As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quarta-feira, dezembro 11, 2024

Entrevista com Rosa Berardo - Do Xingu à Sorbonne, Uma Notável Trajetória entre a Fotografia e o Cinema!

 

Dinalva Heloiza


Rosa Maria Berardo
, nasceu em 18 de dezembro de 1961 (62 anos), em Monte Aprazível, SP - ela é professora universitária da UFG, cineasta e fotógrafa premiada - no cinema atua como produtora, diretora e roteirista. Formou-se em Comunicação Social e jornalismo pela UFG, onde também é professora titular e orientadora do mestrado e doutorado no Programa de Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Com um amplo trabalho dedicado às produções que abordam questões de identidade cultural, alteridade, gênero e etnia, sempre com um olhar atento às transformações sociais e culturais.

Em seu currículo acadêmico consta ainda o mestrado em Artes pela USP; mestrado em Cinéma et Audiovisuel pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3; doutorado em Cinéma et Audiovisuel - Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e ainda Pos-doutorado em Ciências Sociais e Cinema na Universite du Quebec em Montreal, UQAM, no Canada.

sábado, dezembro 07, 2024

76 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Um Chamado à Ação no Brasil e no Mundo

 

Dinalva Heloiza

Banner da ONU - A inegociabilidade dos Direitos Humanos 


No dia 10 de dezembro, celebramos o 76º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um marco global que, desde sua criação em 1948, tem guiado as nações em sua busca por justiça, igualdade e dignidade para todos. A cada ano, esse dia nos convida a refletir sobre os avanços e desafios em torno dos direitos humanos, e, no Brasil, essa reflexão ganha relevância à medida que enfrentamos um cenário complexo de conquistas e retrocessos. Este 76º aniversário não é apenas uma oportunidade para celebrar, mas também um chamado urgente para continuar a luta pela plena realização dos direitos humanos, especialmente em um contexto político e social tão desafiador.

segunda-feira, dezembro 02, 2024

Como um acordo inovador pode gerar bilhões para proteger a teia da vida.

 


A recém-concluída Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), realizada em Cali, na Colômbia, deu início a um acordo histórico sobre como compartilhar os benefícios do uso de informações genéticas sequenciadas do mundo natural. O acordo foi saudado por alguns como um ponto de virada na conservação da biodiversidade global e uma vitória para os países e as comunidades que protegem a natureza.  

O acordo sobre o que é conhecido como sequenciamento genético digital (DSI, na sigla em inglês) diz que as empresas que usam dados genéticos - incluindo aquelas dos setores farmacêutico e agrícola - devem pagar para o que agora é chamado de “Fundo Cali”. A ser operado pela ONU, ele canalizará dinheiro para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.   

O acordo foi firmado dois anos depois que os países assinaram o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, um acordo histórico para deter e reverter a perda da natureza.  

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens