As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

terça-feira, março 20, 2012

Rio de Janeiro

Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, realiza ações para comemorar o Dia Mundial da Água.
20/03/2012

Mutirão de limpeza na Praia de Copacabana está incluído na programação especial


O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, será marcado por diferentes atividades realizadas pela Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Na parte da manhã, a partir das 9h, o secretário Carlos Minc e a presidente do Inea, Marilene Ramos, participam, na Colônia de Pescadores Z13, no Posto 6, em Copacabana, de um mutirão de limpeza do mar com dezenas de pescadores e estudantes.

Às 10h, no auditório do Inea, na Avenida Venezuela, 110, Minc e Marilene lançam a Ineana, a primeira revista técnica do Inea, seguido de palestras, debates, oficinas. O tema em destaque será, é claro, os recursos hídricos.

O Encontro das Águas, Espaço do Ambiente do Inea, na Lagoa Rodrigo de Freitas será outro palco de atividades. Das 9h30 às 13h, alunos do Instituto Superior de Educação do RJ (Iserj) participam de atividades como o monitoramento sistemático da qualidade da água da lagoa e oficina de combate à dengue. No local também pode ser visitada a exposição interativa Lagoa Limpa, o Laboratório Móvel da Cedae (mini-ETA), além de exibições de filmes.

A presidente do Inea fará a primeira palestra, às 10h30, sobre o estado das águas no território fluminense. A revista Ineana reúne artigos técnicos sobre questões ambientais e terá periodicidade semestral.

A partir das 13h30, ainda no auditório do Inea, acontecem palestras para estudantes, agentes ambientais e entidades comunitárias e ambientais sobre o projeto Ecobarreiras 2016, com Carmen Lucariny (Inea); e sobre o pacto do saneamento no RJ, com a coordenadora de Políticas de Saneamento Municipais da SEA, Eloísa Torres. Às 14h30 começa a exibição dos filmes O Caminho das Águas e Florestas e Homens. Das 15h30 às 16h haverá doação de mudas da Mata Atlântica.

Também na quinta-feira, às 14h, no Centro Cultural da Uerj, acontece o evento “Sem água, sem folha, sem orixá”, que vai empossar o conselho de guardiões do sagrado e da natureza. O conselho reunirá autoridades religiosas de matriz afro-brasileira e vai atuar na construção de políticas públicas que garantam a diversidade da vida e das culturas em unidades de conservação e a proteção das águas, compatibilizando práticas culturais e ambientais.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens