Unesco
Capa Relatório EPT 2015 Unesco
A educação é um direito humano fundamental e essencial ao
exercício de todos os direitos. Mesmo assim, ainda existem cerca de 781 milhões
de analfabetos no mundo, e em torno de 58 milhões de crianças que se encontram
fora da escola primária, muitos jovens e mulheres e homens adultos continuam
sem aprender o que precisam saber para dirigir suas vidas com saúde e
dignidade.
Devido a uma combinação de fatores – como pobreza,
disparidade de gênero, isolamento geográfico e situação da minoria – a
qualidade da educação é um sonho distante para muitos, sobretudo para meninas
de famílias pobres em áreas rurais. Elas estão entre as crianças que enfrentam
as maiores barreiras, ao acesso à educação.
Uma das principais responsabilidades da UNESCO é defender o
direito de toda menina e menino, e de todo homem e mulher, jovem e adulto, a
ter educação de qualidade ao longo da vida – independentemente da definição
(formal, não formal ou informal).
Educação para Todos
no Brasil
O Brasil por ser um dos países na liderança da Iniciativa
Global pela Educação em Primeiro Lugar (GEFI), do secretário-geral das Nações
Unidas, tem o papel catalisador de promover o apoio político e financeiro para
a educação, entre os governos. Além
disso, o país é membro dos BRICS. Neste contexto, o Brasil tem um grande
potencial para transformar a realidade educacional de sua população, bem como
influenciar a mudança educacional dos outros países no processo de assegurar
uma educação inclusiva e de qualidade para toda a vida no âmbito da agenda
pós-2015.
Nessa linha, a UNESCO pode ter papel singular, contribuindo
para a harmonização das estatísticas educacionais brasileiras e disseminando-as
em escala mundial. Como país do E9 (grupo dos nove países mais povoados do
hemisfério sul ou em desenvolvimento), a contribuição da UNESCO parece ser de
importância particularmente crítica para o Brasil, pois o país ainda enfrenta
problemas para atingir a educação básica de qualidade para todos, a qual é
essencial para:
Ø
Continuar o processo de redução da mortalidade
infantil
Ø
Promover a equidade da educação
Ø
Assegurar o desenvolvimento sustentável, a paz e
a democracia
Relatório de
Monitoramento Global de Educação para Todos
Publicado pela UNESCO e desenvolvido por uma equipe
independente, o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos,
publicado anualmente, monitora o progresso global dos seis objetivos de
Educação para Todos. A cada ano, o relatório apresenta evidências para informar
gestores de políticas públicas sobre questões temáticas específicas como
atingir as populações marginalizadas, conflitos, habilidades para juventude ou
sobre ensinar e aprender. O Relatório apresenta dados de uma variedade de
fontes, incluindo as do Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO Institute
for Statistics), a principal fonte de estatística internacional em educação.
Relatório de
Monitoramento Global de EPT 2015
O Relatório de 2015, intitulado “Educação para Todos
2000-2015: progressos e desafios”, é a 12ª e última edição da série atual. O
Relatório fornece um relato confiável do progresso nacional e dos compromissos
assumidos pela comunidade internacional, baseado em evidência e estatística
atualizada, com análise profunda de políticas e estudos de casos informativos.
Ao analisar cada objetivo de EPT, o Relatório destaca
políticas e práticas que ajudaram ou impulsionaram o progresso nacional. Também
considera cuidadosamente a influência de tendências de investimentos financeiros
domésticos e fluxos de ajuda internacional.
Baseando-se em lições dos relatórios anteriores, o Relatório
de EPT 2015 oferece claras recomendações para ajudar líderes políticos
mundiais, regionais e nacionais a melhor definir e monitorar os objetivos e
metas em educação após 2015.
Acompanhamento do
Desenvolvimento da Educação
A Organização também coordena um movimento internacional em
apoio à Educação para Todos (EPT) e é responsável por monitorar o alcance dos
objetivos referentes à educação acordados internacionalmente.
Com vistas a após 2015 – a data limite estabelecida pela
comunidade internacional para atingir os objetivos de EPT – a UNESCO também
está monitorando desenvolvimentos da educação de forma mais ampla por meio de
pesquisa e promovendo debates internacionais.
Os instrumentos normativos desenvolvidos pela ONU e pela
UNESCO estabelecem obrigações legais internacionais pelo direito à educação
para todos.
A Organização defende esse direito por meio do monitoramento
da implementação dos instrumentos normativos, capacitações e relatórios de
progresso. A UNESCO também ajuda os países a desenvolver marcos legais, bem
como mobiliza parceiros mundiais sobre questões relacionadas ao direto à
educação.
A UNESCO coordena os esforços internacionais para atingir os
seis objetivos da EPT, trabalhando junto com governos, agências de
desenvolvimento, sociedade civil, acadêmicos e setor privado. Como a Agência
líder da EPT, a UNESCO concentra suas atividades em cinco áreas principais:
Ø
Diálogo sobre políticas públicas,
Ø
Monitoramento,
Ø
Advocacy,
Ø
Mobilização de recursos e
Ø
Desenvolvimento de capacidades. Desde 2011, a
UNESCO também lidera as consultas sobre a agenda de educação pós-2015.
Repensar a educação
Acesse aqui o Relatório "Conciso" em Português > Relatório "Conciso" EPT 2015 - Português
Acesse aqui o Relatório Completo em Inglês. > Relatório EPT 2015 Completo - Inglês
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