As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Goiás

Dinalva Heloiza


A presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Ana Rita Marcelo de Castro, participa da audiência que debate a violência contra a mulher, apresentando, durante a sua participação no encontro, diagnóstico da violência contra a mulher no Estado de Goiás.

Ana Rita apresentou também dados sobre o perfil da mulher goiana cuja população está estimada, conforme dados do Censo em 3 milhões 22 mil e 161 mulheres e meninas, o que representa 52% da população do estado. Estas mulheres estão concentradas na zona urbana do centro goiano.

Segundo dados ainda apresentados pela presidente do Conem, o número de mulheres economicamente ativas vem aumentando em Goiás, porém o ganho destas ainda é cerca de 36% menor que o dos homens. Em termos de escolaridade o número de analfabetismo é maior entre as mulheres com 9,97% contra 9,69% entre os homens.

Após exposição de dados, Ana Rita destacou a urgência da implantação de políticas públicas para as mulheres em Goiás.

Dados Globais

O estudo ‘Mapa da Violência no Brasil 2010, do Instituto Zangari, com base no banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), mostra que, em dez anos, dez mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídios – índice de 4,2 assassinadas por 100 mil habitantes. Elas morrem em número e proporção bem mais baixos do que os homens (92% das vítimas), mas o nível de assassinato feminino no Brasil fica acima do padrão internacional. Nos países europeus, por exemplo, esses índices não ultrapassam 0,5 caso por 100 mil habitantes. O Brasil só perde para a África do Sul (25 por 100 mil habitantes) e a Colômbia (7,8 por 100 mil).

Fonte: Ascom Assembléia Legislativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens