As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quarta-feira, março 21, 2012

Rede WWF


Cidades brasileiras se mobilizam para a Hora do Planeta 2012
O Rio de Janeiro será a cidade-âncora da Hora do Planeta no Brasil. Curitiba, Natal, Campo Grande e mais 19 cidades confirmaram o apagar de suas luzes. 
Pelo quarto ano consecutivo, durante uma hora, cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, a Orla de Copacabana, Arpoador e os Arcos da Lapa, ficarão no escuro pelo planeta.

No dia 31 de março, sábado, das 20h30 às 21h30, acontecerá a Hora do Planeta 2012, movimento global promovido pela Rede WWF para chamar a atenção para a necessidade de conservar o meio ambiente, e o Rio de janeiro será novamente a cidade âncora do movimento no Brasil.
Na manhã desta terça-feira (20/03), a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, se reuniu com secretário de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, Carlos Osório, para firmar o apoio da Prefeitura do Rio à Hora do Planeta 2012, mobilização global em prol do meio ambiente.

O encontro, realizado no Centro de Operações do Rio, de onde serão apagadas as luzes dos principais monumentos da cidade, contou também com a presença de Luiz Flávio Carvalho, gerente regional do Grupo Pão de Açúcar, e de Glória Rubião, gerente de Sustentabilidade da TIM Brasil, empresas patrocinadoras do evento.
A Hora do Planeta 2012 pretende chamar a atenção da necessidade para um desenvolvimento mais sustentável, que será debatido na Rio+20. “O Rio de Janeiro se sente honrado em, mais uma vez, participar da Hora do Planeta. Nosso objetivo é incentivar ações sustentáveis e promover o uso adequado da energia”, diz Carlos Osório. A Catedral Metropolitana, a igreja da Penha, o Monumento dos Pracinhas também serão apagadas no dia 31.

“Contar com a participação da Prefeitura do Rio de Janeiro é muito importante para o WWF-Brasil e para a Hora do Planeta. Para nos desenvolvermos de maneira sustentável, é fundamental que as grandes cidades, como é o caso do Rio, estejam compromissadas em fazer sua parte. Além disso, o apagar das luzes dos ícones do Rio chamam a atenção de toda a população brasileira que receberá a mensagem para repensar o impacto de suas ações no planeta”, afirmou a secretária-geral do WWF-Brasil.

Cidades engajadas
Além das capitais Rio de Janeiro, Natal, Campo Grande e Curitiba, cidades de diferentes estados brasileiros também confirmaram a participação da Hora do Planeta 2012 e o apagar das luzes de seus monumentos. São elas: Tarumã (SP), Cachoeira Alta(GO), Barueri (SP), Osasco (SP), Viana (ES), Matão (SP), São João da Barra (RJ), Ribeirão Pires (SP), Maringá (PR), Serrolândia (BA), Rio das Ostras (RJ), Alto Caparaó (MG), Bento Gonçalves (RS), Uberlândia(MG), São José do Rio Preto (SP), Quatis (RJ), Peruibe (SP), Contagem (MG) e Brotas (SP).

Patrocinadores
“A TIM está apoiando a Hora do Planeta pelo terceiro ano consecutivo e colaborando com seu poder de mobilização de milhões de pessoas através da tecnologia móvel. Estamos dobrando a quantidade de mensagens de texto enviadas no ano passado – em 2012, encaminharemos 30 milhões de SMS convidando os clientes a apagarem as luzes no dia 31 de março – com o intuito de alcançar ainda mais pessoas para essa causa tão importante defendida pelo WWF. Também vamos usar nosso site e canais nas redes sociais para divulgar o movimento e, no dia marcado, apagaremos as luzes de nossas empenas publicitárias em mais de 20 cidades do Brasil”, destaca o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM Brasil, Maurício Bacellar.
O Pão de Açúcar sempre teve o desenvolvimento sustentável como parte de suas estratégias de planejamento, desenvolvendo ações de redução de impacto ao meio ambiente em todas as suas redes. “Exatamente por ter a preservação do meio ambiente e os recursos naturais como importante pilar de suas atividades, a rede não poderia deixar de fazer parte de um evento como a Hora do Planeta”, conta Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar. Além do patrocínio, no dia 31 de março, a rede incentivará seus clientes e colaboradores a apagarem as luzes para combater o aquecimento global.
Desde 2006, cada loja do Grupo Pão de Açúcar possui uma Comissão Interna de Controle de Energia (CICE), formada por representantes de diversos setores. O objetivo é reduzir os custos e o consumo de energia com boas práticas e a criação de uma cultura de ecoeficiência.

Além do Rio, a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, confirmou sua participação e cidades no estado de São Paulo, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia também anunciaram a adesão. No ano passado, 123 municípios, entre eles 20 capitais, aderiram ao movimento, o que tornou o Brasil o país com o maior número de cidades engajadas à Hora do Planeta.

“Neste ano, a Hora do Planeta no Brasil terá um componente especial: a Rio+20, que acontece em junho. O país será anfitrião da conferência mundial da Organização das Nações Unidas que debaterá o desenvolvimento sustentável. O ato de apagar as luzes no dia 31 será mais uma forma de mostrar ao mundo que nós, brasileiros, queremos um futuro com desenvolvimento econômico que respeite os limites do planeta e gere inclusão social”, explica a superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil,Regina Cavini.
O engajamento para a Hora do Planeta 2012 já começou. Além dos patrocinadores, a ação conta com iniciativas desenvolvidas por parceiros que aderiram ao movimento. A Eldorado será a rádio oficial pelo quarto ano e veiculará, a partir da próxima semana, spots produzidos com exclusividade.

Outras ações de mobilização estão sendo colocadas em prática como apagar as luzes de suas sedes ou unidades, programação cultural específica voltada para o evento, divulgação e campanhas junto a clientes, colaboradores e seguidores em redes sociais. A HSBC, Mapfre, rede Meliá de Hotéis, Sanofi Farmacêutica, Sesc Teresópolis, Sheraton São Paulo, Shopping Metrô Santa Cruz , Submarino.com, TAM Nas Nuvens, Vivo, são algumas das empresas parceiras.

No mundo, a iniciativa que começou em Sidney na Austrália em 2007 se espalhou para mais 5.250 cidades pelo globo no ano passado e envolveu 1.8 bilhão de pessoas em 135 países nos sete continentes.

Não fique de fora. Participe da Hora do Planeta, apague as luzes e reflita sobre como você pode mudar seu estilo de vida para ser mais sustentável.

Para mais informações, entre no site do movimento no Brasil:www.horadoplaneta.org.br. Cidades e empresas interessadas em apoiar a iniciativa podem se cadastrar pelo site.

A Brasil EcoNews, e todas as páginas da EcoNews Comunicação, participam e apoiam esta iniciativa.

Fonte: Rede WWF no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens