As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Goiás

Comenda Zumbi dos Palmares em Goiás, presta homenagem a personalidades e instituições engajados na luta contra o preconceito racial

Dinalva Heloiza


Com uma abertura ritmada ao som dos atabaques e acompanhada pelo canto “Saudade aos Orixás”, aconteceu hoje pela manhã a solenidade de entrega da  comenda Zumbi dos Palmares, no Palácio das Esmeraldas. O evento contou com a presença do governador, Marconi Perillo, um dos homenageados. A secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, reuniu líderes de movimentos étnicos,  personalidades políticas e sociedade civil para homenageá-los pelos serviços prestados em prol e pela luta contra o preconceito racial e direitos iguais.

Em seu discurso, o governador Marconi Perillo escolheu uma frase do líder sul-africano, Nelson Mandela, que ilustra muito bem a importância de se promover a igualdade de raças nas sociedades de maneira efetiva. “A liberdade não é meramente tirar as correntes de alguém. Mas sim, viver de uma forma que, sobretudo, respeite e amplie a liberdade dos outros”, afirmou ao recordar o líder sul africano.

Apesar de relembrar que as adversidades e dificuldades das minorias continuam na prática, o governador fez questão de evidenciar importantes conquistas no setor público, as quais visam garantir plena liberdade de direitos. “Tive a honra de colaborar com a aprovação, ao lado da senadora Lúcia Vânia, do Estatuto da Igualdade Racial, no dia 16 de junho de 2010. Agradeço à senadora pelo seu empenho e engajamento nas causas progressistas, buscando eliminar preconceitos”, reforçou Marconi.

A Agecom – Agencia Goiana de Comunicação, único órgão público estadual a receber a homenagem, foi representada pelo seu presidente José Luiz Bittencourt. A escolha levou em consideração o empenho da Agência em dar cobertura e apoio às ações promovidas em prol da igualdade de raças e pelo fim do preconceito. “Essa homenagem é um reconhecimento do trabalho da Agecom desenvolvido em apoio à Semira, em estímulo para continuar disseminando os valores de igualdade, liberdade e fim do preconceito”, elencou Bittencourt. 

O titular da Agecom mencionou que todos os órgãos do Governo receberam orientação efetiva para que tenham ações firmes e positivas, que marquem presença em favor da paz, fim do preconceito e igualdade total entre a sociedade goiana.

Nas palavras da secretária titular da Semira, Gláucia Teodoro Reis, é função da instituição pública, é desenvolver projetos e programas que proporcionem a implantação de políticas públicas voltadas para as minorias. Neste primeiro ano, ela tem conduzido os trabalhos com foco na educação, saúde e justiça das diferentes raças. “um projeto conjunto com a Secretaria de Educação tem permitido a inclusão de temas nas disciplinas de história, a exemplo da história da áfrica e cultura africana, junto ao ensino público.

A aproximação com a Secretaria da Saúde, segundo Gláucia Teodoro, é com o objetivo de definir políticas públicas em atenção à saúde da população negra e ao atendimento de suas necessidades e especificidades. Outro ponto de grandes esforços, garante ela, está na criação de uma vara específica para tratar casos de intolerância racial e homofóbica. Para a superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Raimunda Montello, “a sensibilidade do governador Marconi Perillo às causas humanitárias ajudam e estimulam a Semira a cada vez mais encontrar meios que proporcionem melhoria de vida para a  população negra”.

Homenageados da Comenda Zumbi dos Palmares 2011

Troféu Semira Adamu – governador Marconi Perillo
Troféu Maria José Alves Dias – Agecom
Troféu Milton Santos – Universidade Federal de Goiás
Troféu Anastácia – Maria Bertolina de Paula
Troféu Abdias Nascimento – Fundação Palmares
Troféu Lélia Gonzáles – prof. Martiniano José da Silva
Troféu Chico Rei – Grupo Calunga de Capoeira Angola
Troféu Luiza Mahin – deputada Sônia Chaves e senadora Lúcia Vânia
Troféu Bablorixá João de Abuque – profª Maria Zita Ferreira
Troféu Santinha Edertrudes – Idelfonso Mendes Pereira
Troféu Pedro Cassiano – Sebrae

Fonte: Semira e Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens