As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

domingo, novembro 29, 2015

Teve início em Paris, na França, a 21ª Conferência Anual das Partes - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP21.

Dinalva Heloiza

Visando uma resposta política global ao cenário das alterações climáticas, ainda em 1992, durante a realização da Cimeira da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro, Brasil, a chamada Convenção do Rio, foi palco da adoção do Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na sigla (UNFCCC).


Na época a Convenção do Clima, estabeleceu um quadro de ação, com objetivos destinados a estabilizar as concentrações atmosféricas dos gases de efeito estufa (GEE), visando evitar uma interferência antropogênica, que colocaria em risco todo o sistema climático do Planeta Terra. A UNFCC entrou em vigor em 21 de março de 1994, e conquistou uma grande adesão em todo o Planeta, hoje se somam 195 partes que adotaram a Convenção.

O principal objetivo da Conferencia Anual das Partes (COP), é revisar a implementação da Convenção pelas Partes signatárias. A primeira COP teve lugar em Berlim em 1995, desde então vários encontros significativos ocorreram. Dentre os que mais se destacaram, podemos citar a COP3, onde foi adotado o Protocolo de Quioto; a COP11, cenário do Plano de Ação de Montreal; a COP15, que aconteceu em Copenhague, onde foi estabelecido um Acordo com objetivos amplos, visando o sucesso do Protocolo de Quioto, o que infelizmente não aconteceu, e a COP17, em Durban, onde foi criado o Fundo Climático Verde.


Em 2015, acontece a COP21, também conhecida como a Conferência do Clima de Paris, onde após mais de 20 anos de negociações, a Organização das Nações Unidas, visa enfim, alcançar um acordo juridicamente vinculativo e universal sobre o clima, com o objetivo de manter o aquecimento global, abaixo dos 2°C.

O ponto que dará início as negociações durante a realização da COP21, será estabelecer uma política comum à redução das emissões. Em primeiro lugar serão revisadas as promessas que os países do Quadro das Nações Unidas, se comprometeram junto às denominadas INDCs (Contribuições Pretendidas Nacionalmente Determinadas). São essas contribuições que irão demonstrar o compromisso destes países com a minimização da temperatura global.

Fórum de Inovação Sustentável!

Em 2014, durante a realização da COP20, que aconteceu em Lima, no Peru, os negociadores desenvolveram um documento, o 'Lima Call For Climate Action', um projeto que estabelece as bases para um novo Acordo Climático Global.

Paralelo a COP20, ocorreu o Fórum de Inovação Sustentável, com mais de 400 conferencias paralelas, onde foram apresentados projetos e iniciativas de pesquisas. O Fórum foi o maior evento comercial durante a COP20.

O Fórum de Inovação Sustentável de 2015 será realizado em parceria com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e irá reunir mais de 500 participantes em sessões expandidas, durante dois dias, com vistas à ampliar ainda mais o estabelecimento das parcerias e consolidar uma maior escala à inovação empresarial no cenário das mudanças climáticas. O que estabelece à estes empresários, ampliação e  maior ampliação de seus mercados em cenário internacional.  Juntam-se, os lideres de negócios, o governo, a ONU e os organismos públicos para acelerar ainda mais o desenvolvimento internacional sustentável e ampliar as iniciativas em prol de um clima mais favorável.

Organizado pela Ação Climática, em parceria com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) ao lado do COP, o Fórum gera debate robusto e permite o compartilhamento de ideias, tecnologias e soluções que possam ser transformadas em ações positivas para reforçar a agenda do desenvolvimento pós-2015. O Fórum de Inovação Sustentável 2015 incidirá sobre os progressos inovadores na luta contra as maiores questões que envolvem as alterações climáticas no momento.


Ao sediar a COP21, a França desempenha um papel de liderança internacional, essa será uma das maiores conferências internacionais já realizadas no país. A Conferencia acontece em Le Bourget de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2015, onde já estão  confirmadas as presenças de 147 chefes de estado e de governo, o encontro promete ser o maior evento já realizado pelas Nações Unidas fora de sua sede em Nova York.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens