Por Dinalva Heloiza
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sócio-econômico, e particularmente o impacto que estas exercem na redução da pobreza, geração de emprego e no contexto da integração social.
Com o tema "Empresa Cooperativa Construindo um Mundo Melhor", a promulgação do Ano pela Agência das Nações Unidas, visa incentivar o crescimento e a criação de cooperativas em todo o mundo. Essa comemoração visa também encorajar, indivíduos, comunidades e governos a reconhecerem a contribuição das Cooperativas em alcançar internacionalmente os objetivos e metas acordadas ao desenvolvimento, tais como os Objetivos e Metas de Desenvolvimento do Milênio.
A Assembléia Geral da ONU, conforme cita a Resolução A/RES/64/136 encoraja a todos os Estados-membros, das Nações Unidas e a todos os interessados a visitarem e conhecerem através do portal da AIJ na promoção das cooperativas, o que visa aumentar a consciência de sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico e promover a formação e o crescimento das cooperativas.
As cooperativas são empresas comerciais pertencentes e controladas pelos próprios membros que as servem. Sua natureza direção- membro, são um dos fatores mais claramente diferenciados das empresas. Esse fato significa que as decisões tomadas em cooperativas são equilibradas pela busca do lucro e as necessidades e interesses dos membros e suas comunidades.
As cooperativas assumem muitas formas de operar em todos os setores da sociedade. Mas partem de um conjunto único de princípios, os quais é necessário mantê-los em sintonia com sua característica diretores-membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa Postagem