As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, março 22, 2012

Rio de Janeiro


Sistema de compras do Estado do Rio de Janeiro, recebe Prêmio “Melhor Inovação”.

Dinalva Heloiza

O Siga é responsável por todas as aquisições de materiais e serviços do governo.

A Seplag - Secretaria de Planejamento e Gestão do estado do Rio de Janeiro, recebeu três Martelinhos de Ouro durante o 7º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, realizado de 19 a 22 de março em Foz do Iguaçu, no Paraná, com a participação de 1.800 profissionais de todo o País.
O principal prêmio – “Melhor Inovação 2011”, na categoria Sistemas de Pregão Eletrônico - foi dado ao Sistema Integrado de Gestão de Aquisições (Siga), responsável por todas as compras de materiais e serviços do Estado do Rio de Janeiro. O sistema está sendo implantado no Estado por um Consórcio, liderado pela Accenture.

A Seplag, ganhou um Martelinho de Ouro na categoria Pregão, como órgão que mais investiu, em todo o País, na capacitação de pregoeiros e equipes de apoio, e outro, na categoria Editais, pelo Melhor Termo de Referência. Os prêmios foram recebidos pelo Subsecretário de Recursos Logísticos da Seplag, Fábio Nunes, e pela pregoeira Amanda Blanco, também servidora da Seplag.

Ao julgamento, foram adotados dois critérios de avaliação do órgão que mais investiu na capacitação de pregoeiros e equipes de apoio nas categorias: - maior percentual do orçamento do órgão inscrito para a capacitação de pregoeiros e equipes de apoio e maior número absoluto de capacitações, no qual se avalia não apenas o número de servidores inscritos, mas também o número de capacitações realizada por cada um deles.

Já na subcategoria Melhor Inovação 2011 (compras diretas, cotações, rotinas inovadoras e atualização legal), foi analisada a conexão existente entre a inovação e sua compatibilidade com a legislação e os princípios vigentes. O Termo de Referência do edital teve destaque pela sua forma de apresentação, objetividade, clareza na descrição do objeto, capacidade para propiciar avaliação dos custos, respeitando as exigências legais.

Atualmente, a contratação através do Siga é obrigatória para toda a Administração Direta, Autarquias e Fundações do Estado do Rio de Janeiro. O secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, disse que o objetivo é oferecer ao governo uma ferramenta para conduzir o processo de compras de forma integral, com banco de dados que engloba preços praticados, fornecedores, materiais e serviços atualizados.

Desde sua implantação, o Siga já realizou mais de dois mil pregões. Os pregões eletrônicos realizados por meio do sistema representaram, até agora, uma economia em torno de R$ 200 milhões. Houve também redução do tempo dos processos.

A automação do fluxo de trabalho, além de agilizar o processo de aquisição, o torna mais seguro e confiável. Apenas pessoas autorizadas e treinadas em perfis específicos de trabalho interagem com o sistema, pois a entrada de informações poderá ser rastreada para auditorias. Os dados controlados em um ambiente único garantem o cumprimento integrado de normas e reduzem a possibilidade de erros.

Com o Siga, o fluxo de trabalho do processo de compras foi automatizado, desde a catalogação de itens de materiais e serviços e o cadastro de fornecedores até a geração de requisições de compras pelos órgãos, criação do objeto do edital e julgamento de propostas, gerando informações a cada etapa, comunicadas a todos os interessados assim que são concluídas.

Para Sérgio Ruy Barbosa, a transparência obtida nas compras e licitações do governo do Estado do Rio de Janeiro a partir da implantação do sistema, torna-se ainda mais ampla, o que permite maior acompanhamento pela sociedade.

- Qualquer cidadão pode acompanhar os processos de compras de forma mais ágil, através dos editais, atas e avisos. A celeridade de um processo de compras é visível a partir do momento em que o edital esteja disponível, podendo ser acompanhado passo a passo. Com a democratização do acesso às informações, o governo do Rio de Janeiro inaugura uma nova fase na divulgação e modernidade das suas ações governamentais - afirma.

Fonte: Governo do estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens