Tradução Dinalva Heloiza
Esta semana, enquanto governos, organizações internacionais, sociedade civil, juventude, setor privado e ativistas de todo o mundo se reúnem para o Fórum de Igualdade de Geração em Paris, a UNESCO e o Relatório de Monitoramento da Educação Global apelam aos países para garantir que todas as meninas completem 12 anos de educação segura e de qualidade até 2030.
Há pouco mais de 25 anos, em 1995, 189 governos adotaram a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, comprometendo-se a melhorar a educação e o treinamento de mulheres e meninas. De acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 sobre educação de qualidade inclusiva e equitativa e aprendizagem ao longo da vida estabelece metas ambiciosas para garantir a igualdade de oportunidades.
Isso inclui uma meta que visa
garantir que todas as meninas e meninos completem 12 anos de educação até 2030.
O cumprimento dessa meta pode ajudar a reduzir a gravidez na adolescência e
aumentar a renda futura de meninas e mulheres, entre uma série de outros
benefícios. Cumprir essa meta é um investimento inteligente a se fazer.
O artigo analisa se a promessa de
completar 12 anos de educação para meninas até 2030 está no caminho
certo. Explora as mudanças na evolução das taxas de conclusão de meninas e
meninos no ensino fundamental e médio desde 1995.
Como mostra o artigo, as meninas
estão alcançando as taxas de conclusão, mas a desvantagem continua aguda em
alguns países. No geral, assim como a matrícula de meninas na educação
melhorou nos últimos 25 anos, com mais 180 milhões de meninas matriculadas
na educação primária e secundária, as meninas também obtiveram ganhos
impressionantes na redução da lacuna na conclusão da educação primária e
secundária.
As taxas médias de conclusão do
ensino fundamental das meninas aumentaram quase 20 pontos percentuais nos
últimos 25 anos, chegando a 87%. O progresso mais rápido foi na Ásia
Central e do Sul, onde pouco mais da metade de todas as meninas concluíram a
escola primária em 1995, em comparação com 90% da geração atual. As
lacunas na conclusão da educação no nível secundário superior são, no entanto,
particularmente preocupantes, visto que as meninas ainda são as mais
desfavorecidas em muitos países.
Este artigo visa informar o Fórum
da Igualdade de Gerações, que ocorre de 30 de junho a 2 de julho, que apela a
compromissos concretos, ambiciosos e sustentáveis para alcançar a igualdade
de género, tendo a educação como tema transversal.
Mais de 11 milhões de
meninas podem não voltar à escola após a pandemia COVID-19 e o fechamento
das escolas. As meninas adolescentes correm um risco particular. Para
cumprir o compromisso de não deixar ninguém para trás, governos e parceiros
precisam fazer investimentos significativos para garantir que todas as meninas
concluam um ciclo completo de educação básica até 2030.
O documento propõe seis áreas-chave
de ação que incluem, entre outras, a coleta de dados desagregados por sexo,
professoras, custos relacionados à educação, nutrição, saneamento e higiene e
prevenção da violência escolar de gênero.
2021 é um ano crítico para
investimentos na educação de meninas. Em julho, o Global Education Summit:
Financing the Global Partnership for Education 2021-25 irá convidar
compromissos financeiros para apoiar a educação de qualidade para meninas e
meninos. Governos e parceiros precisam agir agora para cumprir sua promessa
de 12 anos de educação para todas as meninas.
Publicado originalmente no site oficial da UNESCO
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