunos em condições insatisfatórias de aprendizagem, melhor estará a escola. Esta definição incentivará a atenção especial aos alunos que mais precisam.

- Fator socioeconômico: o índice levará em conta, no futuro, o fator socioeconômico no desempenho das unidades escolares.

- Satisfação dos pais e alunos: é proposta do Governo de Goiás levar em consideração a satisfação dos alunos e pais em relação ao ensino estadual.

17. Bônus para servidores

Dando prosseguimento ao Programa Reconhecer, esta iniciativa tem o objetivo de conceder bônus aos profissionais da educação por mérito, criando um ciclo virtuoso de busca pelo bom desempenho.

- Bônus progressivo: aprofundar a política de bonificação nos próximos anos, aumentando o valor do prêmio e atrelando sua distribuição ao desempenho dos alunos e a outros quesitos.

- Maior abrangência: o Programa Reconhecer irá estender os benefícios aos demais servidores das escolas, de forma a incentivar com que todos trabalhem em parceria pelo aprendizado dos estudantes.

18. Prêmio Escola

- Metas por escola: o programa consiste em definir metas ousadas que levem em conta a realidade e potencial de cada escola, gerando um incentivo justo e desafiador.

- Investimento na unidade escolar: repassar o prêmio financeiro de forma com que a escola deva investir nela mesma, seguindo parâmetros definidos pela Secretaria.

19. Poupança Aluno

- Incentivo ao bom desempenho: mapear, por meio da avaliação estadual, os alunos de bom desempenho e evidenciá-los.

- Prêmios em poupança: premiar financeiramente os bons alunos por meio de poupanças, em uma iniciativa pioneira no estado de Goiás.

20. Educadores do ano

- Reconhecimento social: evidenciar os personagens que fazem a diferença na educação goiana – alunos, professores e gestores que servirão como referência aos demais. Oferecer prêmios aos vencedores, como viagens de intercâmbio, reconhecimento na mídia e bônus financeiros.

- Valorizar o crescimento: levar em consideração não apenas o desempenho absoluto, mas também o crescimento de performance ao longo do tempo.


E- Realizar Profunda Reforma na Gestão e na Infraestrutura da Rede Estadual de Ensino

 No início de 2011, a Secretaria de Educação iniciou um diagnóstico da gestão e da infraestrutura da rede estadual, percebendo a necessidade de grandes mudanças nessas áreas. Em termos de gestão organizacional, viu-se a urgência em estabelecer um foco pedagógico na Secretaria. A maior parte das atividades era predominantemente burocrática e não era voltada ao aluno.

Na gestão financeira, foi identificado um dos maiores gargalos de toda a estrutura. Embora o orçamento tenha crescido ao longo dos anos, os gastos com folha de pagamento alcançaram quase 90% em 2010. A infraestrutura das escolas é outro problema que precisa ser enfrentado com o apoio de toda a sociedade, pois a situação requer grandes investimentos.

O que já foi feito:

- O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação e da AGETOP, lançou o Programa Edificar, com investimentos de R$ 6 milhões para reformas de escolas.

A gestão da Secretaria de Educação também já começou a ser modernizada. Processos foram revisados para que houvesse maior eficiência e melhor utilização dos recursos.

O que a reforma propõe:

21. Integração com os municípios

- Incentivo à municipalização: retomar gradualmente o processo de municipalização do ensino fundamental, dando o suporte necessário para que as redes municipais incorporem essas etapas do ensino.

- Diagnóstico das redes municipais: fornecer ferramentas e aplicar avaliação diagnóstica em todas as redes municipais interessadas, para que todo o Estado de Goiás tenha uma avaliação clara do nível de leitura de seus alunos no início do ensino fundamental.

- Prêmios para as escolas: premiar as escolas das redes municipais que obtiverem bom desempenho nas avaliações padronizadas.

- Material de apoio: oferecer material de suporte aos professores das redes municipais.

- Assessoria em gestão: oferecer assessoria em gestão às secretarias municipais interessadas nas práticas utilizadas na reforma estadual.

22. Excelência em Infra-Estrutura

- Processos mais eficientes: rever os principais processos ligados a construção e reforma de escolas, tornando mais ágeis os levantamentos, compras e a prestação de contas.

- Reformas: fortalecer o Programa Edificar, tendo como meta a reforma de todas as unidades escolares em estado precário.

- Pequenos reparos: estruturar equipe que realizará pequenos reparos com mais agilidade e menos burocracia.

- Parcerias com o setor privado: estimular parcerias com empresas e outras organizações de forma a potencializar os investimentos nas escolas.

