As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quarta-feira, maio 27, 2015

WED - Uma Campanha do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Dia 5 de Junho (Dia Mundial do Meio Ambiente)

                 WED 2015"Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consumir com Moderação.

Dinalva Heloiza

A Campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED), das Nações Unidas, que tem o objetivo de incentivar a consciência mundial e promover ações de preservação ao meio ambiente, em todo o mundo, ao longo dos anos, tem alcançado todos os povos do planeta e efetivamente se tornou uma plataforma ampla e global à sensibilização do público, e é amplamente celebrada por todas as partes interessadas em mais de 100 países. Ela também serve como o "dia da sociedade", voltada à todos que efetivamente querem fazer algo saudável ao meio ambiente, galvanizando ações individuais em um poder coletivo, o que estabelece mudanças exponenciais ao planeta.

O tema do WED deste ano de 2015, é "Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consumir com Moderação.". Valores tais como, o bem-estar da humanidade, preservação do meio ambiente, com o funcionamento da economia, em última análise, depende da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. E, no entanto, ocorre que as pessoas estão consumindo recursos muito mais naturais do que o planeta pode proporcionar de forma sustentável.


Muitos dos ecossistemas da Terra estão se aproximando de pontos de inflexão críticos de esgotamento ou mudança irreversível, impulsionado pelo alto crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Em 2050, se o consumo e a atual produção permanecerem os mesmos e com o atual crescimento populacional, que deverá atingir 9,6 bilhões, precisaremos de três planetas para sustentar os nossos modos de vida e de consumo.

                                       Energia Solar em aldeias

Consumir com responsabilidade e moderação, dentro de limites planetários é necessário para garantir um futuro saudável, em um planeta onde os nossos sonhos possam ser realizados. A prosperidade humana não necessita custear os recursos naturais da terra. Viver de forma sustentável, é viver mais e melhor, com menos. É necessário que tenhamos a consciência em saber que as taxas crescentes de uso dos recursos naturais, somado aos impactos ambientais que ocorrem, não são de forma alguma, subproduto necessário ao crescimento econômico.

Cada ação, soma
                                           Crianças plantando árvores

WED é a oportunidade, em que todos podem perceber a responsabilidade na preservação do Planeta Terra e tornar-se, agentes de uma necessária mudança.

"Embora as decisões individuais possam parecer pequenas em face as ameaças e tendências globais, é quando bilhões de pessoas unem forças à um propósito comum, o que inevitavelmente, faz uma enorme diferença.".  Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon

Através de décadas de celebrações do WED, centenas de milhares de pessoas em países de todo o mundo e de todos os setores da sociedade participaram de ações de preservação ambiental de forma individual e organizada. A  WED 2014 recebeu um total de 6.437 promessas e mais de 3.000 atividades foram registradas on-line, resultando um total de cerca de 9.700, o que significa o triplo em comparação aos dois anos anteriores.

Registre sua atividade hoje e seja um multiplicador

Como você vai realizar sua ação este ano, de forma a fazer sua voz ser ouvida, em prol da preservação ambiente? Partilhe a sua atividade com o resto do mundo, para que possamos continuar a inspirar os outros! Por favor, registre sua atividade e vamos apresentá-lo em nosso Wide World of WED!

Acesse o link do WED, e faça seu registro:


Com Informações do PNUMA/WED - ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens