Fapeam incentiva pesquisa sobre geração de energia solar
O Governo do Amazonas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-JR), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estimulou o bolsista Elton Rocha Chaves Júnior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam-Distrito), a desenvolver o projeto “Sistema de posicionamento automático para aumentar a conversão de energia em painéis fotovoltaicos”.
O trabalho partiu da necessidade de se buscar alternativas de energia para localidades isoladas no interior do Estado. A pesquisa também recebeu recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi transformada em artigo que foi apresentado no 6º Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte/Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi 2011), realizado em dezembro do ano passado, em Natal (RN).
Na prática, a pesquisa realizada em 2011, teve por objetivo desenvolver um sistema automático de posicionamento de painéis fotovoltaicos para aumentar a conversão de energia solar em elétrica (painel solar) e, dessa forma, incentivar o uso desse tipo de energia.
“Ter esse artigo aprovado e apresentado em um congresso como esse, foi uma ótima oportunidade de divulgar a pesquisa. Tive contato com profissionais e pesquisadores qualificados, o qual contribuiu com a minha qualificação acadêmica e profissional, além de conhecer novos projetos pude descobrir novos horizontes sobre o uso de energia limpa e alternativa. E claro, também divulgar a instituição de ensino onde me formei, o Ifam”, afirmou Elton.
Sobre o Pibic Jr – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior é desenvolvido pela Fapeam, em parceria com o CNPq, e consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.
“Participar do Pibic foi uma grande oportunidade de, ainda no Ensino Médio, ter contato e fazer parte de um grupo de pesquisas reconhecido inclusive pelo CNPq. O apoio financeiro da Fapeam foi de fundamental importância para o incentivo e execução do projeto”, finalizou Rocha.
Ascom Governo do Estado do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa Postagem