Novo portal disponibiliza informações sobre o período fiscal mais recente; iniciativa beneficia governos e sociedade
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está tornando públicos os dados financeiros sobre as atividades do período fiscal mais recente graças a um novo portal de informações abertas.
A divulgação de dados no site http://data.undp.org permite o acompanhamento dos projetos do PNUD pelas pessoas interessadas além de oferecer aos governos dos países em desenvolvimento uma ferramenta a mais para a gestão eficaz os recursos disponibilizados para essas atividades.
“O PNUD é comprometido com a transparência e é responsável por todas as contribuições que recebemos”, afirmou a Administradora do Programa Helen Clark. “A prestação de contas garante que nós podemos ser mais eficazes em nosso trabalho para fazer uma diferença real na vida das pessoas – desde combater a pobreza e impulsionar o espaço democrático, até trabalhar com os governos em seus planos para construir sociedades sustentáveis e justas”, disse Helen.
O portal também destaca informações sobre os fundos fiduciários multilaterais administrados pelo PNUD. Conjuntos de dados adicionais, incluindo detalhes sobre receitas e despesas por áreas específicas, serão adicionados ao portal ao longo dos próximos 12 meses.
A medida está em conformidade com os acordos globais sobre eficácia da assistência assinados em Accra, Gana, em 2008, onde as organizações de desenvolvimento concordaram em divulgar publicamente informações regulares, detalhadas e atualizadas. Os gastos são publicados no formato da Iniciativa Internacional de Transparência da Ajuda (do inglês, International Aid Transparency Initiative), um conjunto global de normas de caráter voluntário que torna mais fácil o acesso, o uso e a comparação de informações sobre os gastos em assistência aos países.
A publicação dos dados baseia-se nos esforços que o PNUD vem fazendo para aumentar a transparência, o que garantiu à organização a liderança no ranking dos dez melhores classificados na categoria Transparência Moderada no Guia 2011 do índice 2011 Pilot Aid Transparency Index, gerido pela campanha Publish What You Fund.
O novo portal se antecipou a uma reunião-chave que aconteceu em Busan, na Coreia, na semana seguinte, na qual os representantes dos países em desenvolvimento e doadores, sociedade civil e organizações vão analisar a evolução dos acordos de Accra e buscar maneiras de melhorar o impacto e a relação "custo-benefício" de ajuda ao desenvolvimento.
Fonte: ONU/Pnud
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa Postagem