As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

terça-feira, março 27, 2012

Desenvolvimento Sustentável.


Preservação do Aquífero Jandaíra localizado nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará terá acordo entre estados, o que garante o uso sustentável da água.

Dinalva Heloiza 


                            Região que abrange o Aquífero Jandaíra

O Aquífero Jandaíra, manancial de águas subterrâneas, localizado nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, terá um compromissado firmado que garante a utilização racional das suas águas. O marco regulatório será assinado entre o Rio Grande do Norte e Ceará, estados onde se encontra localizado o Aquífero, e irá contemplar a utilização sustentável do manancial. Esta foi uma das conclusões do estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), apresentado na manhã desta quarta-feira (21), na Biblioteca Ney Pontes Duarte, em Mossoró.

A assinatura do marco regulatório entre os dois Estados é pioneira no Brasil. Na abertura do evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, enalteceu a necessidade de colocar em prática o estudo apresentado pela ANA. Jales acrescentou que a apresentação teve o objetivo de mostrar aos produtores de frutas, principal grupo interessado na preservação do Aquífero, os resultados do estudo realizado pelos técnicos da Agência Nacional de Águas.

O Aquífero, além de servir para uso da fruticultura irrigada, também atende através de poços, comunidades rurais de Mossoró, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado. O diretor da ANA, Paulo Varella, informou que é importante avançar no processo econômico sustentável. Varella destacou também o trabalho desenvolvido conjuntamente com os estados do Rio Grande do Norte e o Ceará neste processo.

O estudo da ANA tem entre seus objetivos a proposição de ações que visam à sustentabilidade do manancial com a gestão de águas subterrâneas, a ampliação do conhecimento hidrogeológico e a utilização da Política Nacional de Recursos Hídricos. A especialista em Recursos Hídricos da ANA, Hilda Renck Teixeira fez a apresentação detalhada do estudo do Aquífero Jandaíra, sanando dúvidas do público presente. Ela colocou como essencial a manutenção de reserva de água do Aquífero para garantir sua exploração futura.
  
O evento integra a Semana da Água 2012 e contou com a presença do Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, César Pinheiro, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará, Francisco Rennys Aguiar Frota, além de fruticultores, acadêmicos e ambientalistas.

Fonte: Ascom SEMARH/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Governo de Goiás

São Paulo

Postagens