Dinalva Heloiza
Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou a campanha “Que nenhuma criança fique para trás na luta contra o tráfico de pessoas”. Esta campanha global clama por ação acelerada para acabar com o tráfico de crianças e adolescentes. Atualmente, 1 em cada 3 vítimas de tráfico de pessoas no mundo é uma criança, com as meninas sendo desproporcionalmente afetadas.
O 30 de julho também marca, no Brasil, o Dia Nacional do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Nesta data, o país lançará, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com apoio do UNODC, o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – documento norteador das ações e políticas do Estado brasileiro no enfrentamento a este crime – e o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas: Dados 2021 a 2023.A campanha destaca que crianças e adolescentes enfrentam o dobro de chances de sofrer violência durante o tráfico comparado aos adultos, com regiões como África Subsaariana, Norte da África e América Latina e Caribe suportando um fardo desproporcional. Crises como conflitos armados, pandemias, dificuldades econômicas e desafios ambientais aumentam a vulnerabilidade dessas crianças, exacerbada pela proliferação de plataformas online usadas por traficantes para recrutar e explorar jovens.
No Brasil, em 30 de julho, o Dia Nacional do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será marcado pelo lançamento do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e do Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas, com foco na prevenção e combate ao tráfico de crianças. Este plano inclui ações como disseminação do tema em escolas, apoio a projetos de ciência e tecnologia, e reformas na legislação para melhorar as respostas institucionais.
Em 2024, o MJSP e o UNODC, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, lançaram o gibi "Sonho Perigoso", com a Turma da Mônica Jovem, abordando o aliciamento digital de crianças e adolescentes. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, enfatizou a urgência de renovar o compromisso para um futuro seguro e livre para todas as crianças.
Renovar nosso compromisso
Em sua mensagem para a data internacional, o
secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, enfatiza a urgência de
"renovar nosso compromisso com um futuro em que todas as crianças estejam seguras
e livres."
"O tráfico de pessoas é um crime horrível que tem
como alvo as pessoas mais vulneráveis em nossas sociedades. Apelo aos governos,
à sociedade civil e ao setor privado, inclusive às empresas de tecnologia, para
que intensifiquem seus esforços e colaboração para que nenhuma criança seja
vitimada e nenhum traficante fique impune."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa Postagem