23. Otimização de gastos

Para a realização da Reforma Educacional, que inclui o pagamento do Piso Salarial, investimento em infra-estrutura e nos demais processos, é preciso realizar economias e redirecionar os gastos. Esta iniciativa tem o objetivo de otimizar os gastos da educação estadual, de forma a utilizar os recursos nas áreas mais importantes.

- Racionalização de gastos: com o apoio de consultoria especializada, foram identificadas oportunidades de economia em mais de R$ 100 milhões anuais. Esta iniciativa visa aplicar estas economias em áreas como redução de temporários, reordenamento de rede, redistribuição de funções administrativas, etc .

24. Excelência em Gestão

- Eficiência nos processos: revisar e simplificar os principais processos, para ganhar agilidade e atender melhor nosso público-alvo.

- Acompanhamento do aluno: estruturar sistema que acompanhe a evolução do aluno ao longo de toda a educação básica.

- Sistema de monitoramento: implementar sistema de inteligência para monitoramento de dados em tempo real que mostre o desempenho da rede nos seus 3 níveis – secretaria, regionais e escolas.

- Boletins de transparência: elaborar boletins de desempenho para todas as esferas da rede – escolas, regionais e Secretaria, e disponibilizar para toda a sociedade.

25. Escola Modelo e Comunidade

- Foco pedagógico: revisar as atividades e atribuições nas escolas de forma a deixar claro o foco pedagógico da unidade escolar e de seus principais servidores.

- Revisão dos processos: simplificar e otimizar os processos básicos das escolas – operacionais, financeiros e pedagógicos.

- Manual referência: elaborar um manual, anualmente, contendo o modelo de funcionamento e exemplos de sucesso da própria rede, para servir de referência às escolas.


Metas Definidas para o Estado de Goiás

Para cada pilar estratégico da reforma educacional, há metas bem definidas para o Estado de Goiás

1 – Valorizar e fortalecer o profissional da Educação

Metas Gerais:

- Remuneração mais compatível com a função no mercado de trabalho

- Oportunidade de capacitação de alto nível a todos os servidores

2 – Adotar práticas de ensino de alta aprendizagem

Metas Gerais:

- Toda criança plenamente alfabetizada até os 7 anos*

- Proficiência adequada dos alunos nas provas padronizadas

3 – Reduzir significativamente a desigualdade educacional

Metas Gerais:

- Todo aluno com aprendizado adequado à sua série*

- Todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos*

- Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola*

4 – Estruturar sistema de reconhecimento e remuneração por mérito – Programa Reconhecer

Meta Geral:

- Servidores com avaliação e remuneração condicionada a critérios técnicos

5 – Realizar profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino

Metas Gerais:

- Investimento ampliado e bem gerido*

- Padrões mínimos de infraestrutura*

* Meta estabelecida pelo Programa Todos Pela Educação e/ou PNE

Todas as notícias e agendas dos debates voce encontra no site da secretaria de educação endereço abaixo ou  aqui com as tags: Goiás Educação

Todo este Conteúdo se encontra publicado originalmente no site da Secretaria de Educação do estado de Goiás, endereço acesse aqui: http://www.seduc.go.gov.br/especiais/pactopelaeducacao/  

domingo, setembro 04, 2011

Goiás

Secretário Thiago Peixoto irá divulgar diretrizes da reforma educacional


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, anuncia, nesta segunda-feira, 5, o “Pacto Pela Educação”, um conjunto de diretrizes que compõem a reforma educacional e que tem como objetivo fazer com que o Estado de Goiás torne-se referência em Educação para todo o país.

O “Pacto Pela Educação” tem cinco eixos norteadores. No total, 25 ações de forte impacto no sistema educacional goiano formam estes cinco pilares. As medidas serão divulgadas pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, a partir das 14 horas, no Teatro Escola Basileu França.

Além do compromisso público do governo estadual em promover um grande salto de qualidade na Educação em Goiás, o “Pacto Pela Educação” também reforça a necessidade de toda a população trabalhar em prol deste grande projeto. Por isso, representantes de diversos setores da sociedade civil organizada participarão deste importante anúncio.

Na oportunidade, representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC) irão detalhar como o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) tem contribuído com a Secretaria de Estado da Educação desde o início desta gestão e como trabalhará com outras pastas do governo do Estado de Goiás.

Lançamento do “Pacto Pela Educação” – Diretrizes da Reforma Educacional 

Data: 5 de setembro, segunda-feira

Horário: 14 horas

Local: Teatro Escola Basileu França. Av. Universitária, n.º 1750, St. Universitário

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