As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

domingo, setembro 01, 2024

Em 2024 e com presidência anual rotativa do Brasil, a Cúpula do G20 acontece na cidade do Rio de Janeiro em 18 e 19 de novembro!

 Dinalva Heloiza - Com informações do G-20 e UNESCO.

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional, e desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundial em todas as grandes questões econômicas internacionais.


O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

A realização da Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo, o Brasil. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.

No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

G20 Brasil: contribuição da UNESCO para o enfrentamento da desigualdade

                                                            Ponte Juscelino Kubistchek - Brasília/DF

Como as guerras começam nas mentes de homens e mulheres, é nas mentes de homens e mulheres que a paz deve ser construída. A UNESCO utiliza a educação, a ciência, e a cultura, a comunicação e a informação para promover a compreensão mútua e o respeito por nosso planeta, trabalhando para fortalecer a solidariedade intelectual e moral da humanidade e trazer à tona o melhor da nossa humanidade compartilhada.

Por iniciativa da Presidência Brasileira, e pela primeira vez, a UNESCO está contribuindo para o trabalho do G20 como um parceiro privilegiado. Para esse fim, e pela primeira vez, o Diretor-Geral nomeou um Serpa do G20 da UNESCO. 

A Diretora-Geral da UNESCO participou da reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20, no Rio de Janeiro, onde apresentou o papel da Organização, como parceira privilegiada deste Fórum. 

Contribuições da UNESCO para as discussões dos especialistas

O G20 fornece um fórum para discussão entre especialistas dos vários países membros e parceiros. Essas discussões se concentram em temas específicos para responder aos desafios mais urgentes e às prioridades do G20 do Brasil.

A UNESCO, como parceira chave de conhecimento, participará dos seguintes grupos de trabalho do G20, com foco na Prioridade África e Igualdade de Gênero:

Educação - Recomendação:

O objetivo da Recomendação é promover o acesso universal à informação através de materiais de aprendizagem abertos e de qualidade.

Pesquisa e Inovação - Recomendação:

Como parte deste grupo de trabalho, a UNESCO será uma parceira de conhecimento sobre a prioridade de inclusão, diversidade e combate às desigualdades em ciência, tecnologia e inovação

Cultura - Recomendação:

A UNESCO apoiará o grupo de trabalho da Cultura nas suas 4 prioridades: Diversidade cultural e inclusão social; Cultura, ambiente digital e direitos de autor; Economia criativa e desenvolvimento económico sustentável; e, Preservação, salvaguarda e promoção do património cultural e da memória.

Economia Digital - Recomendação:

A UNESCO, como parceira de conhecimento do grupo de trabalho Economia Digital, participará em duas prioridades:

• Ética da inteligência artificial
• Integridade da informação

Igualdade de Gênero - Recomendação:

A UNESCO implementa sua Prioridade Global Igualdade de Gênero fornecendo soluções para reduzir desigualdades na e por meio da educação, empoderamento das mulheres na ciência e tecnologia para ações ambientais, promovendo inclusão e combatendo a violência de gênero, eliminando a exclusão digital de gênero e apoiando o empoderamento das mulheres em contextos de crise, emergência e recuperação precoce. 

Sustentabilidade Ambiental e Climática - Recomendação:

Os oceanos desempenham um papel fundamental na regulação do clima e do tempo. Manter os oceanos saudáveis ​​é fundamental para combater as mudanças climáticas.

Redução do risco de desastres - Recomendação:

A UNESCO está agindo de forma abrangente, defendendo a conscientização sobre riscos, a prevenção e a preparação, além de reconstruir melhor, promovendo o aprendizado e desenvolvendo capacidades.

Emprego - Recomendação:

Promover a diversidade no mercado de trabalho. A UNESCO trabalhará em conjunto com o grupo de trabalho de emprego do G20 e fornecerá dados sobre igualdade de gênero e raça no espaço de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens