As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, março 11, 2024

UNESCO destaca iniciativas para erradicar a pobreza e acelerar a igualdade de gênero na CSW68.

CSW68 (Sexagésima Oitava Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher)

Com informações da UNESCO

A UNESCO destaca a urgência de acelerar a consecução da igualdade de gênero, abordando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero na CSW68 e partilha experiências bem-sucedidas e orientações para ações futuras.

A sexagésima oitava sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW68) terá lugar de 11 a 22 de março de 2024, reunindo representantes dos Estados-Membros, entidades da ONU e organizações não governamentais em todo o mundo para explorar bases estratégicas destinadas a promover a igualdade de gênero, combate à pobreza e reforço das instituições através de financiamento e orçamentação sensíveis ao gênero.

Para contribuir para o discurso mais amplo da CSW 68, a UNESCO acolherá no dia 13 de março o evento paralelo “Eliminando a pobreza: intervenções estruturais através da educação, cultura e ciências. ”

Os parceiros e beneficiários da UNESCO irão aprofundar-se em áreas interligadas da ação da UNESCO para promover a igualdade de gênero na e através da educação; capacitar as mulheres na ciência para a ação ambiental; remodelar as normas sociais e apoiar o empoderamento econômico das mulheres através da cultura e do patrimônio; e colmatar o fosso digital de gênero.

Estas são unanimemente reconhecidas há décadas como áreas cruciais de intervenção para acelerar a consecução da igualdade de gênero, colocando as mulheres e meninas na linha de frente como solucionadoras de problemas para traçar um caminho claro a seguir em benefício de toda a sociedade. 

Especialistas, decisores políticos, partes interessadas da sociedade civil e representantes do setor privado envolvidos nos principais programas e iniciativas da UNESCO partilharão experiências e melhores práticas para: 

  • Financiar a educação transformadora de gênero, explorando a intersecção da educação transformadora de gênero e mecanismos de financiamento e experiências em orçamentação sensível ao gênero. 

  • Mobilizar mulheres cientistas e líderes para enfrentar a emergência climática, através do intercâmbio de melhores práticas para aproveitar o conhecimento científico e local das mulheres para enfrentar os desafios ambientais.

  • Combater a pobreza e capacitar as mulheres indígenas através do patrimônio vivo, para promover narrativas diversas e desafiar estereótipos. 

  • Reforçar a voz e a liderança das mulheres na esfera pública digital, explorando ameaças, bem como avanços e soluções positivas derivadas de desenvolvimentos generativos de IA.

 A UNESCO desempenhará um papel fundamental nas discussões gerais da CSW68, enfatizando intervenções e experiências intersetoriais em todo o seu mandato para promover a igualdade de gênero através da educação, cultura, comunicação e ciências, intervindo nos seguintes diálogos e eventos paralelos sobre:

  • Colmatar a disparidade de gênero na educação: Como enfrentar as barreiras de longo prazo e os desafios emergentes num mundo de crises complexas? (12 de março, 13h00-14h45 EST)

  • Mulheres jornalistas afegãs (12 de março, 12h00 -14h00 EST)

  • Aproveitando a educação em emergências para a ação climática (14 de março, 8h15 – 9h45 EST)

  • Impulsionando a responsabilização e a liderança: A Plataforma Global para a Igualdade de Gênero na e através da Educação (15 de março, 9h00 – 10h30 EST)

  • Empoderando as Mulheres na Era Digital: Compromisso da WSIS com a Inclusão de Gênero (19 de março, 13h15 – 14h30 EST)

  • Rumo à agenda 2030: Progresso na educação de mulheres e meninas em África na última década (19 de março, 15h00 – 17h00 EST)

  • Lançamento da primeira rede global de mulheres do cinema e da mídia audiovisual (21 de março, 6h30 – 7h45 EST)

 Veja programa e lista de palestrantes

Participe do evento on-line

Assista aqui .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens