As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

terça-feira, março 20, 2012

Brasil


Produtos de agricultura familiar agradam empresas estrangeiras em feira nos EUA
Potenciais compradores de empresas atacadistas dos Estados Unidos, China, Índia, México, Costa Rica e Japão prospectaram negócios no valor de US$ 750 mil no estande do Ministério do Desenvolvimento (MDA), instalado na Expo West – Natural Products, umas das mais importantes feira do setor de orgânicos e naturais dos EUA.

O evento, que aconteceu de 8 a 11 de março, reúne os mais novos produtos à base de alimentos naturais e especiais, além de outros itens relacionados a saúde, beleza e vida natural, suplementos e produtos para animais. A participação brasileira beneficiou mais de 14 mil famílias de agricultores do Brasil.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, destaca a participação organizada dos agricultores familiares no evento realizado no maior mercado de produtos orgânicos do mundo.

“O evento foi importante para conhecermos os principais compradores do setor e identificar suas principais demandas naquele país. Além disso, foi uma excelente oportunidade de mostrarmos para o mundo os produtos da agricultura familiar. Esperamos que a participação do MDA e dos empreendimentos no evento americano se repita e se consolide, como aconteceu no mercado europeu, na Biofach Alemanha", enfatizou o diretor.

Esta foi a primeira participação dos empreendimentos da agricultura familiar brasileira no evento, que puderam ofertar a enorme diversidade dos produtos das regiões do Brasil. Foram mostrados produtos, como as cachaças, licores e bebidas com frutas e caipirinha da região Sul, a castanha de baru, barras de cereais, cookies e granolas produzidas no Centro-Oeste brasileiro, e os produtos derivados do fruto da palmeira jussara na região Sudeste do País. Realizada anualmente na Califórnia (EUA), a Expo West agrega mais de 3 mil expositores e recebe aproximadamente 58 mil visitantes em seus pavilhões.

Participaram desta edição da Expo West a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas (Coopcerrado), Ciano Alimentos, ABD Sul, Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cachaçaria Weber Haus e Bio Frutas. Além desses empreendimentos, estiveram presentes no estande do MDA  a Associação Nacional da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio), que representou mais de 52 associações e cooperativas da agricultura familiar, e a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica), representando os 18 grupos produtivos que integram o Programa Talentos do Brasil.

Cachaça
As cachaças feitas de cana-de-açúcar e de frutas vermelhas foram bem-recebidas pelo público estrangeiro. O contato comercial realizado entre a Cachaçaria Weber Haus, do Rio Grande do Sul, e uma empresa americana, que distribui os seus produtos em 22 estados americanos, resultou em pedidos de exportação de 40 mil litros de cachaças mistas até o final de 2012. O volume de negócios chega a U$S 320 mil.

De acordo com o representante comercial da Weber Haus, Evandro Weber, a participação na feira foi importante para consolidar alguns contatos comerciais já iniciados anteriormente. “A feira foi uma oportunidade de conhecermos mais sobre o mercado americano e vender o produto não apenas a granel, mas o produto pronto, que é o nosso foco. Também foi uma oportunidade para a Abrabio apresentar os produtos de outros empreendimentos da agricultura familiar do Brasil, que estão sendo preparados para a Copa do Mundo de 2014”, destacou. A Weber Haus congrega o trabalho de 22 família de agricultores familiares de Ivoti (RS).

Moda Sustentável
A participação do Programa Talentos do Brasil na Expo West resultou em negócios internacionais com representantes de lojas de moda de Porto Rico e Los Angeles, entre outras cidades do exterior.

No segmento moda, o apelo maior foi pelos chapéus de Tururi, fabricados pelas artesãs de Muaná, Ilha de Marajó (PA), e para os chapéus de piaçava, do grupo Cá e Lá, produzidos nos municípios baianos de Entre Rios e Mata de São João (BA). Os visitantes também se encantaram com as peças bordadas e com rendas feitas pelas artesãs do Piauí, e realizaram pedidos dos chinelos da coleção Eu Amo O Brasil/Talentos do Brasil, criada para a Copa do Mundo de 2014.

A coordenadora do Programa, Patrícia Mendes, diz que houve um grande interesse pela moda sustentável brasileira. “Os americanos querem comprar os nossos produtos e internacionalizar a marca do Talentos do Brasil. Já programamos um encontro, para outubro, entre estilistas e formadores de opinião de Los Angeles e do Brasil para desenvolvermos em conjunto uma linha de acessórios e roupas até o final de 2012”, contou.

A expectativa agora é fechar negócios futuros e avançar nas negociações. “Tínhamos grande interesse em conhecer o mercado americano. Com essa oportunidade, foi possível manter um contato direto com empresários de grandes redes de atacado e conhecer a forma de consumo naquele país. Os clientes estrangeiros querem o produto brasileiro que agrega história e conceito”, destacou Patrícia Mendes.

O Programa Talentos do Brasil foi criado em 2005 e é coordenado pelo Departamento de Agregação de Valor da SAF/MDA. A iniciativa tem parcerias importantes, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), a Caixa Econômica Federal, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Pacto de Cooperação Brasil e Alemanha Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (Giz), Ministério do Turismo, dos movimentos sociais e dos movimentos sindicais que promovem o intercâmbio eficaz entre artistas e mercado.
Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens