As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Goiás

USP lança MBA presencial em Goiás


Dinalva Heloiza

Discurso do governador Marconi Perillo no lançamento do MBA da USP

O governador Marconi Perillo participou hoje do lançamento, em Goiânia, do MBA em Gestão Finanças, Risco e Ambiente Econômico para o Setor Sucroenergético da Universidade de São Paulo (USP). É o primeiro ministrado além da fronteira paulista. A solenidade, que contou com diversas autoridades, aconteceu durante almoço no Palácio das Esmeraldas.

Durante o evento, Marconi ressaltou a satisfação de celebrar mais um convênio com a USP. “A primeira parceria começou lá atrás com a ideia da Fundação. Depois com o suporte intelectual de conteúdo na viabilização do Bolsa Futuro e agora este programa de MBA do Etanol”. Este MBA tem o apoio, em Goiás, da Associação Comercial e Industrial do Estado (Acieg), do Instituto Proeconomia e do Sindicato da Indústria da Fabricação de Etanol de Goiás (Sifaeg).

De acordo com o governador hoje estreia um novo tempo do setor sucroenergético em Goiás. “O setor do etanol em Goiás cresceu muito. Está previsto junto ao estado, a implantação da maior usina supraenergética do Brasil. Os sistemas de produção evoluíram muito do ponto de vista de agregação tecnológica a mesma, especialmente os cuidados ambientais. É um setor que gera inúmeros empregos no Estado”.

Marconi lembrou que há 13 anos Goiás contava com 11 usinas e no ano que vem chegará a 38 usinas, tendo já 20 projetos em implantação, 16 deles em instalação e mais 4 em expansão. “O setor sucroenergético deve representar para nós mais de 8 bilhões de reais em investimentos até 2014, o que é 32% de todo investimento privado programado para Goiás nesse período.

Esperamos aumentar isso e certamente este MBA da USP será um fator relevante para crescermos ainda mais e com qualidade”.

Marconi ainda falou que este MBA tem total apoio do governo, porque se enquadra na política de Goiás de fortalecer e qualificar a mão de obra do Estado. “O MBA/USP Etanol é o topo de qualificação de mão de obra nesse setor. Temos hoje 46 mil pessoas inscritas em algum curso de qualificação profissionalizante. As empresas pensando em melhorar sua produção precisam de mão de obra qualificada em todos os setores. No sucroenergético chegamos a um estágio próximo a 80% de mecanização da colheita”.

Marconi Perillo, vice-reitor da USP, Hélio Nogueira e Presidente da Fieg, Pedro Alves, ao fundo Diretor da CNI - Paulo Afonso Ferreira. 

Para o vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz, a força do setor de etanol de Goiás é o grande responsável pela área temática desse MBA no estado. “São Paulo também se mantem forte nessa direção, o que permite agregarmos maior conhecimento desenvolvido, é onde essa parceria faz todo o sentido. É um programa que deverá beneficiar tanto Goiás, quanto São Paulo”.

Para o presidente-executivo do Sindicato da Indústria da Fabricação de Etanol de Goiás, André Luiz Rocha, esta parceria é um passo importante, o qual o setor investe e com o qual qualifica cada ainda mais seus profissionais. “Tivemos o apoio da Sectec e essa iniciativa abre a possibilidade de outros segmentos receberem também outros MBA’s com a USP”.

O governador Marconi Perillo, agradeceu ao secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, por todo o empenho na iniciativa de aproximar Goiás e USP. O governador agradeceu ainda pela celebração dessa parceria entre Goiás e USP. “A USP dá uma demonstração ao País da sua preocupação com a redução dos desequilíbrios regionais, das distâncias regionais e sociais.

Isso é algo que precisa ser notado”, conclui o governador.

Saiba mais sobre o MBA do Etanol

O MBA em Gestão, Finanças, Risco e Ambiente Econômico para o setor Sucroenergético, também conhecido como MBA do Etanol, tem como objetivo básico, capacitar os participantes a uma melhor análise, compreensão e avaliação das oportunidades e o ambiente de negócios, preparando-os para atuar em um contexto de constantes transformações.

As inscrições terão início a partir do dia 12 deste mês e o curso começará no início do ano que vem. O curso será ministrado na Associação Comercial e Industrial do Estado (Acieg). É voltado para profissionais de nível superior, como economistas, administradores, engenheiros, advogados e contadores. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de currículo e entrevista com os coordenadores. O corpo docente é formado por uma equipe de professores da USP de São Paulo e Ribeirão Preto.

A carga horária do MBA do Etanol é de 408 horas-aula, desenvolvidas em salas de aula, e mais um número equivalente de horas destinadas ao desenvolvimento de atividades, exercícios e pesquisas voltadas para a consolidação dos conteúdos ministrados em sala de aula. Além das aulas, os alunos deverão frequentar as palestras, seminários e atividades previstas pela coordenação do curso.

Fonte: Sectec e Goiás Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens