As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Notícias


Participe do seminário Código Florestal: a ciência, as execuções e as novas ameaças.

                                                                      © WWF-Brasil/Bruno Taitson


O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável convida para 
Seminário Código Florestal - o que diz a ciência e os nossos legisladores ainda precisam saber, amanhã, dia 28, às 14h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
O evento reunirá pesquisadores e cientistas para discutir os impactos negativos das mudanças propostas para o Código Florestal. Com mediação do economista e professor da FEA/USP, José Eli da Veiga, o seminário conta com a participação de Maria Tereza Piedade (INPA), Yara Schaeffer Novelli (USP), Cristina Godoy (Ministério Público SP), Ana Maria de Oliveira Nusdeo (USP), Francisco de Assis Costa (IPEA).

Também presentes no evento o deputados Marco Maia (PT-ES), presidente da Câmara dos Deputados; Sarney Filho (PV-MA), Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; deputados Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP) e Marcio Macedo (PT-SE); senadores Randolfe Rodrigues (P-SOL-AP) e Lindbergh Farias Filho (PT-RJ), a ex-senadora Marina Silva; e o secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, Pedro Gontijo.

Na ocasião, será entregue formalmente ao Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia, e aos deputados e senadores presentes, a publicação Código Florestal e a Ciência: o que os nossos legisladores ainda precisam saber. A publicação reúne os resumos executivos de nove estudos técnicos e científicos sobre algumas das implicações do projeto de lei do Código Florestal, permitindo uma leitura em sequência e a compreensão global de todas as dimensões pontuais que estão em jogo no projeto de reforma.

Dividida em duas secções: Áreas Úmidas, Zonas de Risco e Biodiversidade e Constitucionalidade, Legislação e Economia, a publicação mostra as inter-relações existentes entre o Código Florestal e os diversos aspectos ecológicos, agrários, jurídicos, econômicos e sociais.

Documentário

O seminário será encerrado com a exibição do filme Toxic Amazônia, dirigido por Bernardo Loyola e Felipe Milanez, sobre a investigação dos assassinatos dos ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, ganhadores o prêmio da ONU Heróis da Floresta, mortos em maio do ano passado, em Nova Ipixuna, Pará.

Também durante o evento, será encaminhada aos presentes uma petição pública (http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N20715) em favor da imediata proteção de Laisa Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo e cunhada de José Cláudio, que vem recebendo ameaças de morte.

Novas análises

No dia 29, quarta-feira, serão apresentadas no tradicional café da manhã da Frente Parlamentar Ambientalista, no Anexo IV, quando serão apresentadas análises produzidas pelo jornalista Leão Serva, sobre Perdas e Ganhos do Código Florestal, e pela doutora em geografia pela Universidade de São Paulo Regina Celia Correa de Araújo, sobre os custos socioambientais do agronegócio no Brasil. Leão Serva avalia que a opinião pública não teve acesso à melhor informação sobre a tramitação dos substitutivos e que falsos benefícios e alguns mitos foram criados em defesa das propostas.


Fonte: WWF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens